O Bom Dinossauro: elementos infantis para uma história poderosa

O Bom Dinossauro mostra como uma aventura entre amigos em um local inóspito pode ensinar muito à nova geração sobre amizade, lealdade, família e legado.

Às vezes, você precisa superar seu medo para ver a beleza do outro lado” — Papai Henry

E se o meteoro que caiu na Terra e extinguiu os dinossauros não tivesse caído? A resposta para esse questionamento encontra-se em O Bom Dinossauro, que estreou dia 07 de Janeiro nos cinemas brasileiros.

O Bom Dinossauro mostra como o curso da evolução seguiu e os dinossauros deixaram de ser coletores para dominarem a produção dos seus alimentos com a agricultura e a pecuária. É nesse contexto que somos apresentados à Arlo e sua família de brontossauros plantadores de milho.

Arlo vive às sombras dos seus próprios medos e acaba sofrendo bullying de seus irmãos mais fortes e inteligentes. Porém, Arlo, assim como os demais, quer deixar sua marca e mostrar seu valor. Essa oportunidade se apresenta na tentativa de eliminar Spot, um menino que possui o mesmo jeito de um cão. Todavia, nem tudo sai como o programado e Arlo e Spot entram numa grande aventura de retorno para casa e de descoberta dos significados de amizade e determinação.

Outros críticos teceram comparações entre o filme e qualquer Road Movie: Arlo e Spot acabam se metendo em situações inimagináveis que promovem o crescimento de cada um, além do fortalecimento da amizade, até alcançarem seu objetivo de retorno à família.

Além disso, o início do filme lembra O Rei leão (1995) e Spot parece ter saído das histórias de Mogli, o menino lobo, mas é aqui que está a magia de O Bom Dinossauro: o mesmo pega os velhos clichês e transforma em cenas mágicas e inesquecíveis para a nossa memória.

Um ponto engraçado é como os personagens do filme lembram arquétipos típicos do sul estadunidense: os tiranossauros rex são cowboys, os brontossauros são fazendeiros, os pterodátilos são bandidos da estrada e assim sucessivamente. Os trejeitos, as vozes e até a maneira deles se comportarem refletem esses estilos únicos.

No que tange à parte técnica, a animação da Pixar evolui a cada filme: o conjunto fotografia e direção de arte digital conferem ao cenário um grau de verossimilhança incrível. A trilha sonora e a montagem são outros dois pontos altos que conferem ao filme um cadência lógica e rítmica que não vai deixar você querer sair do lugar.

THE GOOD DINOSAUR – SEEING THE LIGHT — An Apatosaurus named Arlo makes an unlikely human friend in Disney•Pixar’s “The Good Dinosaur.” Directed by Peter Sohn, “The Good Dinosaur” opens in theaters nationwide Nov. 25, 2015. ©2015 Disney•Pixar. All Rights Reserved.

Prepare-se para emocionar-se com a jornada de Arlo e Spot em busca de seus lugares no mundo, além de chorar bastante com todos os momentos em que O Bom Dinossauro irá valorizar a importância da família. Esse talvez seja o filme com a abordagem mais infantil da Pixar, porém sua narrativa irá conquistar a família com seus elementos de valorização da família, da lealdade e do legado. Preparem os lencinhos, fica a dica.

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER