O elementar Benedict Cumberbatch

Benedict Cumberbatch Profile

Ficha Corrida

Nome completo: Benedict Timothy Carlton Cumberbatch

Idade: 36 anos

Altura: 1,83m

Signo: Câncer

Estado civil: Solteiro

Coincidências da vida: Benedict é fã de Robert Downey Jr, o Sherlock do cinema, e amigo de Jonny Lee Miller, o Sherlock de Elementary

Um homem de muitos talentos

Se você é fã da série inglesa Sherlock, mas não conhece muito bem seu protagonista, chegou a hora de conhecer a vida e a carreira de Benedict Cumberbatch… Até porque o cara está prestes a tomar Hollywood de assalto!

Benedict é de uma família bastante proeminente. Seu bisavô era o cônsul geral do Reino Unido na Turquia e seu avô foi um oficial da marinha condecorado nas duas guerras mundiais. Já os pais de Ben — que nasceu no dia 19 de julho de 1976, em Londres — são os atores Timothy Carlton e Wanda Ventham.

Desde criança, Ben já demonstrava gosto (e talento) pelo profissão dos pais e isso lhe rendeu uma bolsa de estudos na escola de arte Harrow. Por lá, o garoto começou a atuar e, como todo bom inglês, encenou muitas obras de Shakespeare, fazendo sua estreia como Titania, a Rainha das Fadas, da obra Sonho de Uma Noite de Verão, quando tinha apenas 13 anos.

Além da atuação, Ben também fazia parte do time de rugby e pintava telas a óleo nessa época, mas seu maior talento era mesmo para atuação, que resultou com seu professor de teatro declarando que Ben era o “melhor aluno com o qual ele havia trabalhado”.

No colo da mamãe e no início de carreira.

Daí, você pensa que ele saiu da escola e foi direto em busca da carreira ou, no mínimo, entrou na faculdade de teatro, certo? Errado. Quando deixou o colégio, Benedict tirou um ano de folga. Quer dizer, ele decidiu dar um tempo em tudo e foi para um monastério tibetano ensinar inglês. No mínimo, inusitado!

Só depois disso é que ele retornou a Inglaterra, para estudar Teatro na Universidade de Manchester e depois na renomada London Academy of Music and Dramatic Art.

A carreira de Benedict começou mesmo em 2001, no teatro inglês, onde ele atuou em inúmeros espetáculos. Na TV, ele só apareceu no ano seguinte, participando do filme para TV, Fields of Gold, da minissérie Tipping the Velvet e de dois episódios da série Silent Witness. No cinema, ele apareceu pela primeira vez fazendo uma ponta no filme Morte ao Rei, protagonizado por Dougray Scott, o Norman de Hemlock Grove.

Talvez seja porque eu sou filho único, mas eu sempre quis ter filhos.”

A partir daí, Ben não parou de trabalhar, mas ele só chamou atenção mesmo, em 2004, com o filme da BBC, A História de Stephen Hawking, no qual ele interpreta o personagem-título, o famoso físico britânico que tem uma rara doença degenerativa. Sua atuação rendeu-lhe uma indicação ao BAFTA TV, o Emmy das terras da rainha.

Com o reconhecimento, pelo menos daquele lado do Atlântico, Benedict passou a intercalar trabalhos na TV e no cinema, com destaque para a minissérie To the Ends of the World, os seriados Broken News e Last Enemy e os filmes Jornada pela Liberdade com Ioan Gruffudd (o Andrew de Ringer), Desejo e Reparação ao lado do amigo James McAvoy e A Outra com as belas Natalie Portman e Scarlett Johansson.

Em 2010, Benedict assumiu o icônico personagem Sherlock Holmes na série de TV produzida por Steven Moffat, o homem por trás de outro fenômeno inglês, Doctor Who, da qual Ben já disse ser fã e estar interessado em participar.

Com a [suposta e sortuda] namorada!O sucesso de Sherlock acabou se repetindo nos Estados Unidos e Ben foi indicado ao Emmy em 2012 e ao Globo de Ouro deste ano. Tudo isso fez com que Benedict ficasse em evidência em Hollywood e logo ele estava trabalhando com ninguém menos que Steven Spielberg em Cavalo de Guerra, com Peter Jackson na trilogia O Hobbit e J J Abrams no mais novo filme da franquia Star Trek, que chegará aos cinemas do mundo todo na próxima semana.

Além de seu trabalho como ator, Cumberbatch também já fez rádio-novela e emprestou sua voz para diversos audio books, incluindo uma coletânea de histórias de um tal Sherlock Holmes. Tudo isso sem deixar de lado seus trabalhos sociais. Ele é o embaixador da The Prince’s Trust, instituição criada pelo príncipe Charles que ajuda jovens carentes e também colabora com a Dramatic Need, que usa a expressão criativa como ferramenta para resolver conflitos e para o desenvolvimento de pessoas de comunidades menos privilegiadas.

E para as mocinhas e mocinhos que ficaram hipnotizados pelos lindos olhos do galã, uma triste notícia: Benedict está (supostamente) envolvido com Lara Pulver, atriz que já participou de um episódio de Sherlock, esteve na terceira temporada de True Blood e faz parte do elenco de Da Vinci’s Demons, série da Starz que já foi renovada para sua segunda temporada.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!