O drama da sobrevivência ganha ainda mais profundidade em No Coração do Mar

Vencedor do Oscar, Ron Howard reúne time de talentos para contar os bastidores de uma aventura épica em No Coração do Mar.

Algumas histórias são atemporais. De tão atrativas e bem construídas, se tornam seculares e obrigatórias. Moby Dick é uma delas. A história que conta seus bastidores chega aos cinemas com a mesma pretensão.

Neste dia 3 de dezembro o filme No Coração do Mar, baseado no best-seller de Nathaniel Philbrick sobre a dramática jornada real do barco Essex, poderá ser visto pelo grande público.

Chris Hemsworth em seu antes de depois de No Coração do Mar.

O filme ganhou espaço recente na mídia pela transformação sofrida por um de seus protagonistas. Do Magnífico Thor, de Os Vingadores, Chris Hemsworth passa ao esquálido veterano dos mares, Owen Chase.

Mas a história real que inspirou um clássico mundial não é a história de uma baleia, muito menos de um vingador que emagrece.

É a história de dois homens, sob o olhar de uma criança que aprende a ser adulto na pior condição possível. Não é o primeiro filme a abordar a formação do caráter dos homens dentro de um navio que sofre uma tragédia. Tormenta (1996), de Ridley Scott, já fez isso muito bem há 20 anos atrás.

Mas No Coração do Mar traz outro viés com o embate do certo e do errado, do novo e do velho, do pobre e do rico, do homem e da natureza, da crença, do real e do imaginário.

O fato real do filme é que no inverno de 1820, o barco baleeiro Essex foi atacado por algo em que ninguém podia acreditar: uma baleia gigante com um sentido de vingança quase humano. Apenas isso foi capaz de reunir homens tão diferentes quanto o marinheiro Owen Chase, Imediato da embarcação, e o capitão novato George Pollard (Benjamin Walker, Abraham Lincoln: Caçador de Vampiros).

Ambos são levados ao mar com o desafio de retornar à terra firme com 2 mil barris de óleo de baleia, usado como combustível numa época em que petróleo era impensável. Pollard é o herdeiro da empresa, dono dos barcos. Chase é o experiente dos mares que perde a posição prometida como capitão e tem de lidar com as decisões inexperientes de seu novo capitão.

Apenas a força da natureza e a vontade de sobreviver será capaz de trazer trégua à relação de ambos. O desastre é tão magnânimo, que inspirou Herman Melville a escrever Moby-Dick. Mas o clássico conta apenas a metade da história.

No Coração do Mar revela as terríveis consequências do encontro destes dois homens, de suas decisões e da sobrevivência deles. Com seus comandados, enfrentarão tempestades, fome e a própria baleia que os persegue incessantemente.

Com jogo de câmera inédito, que persegue tanto a baleia quanto a embarcação em cenas impensáveis, o melhor do longa acaba sendo suas imagens, que refletem a grandiosidade e o poder da natureza sobre o homem.

O roteiro é de Charles Leavitt (Diamante de Sangue), a história é assinada por Charles Leavitte Rick Jaffa e Amanda Silver (Planeta dos Macacos: A Origem), baseado no livro No Coração do Mar: A História Real que Inspirou o Moby Dick de Melville, de Nathaniel Philbrick — vencedor do Prêmio Nacional dos Estados Unidos como melhor livro de não ficção, em 2000.

O filme é produzido por Joe Roth (Oz: Mágico e Poderoso), Paula Weinstein (Diamante de Sangue, This is Where I Leave You), Will Ward, Brian Grazer (J. Edgar) e Ron Howard. Como produtores executivos estão Bruce Berman, Sarah Bradshaw, Palak Patel, Erica Huggins e David Bergstein e com William M. Connor como coprodutor.

O lançamento é nacional e estará disponível em cinemas 3D, 2D e IMAX, distribuído pela Warner Bros. Pictures.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER