O detetive Jonny Lee Miller

Ficha Corrida

Nome completo: Jonathan Lee Miller

Idade: 39 anos

Altura: 1,80m

Signo: Escorpião

Estado civil: Casado

Time do coração: Chelsea (futebol inglês)

Curiosidade: É maratonista no tempo livre

O primeiro marido de Angelina Jolie virou Sherlock Holmes

Jonny Lee Miller nasceu em 15 de novembro de 1972, em Londres, Inglaterra, filho de Anne Lee, que trabalhava com produção teatral e foi estrela de muitos filmes — como Lost & Found — e Alan Miller, um ator que trabalhava nos bastidores da BBC. Além de seus pais, o avô de Jonny também era do entretenimento e ficou famoso por interpretar o personagem M nos primeiros 11 filmes de James Bond.

Com tanto sangue artístico correndo nas veias, a “carreira” de Miller começou cedo, quando o garoto tinha apenas 10 anos, com uma aparição não creditada na série Doctor Who, em 1982. Com 17, ele largou os estudos para correr atrás do seu sonho de se tornar um ator.

Depois de fazer várias aparições em produções televisas, incluindo a modernização dos Contos da Cantuária, EastEnders, Miller conquistou sua primeira grande chance com o filme Hackers — Piratas de Computador, de 1995, no qual ele contracenou com outra novata, a atriz americana Angelina Jolie, por quem o tímido ator se apaixonou. Os dois se casaram em março de 1996, mas o estilo selvagem e louco da atriz na época fez com que os dois se separassem apenas 18 meses depois.

Enquanto isso, a carreira do ator seguia de vento em popa, com Jonny participando de filmes como Trainspotting, O Despertar do Desejo, Palácio das Ilusões, Drácula 2000 e Melinda e Melinda, e trabalhando em diversos projetos teatrais ao lado do grande amigo Jude Law.

Em 2005, o ator foi cotado para assumir o papel de James Bond no lugar de Pierce Brosnan, mas a oportunidade acabou ficando com Daniel Craig. A partir de 2006, Jonny começou a concentrar sua carreira em produções televisivas, e seu primeiro trabalho foi como astro da série Smith, que teve apenas uma temporada.

Logo depois, Jonny foi escolhido para viver um advogado fã de George Michael na série Eli Stone. Infelizmente, a produção não resistiu a greve os roteiristas e, depois de um longo hiato, acabou perdendo sua força, sendo cancelada após duas temporadas.

Por um tempo, foi um relacionamento muito intenso, muito apaixonado, e você nunca deve se arrepender de estar envolvido em algo assim. Foi triste quando terminou, mas eu não mudaria nada. Bem, exceto pelo meu corte de cabelo.” — falando sobre seu relacionamento com Angelina Jolie

Em 2009, Miller voltou para sua terra natal para interpretar o Sr.Knigtley, protagonista de Emma, adaptação da obra de Jane Austen produzida pela BBC, papel que lhe rendeu elogios da crítica especializada. Em seguida, o ator foi para os palcos da Broadway com o espetáculo After Miss Julie, que também recebeu críticas positivas.

No ínicio de 2010, um boato foi lançado no meio das negociações de elenco da série The Walking Dead relatando que Jonny poderia dar vida a Rick Grimes na adaptação. Como todos nós sabemos, o papel acabou ficando com Andrew Lincoln, e Jonny foi ser o vilão da quinta temporada de Dexter.

De volta aos palcos londrinos em março de 2011, o ator participou do espetáculo Frankenstein, no qual se revezava, noite após noite, entre o papel de Victor e de sua Criatura, atuando ao lado de Benedict Cumberbatch (o Sherlock Holmes da série da BBC). O espetáculo foi dirigido por Danny Boyle (o mesmo de Trainspotting) e chegou aos cinemas do mundo todo como parte do projeto National Theatre Live, iniciativa para deixar o teatro mais próximo do público.

Este ano, Jonny voltou às telas do cinema com o filme de Tim Burton Sombras da Noite, no qual contracenou com o astro Johnny Depp e, em breve, voltará a protagonizar uma série de TV.

O ator viverá Sherlock Holmes no drama Elementary, que coloca o famoso detetive nas ruas de Nova Iorque ao lado de Lucy Liu, sua fiel companheira Jean Watson. A estreia está marcada para 27 de setembro e você pode ver o que achamos dela aqui.

Além de atuar, outra paixão de Miller é correr, e ele já participou da famosa maratona de Nova Iorque, em 2010, ao lado Jennifer Carpenter (a Deb de Dexter), sua colega de elenco na época. Ainda sobre sua vida pessoal, Jonny continua um cara bastante reservado e, desde 2008, está casado com a atriz Michele Hicks, a Mara Sewell de The Shield. Os dois tiveram um filho — Buster Timothy — no final do mesmo ano e moram em Los Angeles.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER