O Aprendiz 09×03 — Smart Fit

“Das três, essa foi para mim a decisão mais fácil” — Roberto Justus

A terceira semana já começou com uma nova divisão dos grupos. Justus chamou os dois destaques das outras semanas para serem os líderes e escolherem suas equipes, que criariam uma ação para a SmartFit.

Tendo que divulgar as qualidades da rede de academias e conseguir o maior número de novos alunos/clientes, surgiu o segundo reflexo do baixíssimo rendimento das provas anteriores. Somente remodelar os grupos não foi o suficiente e o número de novos associados não seria o determinante. O patrão queria também o melhor desempenho.

De novo, os grupos resolveram impor metas que são fora da realidade. Em 24 horas conseguir mil novos associados é uma piada. Não fecharam a metade da meta. Mesmo assim, dá para dizer que as duas equipes conseguiram ter um desempenho razoável na resolução da prova.

aprendiz

Fizeram o feijão com arroz, propondo brindes e promotores na porta das academias, convidando todos a entrarem. Mas Flecha e Sinergia cometeram erros graves, principalmente o primeiro grupo.

O líder, parecia conhecer bem a legislação e vetou qualquer tipo de sorteio e ainda propôs um CD com um setlist para malhar. Segundo ele, por ser um set, se torna um novo trabalho, portanto não há necessidade de recolher impostos. A dúvida ficou no ar, porque o programa não esclareceu, “preferindo confiar na palavra” dele.

Chamou a atenção também os erros do Lucas, que esqueceu a caixa de camisetas em qualquer lugar e não pagou direito os contratados. Mas esses não foram os únicos deslizes do grupo Flecha. Pecaram também em encomendar muito mais flyers do que eram necessários, com muitas sobras. E por causa deste erro, ficaram com uma verba pequena demais para os promotores. Isso sem contar que foi muito amadorismo colar os banners na parede com durex. Era óbvio que ia estragar a parede.

Por outro lado, o outro grupo inventou justamente um sorteio e quando descobriram que não podia fazer, a campanha quase acabou. Mas foram brilhantes ao conseguir um patrocínio e aumentar a verba. Executaram a ação direitinho. E a saída ao sorteio foi transformar tudo em brindes. Excelente saída. O pecado ficou somente para a Melinda, que recebeu visita da mãe e do marido na academia durante a prova.

A sala de reuniões reviveu a tônica das outras. Lavagem de roupa suja e muita briga com todos tirando o corpo fora. Acho notável a atitude da Maitê, que sempre faz questão de criticar ao máximo os outros componentes do seu grupo para justificar seus erros.

Roberto Justus acabou por demitir o Gasparian, o que pra mim, foi um erro. Apesar dele ter assumido que cometeu erros no planejamento e não liderou adequadamente, permitindo que o grupo inteiro cometesse diversos erros. Mas ele foi extremamente profissional ao assumir o erro e colocar o seu na reta. Com esta demissão, o apresentador encoraja a atitude imatura e anti profissional de apontar os erros dos outros para se justificar.

É uma situação daquelas de boletim para crianças. Sempre tentamos justificar a nota baixa dizendo que os outros também tiraram. Mas a mãe sempre responde que não interessa os outros e pergunta se também pularíamos da ponte se outros pulassem. Ao assumir os erros dele e abraçar os erros do grupo, o líder mostrou o que é ser líder e, principalmente, aprendeu com os erros.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER