O branding da Globo

A Rede Globo está completando seus cinquenta aninhos de vida neste ano. “Parabéns para você, nessa data querida”. É uma data marcante demais e, claro, as festividades não ficaram só no show. Agora, vamos combinar: apesar de qualquer crítica, é inegável que ela sempre teve um bom trabalho de branding e identidade visual.

Pensando que hoje em dia, em pleno 2015, ainda tem marcas fortes por aí que, além de não estarem satisfeitas por não fazer nenhum trabalho de branding, ainda tem a cara de pau de fazer besteira nas redes sociais, o que a Globo fazia, já na década de 1980 (talvez antes, até) era ouro!

Ouro mesmo, sempre teve a sua marca bem definida, apenas modernizando com o passar dos anos, seguindo as tendências do design e da época. Veja hoje, toda a comunicação feita com o chamado flat design, que ficou na moda com os iconezinhos do iOS.

É visível para qualquer um que a emissora ainda está patinando para encontrar formatos adequados para o momento que vivemos, muito moderno em termos de mobile e interatividade, várias telas e comentaristas ao vivo, mas bem conservador em termos de conteúdo.

Apesar disso, o trabalho de construção e reforço de marca nunca para e nisso a Globo é competente demais! Lá só existem certezas, o filme de segunda à noite, o documentário de sexta, futebol dos domingos, novela que acaba cedo nas quartas, show do Rei no fim do ano e a vinheta de ano novo. “Hoje a festa é sua, hoje a festa nossa…”

Tantas marcas que ela foi lançando ao longo dos anos, sob as batutas do Bony (que vira e mexe ainda dá seus pitacos em tudo e mostra que ainda entende do negócio) e do Hans Donner, idealizador de tantas vinhetas que, hoje, fazem parte do imaginário brasileiro, com Globeleza inclusa.

Todo o trabalho para exaltar o próprio trabalho, com aquele show, que foi tão bonito, para comemorar os próprios 50 anos, o álbum de figurinhas para exaltar as novelas e, agora, o projeto #noveleiros, desenvolvido pelo Cafundó Estúdio.

Carminha-GIF

Projeto sensacional que lança novos produtos se utilizando dos personagens icônicos como a Odete Roitman e a Carminha em “moleskines” e capas de chave, mas também em material digital para os usuários fazerem sozinhos, com PDFs prontos para imprimir e transformar em decoração de festas e material de papelaria, marcadores de livro… Sem contar o app para Facebook.

Quem reconhece todas as cenas, mesmo sem ter visto as novelas? Isso é a força de uma marca, você pode colocar tudo em formato minimalista, como o da animação, mas o público continua vendo de forma total, como olhar para a garrafa da Coca-Cola, não precisa do logo. Mas ó: se não reconheceu, a Globo mesmo passa a cola e tem esse vídeo com as cenas reais junto:

Sobre o Autor

Avatar

Thiago de Carvalho Rêgo

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER