… o elenco de Dawson’s Creek?

Por Michael Oliveira

Dawson’s Creek estreou em janeiro de 1998 no extinto canal The WB Television e causou polêmica desde antes da estréia. Os primeiros promos da série já mostravam adolescente verborrágicos que não tinham papas na língua e falavam sobre qualquer assunto com a maior naturalidade, principalmente sobre sexo.

O Parents Television Council (que atualmente está pegando no pé do pessoal de Glee) classificou a série como o pior programa de 1998, enquanto a revista Variety disse que a série era “um drama viciante com bastante coração… um equivalente adolescente de um filme do Woody Allen…”

Mais de sete anos se passaram desde que a série foi encerrada e a maior parte do elenco conseguiu uma carreira de sucesso, mas você sabe por onde anda o elenco de Dawson’s Creek?

James Van der Beek (Dawson Leery)

Dawson é considerado um dos maiores perdedores do mundo das séries e o ator James Van der Beek também não deu muita sorte depois do fim de Dawson’s Creek. Seu último papel na TV foi em 2009 na finada série Mercy como o Dr Joe Briggs e, em 2010, ele poderá ser visto no filme indepentende The Big Bang ao lado de Antonio Banderas e Sienna Guillory.

Katie Holmes (Joey Potter)

O maior mérito da carreira da verdadeira protagonista de Dawson’s Creek foi casar com o superastro Tom Cruise. Ainda assim, Katie Holmes participou de vários filmes e se tornou uma verdadeira celebridade. Em 2010, ela participou de The Romantics ao lado de Anna Paquin e também de The Extra Man. Nenhum dos dois tem previsão de estréia no Brasil.

Joshua Jackson (Pacey Witter)

A carreira do jovem rebelde parecia fadada ao fracasso até que o todo-poderoso JJ Abrams o escalou para o elenco fixo da série Fringe que, atualmente, está em sua terceira temporada. No mesmo ano em que a série estreou, Joshua participou de dois filmes: One Week do diretor Michael McGowan e do terror Imagens do Além. Ele também está envolvido em filme sobre aliens chamado U.F.O. com estréia prevista para 2012.

Michelle Williams (Jen Lidley)

Talvez a atriz que conseguiu a carreira mais promissora depois do fim de Dawson’s Creek, Michelle Williams atuou em filmes como Eu não estou lá, Sinédoqué New York, A Ilha do Medo e O Segredo de Brokeback Mountain, pelo qual foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante. Em 2011, Michelle poderá ser vista na dramédia Take This Waltz e My Week With Marylin, no qual interpreta a atriz Marylin Monroe.

Kerr Smith (Jack McPhee)

Creio que todos tenham chorado junto com Jack quando o Prof Peterson o obrigou a ler seu poema na frente de todos e, anos depois, vibraram quando ele finalmente encontrou a fecilidade ao lado de Doug Witter. Mesmo com um personagem tão marcante, o ator Kerr Smith não encontrou problemas para conseguir outros trabalhos e fez participações longas nas séries Charmed, E-Ring, Justice, CSY: NY e Eli Stone até ser contratado como um dos protagonistas de Life Unexpected do canal CW.

Meredith Monroe (Andy McPhee)

A loirinha chegou em Capeside do nada, causou até não poder mais e depois se mandou para Londres. Mesmo com uma participação curta, a surtada Andy McPhee será sempre lembrada. Depois de sair do riacho, Meredith se tornou figurinha carimbada em diversas séries e até 2009 tinha um papel semi-regular em Criminal Minds. Sua última aparição na TV foi em Psych, no oitavo episódio da quinta temporada.

Busy Philipps (Audrey Liddell)

Em Dawson’s Creek, ela era a encrenqueira colega de quarto de Joey Potter, que mais tarde virou a encrenqueira namorada do Pacey Witter e algum tempo depois acabou na rehab. Mas tudo isso são águas passadas e agora a loirinha é a assistente da Jules em Cougar Town. Carreira no cinema? A sua última aparição foi em Ele não está tão afim de você de 2009.

Mary Beth Peil (Evelyn ‘Grams’ Ryan)

Depois de interpretar a vó mais adorada das séries adolescentes por seis temporadas, a atriz diminiu o ritmo da sua longa carreira e agora possui um papel recorrente em The Good Wife, interpretando a sogra da personagem principal. Ela também fará uma participação em uma comédia independente e sem previsão de lançamento chamada Small, Beautifully Moving Parts.

Mary-Margaret Humes (Gail Leery)

O único papel de destaque na carreira da atriz foi em Dawson’s Creek como a mãe do personagem-título. Antes e depois da série, ela fez diversas participações inexpressivas em outras produções como CSI: NY, Criminal Minds, Ghost Whisperer e Saving Grace. Em 2010, a atriz participou de quatro filmes, dois feitos diretamente para TV, um que não foi lançado no Brasil e outro, Head over Spurs in Love, que ainda não tem previsão de lançamento por aqui.

John Wesley Shipp (Mitch Leery)

Eu sei que a coluna dessa semana é sobre o elenco de Dawson’s Creek, mas não posso deixar de comentar que antes de ser o sexualmente incansável e profissionalmente incompetente pai do Dawson, o ator John Wesley Shipp andava correndo por aí de colante vermelho na série The Flash. Lembra dessa? Depois de abandonar Capeside, a carreira do ator não foi lá essas coisas. Seus últimos trabalhos foram nos filmes Separation Anxiety e Daddy’s Girl, também sem previsão de estréia no Brasil.

E por hoje é só, pessoal! Espero que tenham gostado e voltem mais vezes. Qualquer dúvida, reclamação, correção ou sugestão é só abusar da caixa de comentários, afinal de contas, ela está aí para isso!

FUI.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

VIDEOCAST

Drag Race! Confira a ordem de eliminação das queens da décima temporada.

O Mecanismo: Listamos que personagem representa uma personalidade na vida real na operação Lava Jato.

Precisamos falar sobre Credence, um dos personagens mais profundos que já foram criados por JK Rowling.