Ficha Corrida
Nome completo: Mads Dittman Mikkelsen
Idade: 48 anos
Altura: 1.83m
Signo: Sagitário
Estado civil: Casado
Filme favorito: Taxi Driver
Fluente em… dinamarquês, sueco e inglês
O homem mais sexy do mundo… na Dinamarca!
Se para o público em geral, Mikkelsen é apenas um bom ator acostumado a interpretar vilões no cinema e na TV, na Dinamarca, ele é um galã, daqueles que vira e mexe aparecem como “o mais sexy do mundo” em alguma revista. Nada como puxar a sardinha para o seu lado, né?
Mads nasceu em Østerbro, um distrito de Copenhagen, filho da enfermeira Bente e do banqueiro Henning. Ele e seu irmão mais novo, o também ator Lars Mikkelsen, cresceram em Nørrebro.
A atuação não foi sua primeira escolha de carreira. Nem a segunda, na verdade. Durante sua juventude, ele queria seguir a carreira de ginasta. Então, ele começou a estudar dança e se apaixonou. Mads foi dançarino profissional por quase uma década antes de decidir largar tudo e estudar teatro.
O homem mais sexy do mundo?
Sua estreia aconteceu em 1996 no bem-sucedido longa Pusher, que deu origem a duas continuações. O papel como traficante no filme acabou abrindo as portas para que o ator interpretasse outros personagens marginalizados até que, em 1999, ele fez seu primeiro protagonista em Bleeder. Mas ele só chamou atenção mesmo quando estrelou a comédia gay Shake It All About, dois anos depois.
O ator despontou quando foi para telinha interpretar um policial sensível na série dinamarquesa Rejseholdet (Unit One em inglês). O papel lhe rendeu um prêmio local e ele conseguiu seu primeiro trabalho na América, no longa de Jerry Bruckheimer, Rei Arthur, de 2004.
Eu gosto de cerveja. Eu tentei beber whiskey, mas eu simplesmente não entendo. Ele cheira como uma garota que não tomou banho e passou muito perfume.”
Mads só ganharia destaque internacional dois anos depois interpretando o vilão no 21º filme da franquia James Bond, Cassino Royale, um papel que ele ganhou tão facilmente que o astro Daniel Craig chegou a perguntar se ele tinha dormido com alguém para consegui-lo.
Mesmo com as boas críticas que recebeu por Le Chiffre, Mads continuou atuando em produções de sua terra natal, incluindo o filme Depois do Casamento, que recebeu uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2007.
Mads em família!
Ainda fora do circuito hollywoodiano, o ator continuava chamando atenção dos críticos com suas atuações em Coco Chanel & Igor Stravinsky, Fúria de Titãs e A Caça, pelo qual ele ganhou o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes de 2012, mesmo ano em que atuou em outro filme indicado ao Oscar de filme estrangeiro, O Amante da Rainha.
Desde o ano passado, podemos conferir o trabalho de Mads em Hannibal, série da NBC que estreia sua segunda temporada na sexta, dia 28. E um belo trabalho, diga-se de passagem, afinal o ator interpreta o mesmo papel pelo qual Anthony Hopkins levou seu único Oscar e, mesmo assim, arranca elogios da crítica.
Por conta da rotina pesada de gravações que uma série de TV exige, o ator resolveu deixar sua terra natal para trás e se mudou para Toronto em 2012 com sua esposa, a coreógrafa Hanne Jacobsen, e os dois filhos do casal, Viola, 21 anos, e Carl, 16.
Será que isso vai fazer ele perder a eleição de homem mais sexy do mundo (da Dinamarca) a partir de agora?
Deixe um comentário