O amado/odiado George R.R. Martin

Um dos autores mais amados/odiados dessa geração. George R.R. Martin tem conquistado muitos fãs que o amam e amam odiá-lo por sua demora em lançar novos livros.

George R. R. Martin Game of Thrones Guerra dos Tronos

Nome completo: George Raymond Richard Martin

Casado com Parris McBride

Ganhou o prêmio Ignotius Award de Melhor Novela Estrangeira por Game of Thrones em 2002.

Foi declarado como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2011 pela revista TIME.

George R.R. Martin nasceu em 20 de setembro de 1948 em Bayonne, Nova Jersey. Seu pai, Raymond Collins Martin, era estivador, e sua mãe era Margaret Brady Martin. Ele tem duas irmãs, Darleen Martin Lapinski e Janet Martin Patten.

Martin participou da Escola Mary Jane Donohoe e Escola Marist High. Ele começou a escrever muito novo, vendendo suas histórias de monstros para as crianças da vizinhança por trocados, incluindo escritos dramáticos. Mais tarde ele se tornou um fã de quadrinhos e colecionador na escola, e começou a escrever ficção para fanzines (revistas de fãs amadores). Sua primeira venda profissional foi feita em 1970, aos 21 anos: The Hero, foi vendida a Galaxy, e publicada em fevereiro de 1971. Ele teve outras vendas suas na sequência.

[…] e tudo isso funciona na minha cabeça e se mistura de uma forma que eu espero que seja unicamente minha. Mas não sei de onde vem, e mesmo assim ela aparece — sempre aparece. Se eu fosse um cara religioso, diria que é um dom dado por Deus, mas não sou, então não posso dizer isso.” MARTIN, George R.R., falando sobre inspiração de As Crônicas de Gelo e Fogo.

Em 1970, Martin recebeu seu bacharelado em jornalismo pela Northwestern Universidade, Evanston, Illinois, graduando-se summa cum laude (expressão utilizada nos EUA para quem gradua-se “Com a Maior das Honras”). Ele completou também na Northwestern seu mestrado em jornalismo, em 1971.

Como um objetor de consciência, Martin fez serviço alternativo 1972–1974 com o VISTA, ligado à Fundação de Assistência Legal do Condado de Cook. Ele também dirigiu torneios de xadrez para a Continental Associação de Xadrez a partir 1973–1976, e foi instrutor de Jornalismo na Clarke College, em Dubuque, Iowa, durante 1976–1978. Ele escreveu em tempo parcial ao longo da década de 1970, enquanto trabalhava como voluntário do VISTA, diretor de xadrez, e professor.

Em 1975 ele se casou com Gale Burnick. Ele divorciaram-se em 1979, sem terem filhos. Martin começou a escrever em tempo integral em 1979. Ele foi escritor-em-residência na Clarke College, de 1978 à 1979.

Passando para Hollywood, Martin começou como editor de história na série Além da Imaginação, na CBS Television em 1986. Em 1987, Martin tornou-se um consultor executivo da estória de A Bela e a Fera na CBS . Em 1988, ele se tornou Produtor de A Bela e a Fera, em seguida, em 1989, transferiu-se para co-produtor. Ele foi produtor-executivo de Doorways, piloto que escreveu para a Columbia Pictures Television, e que foi filmado durante 1992–1993.

Martin mora em Santa Fe, no Novo Mexico. Ele é um membro da Science Fiction & Fantasy Writers of America (ele foi diretor regional do Centro-Sul entre 1977–1979, e Vice-Presidente em 1996–1998), e de Writer’s Guild of America, West.

Em 1991, Martin voltou a escrever livros, começando a escrever aquilo que eventualmente se tornaria a série de fantasia épica, As Crônicas de Gelo e Fogo (ostensivamente inspirada na Guerra das Rosas e em Ivanhoé), que terá sete volumes. O primeiro volume, A Guerra dos Tronos, foi publicado em 1996. Em novembro de 2005, O Festim dos Corvos, o quarto volume da série, se tornou o livro mais vendido da lista do The New York Times, alcançando a mesma posição na lista do The Wall Street Journal. A série foi aplaudida por autores, leitores e críticos do mundo inteiro.

A questão de sempre é: quando você está em guerra, faz o que for preciso para vencer, ou mantém seus próprios ideais e padrões morais? Será que deveríamos estar torturando pessoas? E se assim conseguirmos informações capazes de salvar vidas? Bem, mesmo assim, não estamos nos condenando? Mas, se for para prevenir outro 11 de setembro, vale torturar?” MARTIN, George R.R.

Em 2007, a HBO comprou os direitos de uma adaptação para a televisão de toda a série As Crônicas de Gelo e Fogo. A primeira temporada de Game of Thrones estreou em 17 de abril de 2011, tendo dez episódios que cobrem o primeiro livro da série. Dois dias após a estréia, a HBO anunciou que havia renovado a série para uma segunda temporada depois das críticas extremamente positivas e do número inicial de espectadores do primeiro episódio, 4.2 milhões.

Atualmente, a série está para estrear a sexta temporada, mas ainda não há previsão do lançamento do sexto livro, o que faz com que os fãs do autor fiquem revoltados com George R.R. Martin. Para compensar sua demora em concluir o sexto volume da série, Martin tem liberado capítulos do novo livro The Winds of Winter.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER