O brilhante Douglas Adams

Conheça a história do escritor britânico que marcou toda uma geração.

Nome:

Douglas Adams

Douglas Noel Adams

Nascimento: 11 de Março de 1952

Idade: Morreu aos 49 anos

Signo: Peixes

Viajou como mochileiro pela Europa, até chegar a Istambul na Turquia.

Era apaixonado por carros antigos.

Era ateísta radical.

Hoje é Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha, e nós do Box de Séries não poderíamos deixar de falar aqui no Perfil sobre um dos autores mais conhecidos do mundo nerd: Douglas Adams. Então pegue sua toalha e vem com a gente conhecer um pouco mais sobre a vida do autor!

Douglas Adams nasceu em Cambridge, na Inglaterra, e após o divórcio dos seus pais, ele, sua mãe e irmã, foram morar com sua avó materna. Desde pequeno ele já chamava a atenção no colégio, pois apesar de ter algumas dificuldades, já era considerado pelos seus professores um bom escritor. Tanto é que aos 12 anos ele teve seu primeiro conto publicado na Eagle, uma série de quadrinhos infantis.

Sentia que toda minha vida tinha sido uma espécie de sonho. Ás vezes eu me perguntava de quem era esse sonho e se quem o construiu estava satisfeito.” — ADAMS, Douglas

Em meados dos anos 70, após um período de viagens ele retornou a sua terra natal, onde ingressou na Universidade de Cambridge, se formando em Literatura Inglesa. Depois de se formar, Douglas iniciou sua carreira de escritor, e no ano de 1977 conheceu Simon Brett, que na época trabalhava na rádio BBC4. Juntos eles decidiram produzir um programa humorístico sobre ficção científica para a rádio; e então a ideia sobre um guia galáctico que já estava na cabeça do autor desde o dia em que ele, bêbado, dormiu em um campo após observar as estrelas; foi tomando forma. Este era o início do Guia do mochileiro das galáxias, um dos maiores sucessos do autor.

O programa sobre o guia do mochileiro foi ao ar pela primeira vez no Reino Unido , na rádio BBC4, em 1978. Depois de um período o guia virou uma série de livros que em seu total renderam 5 volumes: O guia do mochileiro das galáxias; O restaurante no fim do universo; A vida, o universo e tudo mais; Até mais, e obrigado pelos peixes; e Praticamente inofensiva. Os livros renderam alguns prêmios para o autor, e foram um grande sucesso. Além disso, o primeiro livro da série do guia ganhou uma adaptação cinematográfica no ano de 2005.

Nos anos 80, Douglas conheceu sua futura esposa Jane Belson. Os dois tiveram um relacionamento conturbado no início, mas no ano de 1991 finalmente se casaram, e no ano de 1994 tiveram uma filha, Polly Adams.

Apaixonado por tecnologias, ele sempre estava à frente, e chegou a escrever sobre o e-mail muito antes da ferramenta se tornar conhecida. Douglas também era um grande fã dos Beatles, tanto que em suas obras podemos encontrar algumas referências à banda.

Qualquer coisa que já estava no mundo quando você nasceu é normal, ordinário é apenas uma parte natural do mundo e da forma como as coisas funcionam…” — ADAMS, Douglas

Para a TV o autor chegou a fazer algumas esquetes para o programa Monty Phyton’s Flying Circus, e escreveu alguns episódios para Doctor Who (série clássica); dentre eles: The pirate planet, City of death e Shada, este último acabou não indo ao ar e recentemente foi publicado em formato de livro no Brasil, pela editora Suma de Letras.

Com um humor sarcástico e tiradas inteligentes que podemos encontrar em seus livros, Douglas Adams, foi um grande escritor, de personalidade forte e com muito para ser dito. Ativista ambiental, até o fim de sua vida deu aulas que abordavam tópicos sobre o meio ambiente e sobre tecnologias.

No ano de 2001, o autor faleceu vítima de um ataque cardíaco, deixando uma legião de fãs e admiradores por todo o mundo.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER