O brilhante britânico Hugh Laurie

Ficha Corrida

Nome completo: James Hugh Calum Laurie

Idade: 51 anos

Signo: Gêmeos

Altura: 1,89m

Estado Civil: Casado

Série favorita: The Office

Fã de… Clint Eastwood e Steve McQueen

Pratica… Boxe

Aficcionado por… Motocicletas

Curiosidade: Seu filho Bill fez teste para viver Harry Potter, mas foi considerado muito jovem

Esta é a sua vida

Hugh nasceu no dia 11 de junho de 1959 em Oxford, Inglaterra, o mais novo de quatro irmãos, filho do Dr William e Patricia Laurie. Além de médico, seu pai é medalhista olímpico de remo, tendo ganhado o ouro nas Olimpíadas de Londres em 1948.

O próprio Hugh quase foi uma estrela do esporte também, uma vez que, quando estudava na Eton College, uma das mais prestigiosas escolas preparatórias da Inglaterra, ganhou o campeonato nacional de remo e ficou em quarto lugar no mundial em 1977.

Para nossa sorte porém, seus planos de seguir os passos do pai esportista mudaram quando ele foi para Universidade de Cambridge um ano depois para estudar Antropologia e Arqueologia. Dizem que em seu primeiro ano por lá, ele ficou bastante doente e foi forçado a deixar o esporte.

Assim, enquanto recuperava sua saúde, Laurie teve suas primeiras experiências como ator, juntando-se ao Footlights Club, um famoso grupo de comédia do qual também fizeram parte nomes como Graham Chapman, John Cleese e Emma Thompson, com quem, supostamente, Hugh teve um breve romance na época.

Em 1981, o grupo ganhou seu primeiro prêmio Perrier, no festival de Edinburgh, com o espetáculo The Cellar Tapes, co-estrelado e co-escrito por Stephen Fry (V de Vingança), que se tornou amigo e parceiro de Hugh. O prêmio no festival levou o espetáculo a West End, o equivalente inglês da Broadway, e a uma oferta para Hugh, Emma e Stephen participarem de um programa humorístico na TV. Com isso, Hugh e Stephen se tornaram a sensação da TV inglesa durante os anos 80 e 90, em programas como Blackadder (encabeçado por Rowan Atkinson, o Mr Bean) , A Bit of Fry & Laurie e Jeeves and Wooster.

O primeiro filme de destaque no cinema só veio em 1995, com Razão e Sensibilidade, ao lado da amiga Emma Thompson. Depois vieram 101 Dálmatas (1996) e Stuart Little (1999). A mancha em sua filmografia fica por conta de sua participação em Spice World, o filme do grupo inglês Spice Girls, lançado em 1997. É, todo mundo tem um passado que condena…

É como jogar com a mão esquerda. Ou como se todo mundo jogasse tênis com uma raquete e você tivesse um salmão. (sobre fingir o sotaque americano)

Mas atuar não era a única coisa que Hugh fazia nessa época. Em 1996, o ator publicou seu primeiro livro, O Vendedor de Armas, um homenagem amorosa aos romances de espionagem de John LeCarre, que entrou para a lista de mais vendidos na Grã-Bretanha e foi bem-recebido pela crítica em ambos os lados do Atlântico.

O início dos anos 2000 foi marcado por muitos trabalhos, na TV e no cinema, mas nada com grande destaque. Até que em 2004, enquanto estava em locação na Namíbia, filmando O Voo da Fênix, Hugh recebeu uma ligação de seu agente sobre um papel de protagonista em uma série de TV. Interessado no trabalho, Hugh filmou uma fita-teste no banheiro do hotel e enviou para produção. E foi assim que ele se tornou o Dr Gregory House, no drama médico da Fox. A série apresentou Hugh para um novo público e fez dele um astro. Pelo trabalho, ele já recebeu 5 indicações ao Emmy e dois Globos de Ouro (2006 e 2007), além de outras 3 indicações ao prêmio. Por enquanto…

Mas House não lhe trouxe apenas coisas boas. Casado desde 1989 com Joanne Green, uma administradora de teatro, com quem tem 3 filhos, Hugh confessou no começo deste ano a revista Parade que seu trabalho na série interferiu negativamente em seu casamento, já que ele fica em Los Angeles praticamente o ano todo enquanto sua família permanece em Londres. “Trabalhar em sua série de TV semanal é como se alistar na Marinha e viajar ao outro lado do mundo por meses”, confessou ele.

Além de atuar, o ator é apaixonado por música, um traço que ele transferiu ao seu personagem da TV, que já apareceu tocando piano em vários episódios. Mas não é só no set de House que ele mostra o seu talento musical: Hugh faz parte da Band From TV, um grupo formado apenas por astros da TV — entre eles James Denton de Desperate Housewives e seu colega de elenco Jesse Spencer — que faz apresentações para levantar dinheiro para instituições de caridade.

Atualmente, ele está tentando terminar seu segundo livro, Paper Soldier, ao mesmo tempo que adapta seu livro de estreia para o cinema. Por falar em cinema, em 2011, ele aparecerá ao lado de Adam Brody (The OC) e Leighton Meester (Gossip Girl) na comédia de humor negro The Oranges. E tem mais: Hugh assinou um contrato com a Warner Music e deve lançar um CD de blues ainda este ano. Pelo jeito, ele quer mesmo dominar o mundo… do entretenimento!

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!