O charme de Ugly Betty

Em setembro de 2006, estreava no canal americano ABC uma série que foi considerada um dos maiores sucessos daquele ano: Ugly Betty. E agora ela está aqui, no Box Fechado!

A comédia, com pitadas de drama, teve como produtora a atriz mexicana Salma Hayek (do filme Bandidas), que adaptou a história da novela colombiana Yo Soy Betty La Fea (no Brasil: Betty, a Feia). Hayek também participou da série durante a primeira temporada como Sofia Reyes.

Ugly Betty teve quatro temporadas e foi cancelada em 2010 por causa da queda na audiência. Ela contava a história de Betty Suarez (America Ferrera, a Carmen de Quatro Amigas e um Jeans Viajante), secretária da revista de moda Mode que, apesar de ser ótima no que faz e muito determinada, tem a aparência pouco atraente — para não dizer nada.

A Mode tem como editor-chefe o inexperiente e mulherengo Daniel Meade (Eric Mabius, The OC), filho do poderoso Bradford Meade (Alan Dale, Lost). Justamente para evitar um envolvimento do filho com a secretária, Bradford escolhe Betty por sua aparência. Daniel vira um bom patrão para ela, e para ajudá-lo ela se envolve nas mais inusitadas confusões.

Um dos obstáculos que Betty enfrenta na Mode se chama Wilhelmina Slater (Vanessa Williams, Desperate Housewives), que está de olho no cargo de Daniel e faz de tudo para conseguir o que quer — inclusive maltratar Betty. Mas é bom deixar claro que a implicância de Wilhelmina não chega a ser pessoal, é tudo por conta do poder que ela almeja.

Além de tentar se adaptar e ser aceita em um mundo fashion e cruel, Betty enfrenta os próprios dramas familiares quando descobre que seu pai Sr Ignácio (Tony Plana, 24 Horas) está ilegal no país. Ela e a irmã Hilda (Ana Ortiz) ficam desesperadas e tentam arrumar um jeito de o pai não ser deportado.

Diferente da novela, na série Betty e Daniel possuem uma relação apenas fraternal. Ela começa a primeira temporada namorando Walter (Kevin Sussman, The Big Bang Theory), depois se interessa por Henry (Christopher Gorham, o parceiro cego de Piper Perabo em Covert Affairs), com quem chega a ter um relacionamento, se envolve com Gio Rossi (Freddy Rodríguez)…

Na segunda temporada, Daniel chega a desconfiar de que Betty gosta dele, mas ela deixa bem claro que ama Henry. Porém, no fim da série, tudo indica que Betty e Daniel ficam juntos, apesar de isso não aparecer de forma explícita, deixando o telespectador em dúvida. Mas dois fatos fazem os fãs do possível casal acreditar no romance pós the end:

1) Betty recebe uma proposta para ser editora de uma revista em Londres e vai embora. Andando pelas ruas, já com novo visual — bem arrumada e sem aparelho — se depara com… Daniel. E ele a chama para um jantar.

2) Betty aceita o convite e diz que está a procura de um assistente. Daniel responde que talvez envie o currículo.

Eu não acho que seja um encontro casual de velhos amigos, e vocês? Veja o vídeo do final do último episódio e tirem suas conclusões:

Algumas celebridades de Hollywood passaram por Ugly Betty. Lindsay Lohan (do filme Meninas Malvadas) foi uma delas. Além de ser citada diversas vezes na série, a atriz chegou a interpretar uma personagem (totalmente diferente dela mesma): Kimmie Keegan, uma antiga rival dos tempos de escola de Betty.

Lucy Liu (As Panteras) também passou pela série, interpretando uma advogada na primeira temporada. A cantora Shakira e as top models Christie Brinkley e Adriana Lima também fizeram participações especiais.

Ugly Betty venceu diversos prêmios, entre eles o Globo de Ouro (melhor série de comédia/musical e melhor atriz de série comédia/musical para America Ferrera) e o Emmy (também de melhor atriz de comédia para America Ferrera).

Atualmente, a série é exibida aqui no Brasil pelo canal pago Sony. Vale dar uma olhada!

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

VIDEOCAST

Drag Race! Confira a ordem de eliminação das queens da décima temporada.

O Mecanismo: Listamos que personagem representa uma personalidade na vida real na operação Lava Jato.

Precisamos falar sobre Credence, um dos personagens mais profundos que já foram criados por JK Rowling.