… o elenco de Freaks and Geeks?

Por Michael Oliveira

Seja sincero, você já viu ou sequer ouviu falar de Freaks and Geeks? Se a resposta for não, fique tranqüilo, afinal de contas essa é, provavelmente, a melhor série adolescente que ninguém nunca viu! A comédia estreou na temporada 1999–2000, tinha como produtor-executivo Judd Apatow, responsável por filmes como O Virgem de 40 Anos, Segurando as Pontas e Superbad, e trazia no elenco vários atores novatos que hoje são grandes estrelas. Ok, talvez não tão grandes assim, mas você com certeza deve saber quem eles são.

A série foi cancelada após apenas 18 episódios devido a baixa audiência, mas virou cult entre os fãs do gênero devido ao humor ácido e franqueza ao mostrar esses adolescentes socialmente inadequados. Nessa coluna, vou comentar os trabalhos mais recentes do elenco de Freaks and Geeks, mas sinta-se a vontade para tirar do fundo do baú aquela participação obscura que ninguém mais lembra, ok?

Linda Cardellini (Lindsay Weir)

Lindsay era uma matematleta certinha até sua avó morrer e ela começar a questionar seu estilo de vida. Você deve lembrar dessa atriz como a Velma dos filmes do Scooby-Doo, mas a verdade é que, apesar disso, ela é uma excelente atriz com passagens longas por ER e The Goode Family. Seus próximos trabalhos são o longa Super que também conta com a presença de Liv Tyler e o filme setentista The Irishman, no qual ela aparece com o visual que ilustra seu “depois”. Ambos tem estréia prevista para 2011.

John Francis Daley (Sam Weir)

Sam era o irmão nerd de Lindsay e vivia se metendo em altas confusões (Sessão da Tarde feelings) para chamar atenção da líder de torcida Cindy Sanders. John tinha 14 anos quando começou a gravar Freaks and Geeks e, desde então, não saiu mais da frente das câmeras. Ele tem passagens pelas séries Boston Public, The Geena Davis Show, Kitchen Confidential e, desde 2007, está no elenco fixo de Bones. Em 2011, ele poderá ser visto na comédia de humor negro Horrible Bosses e, além de tudo isso, é vocalista da banda Dayplayer!

James Franco (Daniel Desario)

Daniel era o líder dos freaks e passava a maior parte de seu tempo matando aula ou brigando com a namorada. Você, com certeza, já deve ter assistido uma dezena de filmes com a participação do James Franco, certo? Caso não se lembre é só clicar aqui, aqui, aqui ou aqui. Entre 2009 e 2010, ele voltou para a TV e participou de 41 episódios da novela General Hospital. No cinema, pode ser visto atualmente em Comer, Rezar, Amar ao lado de Julia Roberts e, em 2011, estará em nada menos do que cinco filmes! Em Rise of the Apes, espécie de prequel de Planeta dos Macacos, ele fará o papel principal (que não é um macaco e pelo que estou mais ansioso).

Sam Levine (Neil Schweiber)

Neal é o autoproclamado comediante e mulherengo da turma, e além de toda essa confiança, também é apaixonado pela irmã de seu melhor amigo, Lindsay. Desde que encerrou a sua participação em Freaks and Geeks, Sam Levine pode ser encontrado em dúzias de comédias, sejam elas na TV ou no cinema. Ele participou de séries como Veronica Mars, Entourage, My Name is Earl, How I Met Your Mother e That ’70s Show. No cinema, teve bons papéis em Não é mais um besteirol americano e Bastardos Inglórios. Em 2010, participou da websérie Vamped Out e do sétimo episódio da oitava temporada de NCIS.

Seth Rogen (Ken Miller)

Ken era o espertinho cheio de tiradas sarcásticas da turma dos freaks. O primeiro trabalho na televisão do astro de Ligeiramente Grávidos foi Freaks and Geeks, mas a carreira do ator não parou mais desde então. Com bastante experiência em dublagens, sua voz pode ser ouvida em Shrek 3, Kung Fu Panda, Monstros vs Aliens e Horton e o Mundo dos Quem. Em 2011, Seth estará na adaptação para as telonas da série O Besouro Verde no papel-título e em outros quatro filmes.

Jason Segel (Nick Andopolis)

Nick era o maconheiro baterista que costumava sufocar as namoradas com excesso de amor e que teve um relacionamento rápido com Lindsay. Creio que todos sabem que desde 2005, Jason está no elenco fixo de How I Met You Mother interpretando o advogado Marshall, certo? O que você talvez não saiba é que ele interpretou o mesmo personagem no season finale da sétima temporada de Uma Família da Pesada. Ele também emprestou sua voz para o antagonista do longa Meu Malvado Favorito e, em 2011, estará no filme dos Muppets! Além disso, poderá ser visto em breve no novo filme do Jack Black, As Viagens de Gulliver.

Martin Starr (Bill Haverchuck)

Bill era o mais nerd entre os nerds e, além de ser alérgico a amendoim, era viciado na novela Dallas. Martin é mais um desses atores que cresceram na frente das câmeras. Seu primeiro trabalho foi em 1992 no filme Herói por Acidente, interpretando um garoto em coma e, menos de vinte anos depois, seu currículo já tem mais de 44 trabalhos, o que pode parecer pouco, mas acreditem, não é. Seu último trabalho de destaque foi na série Party Down, mas em 2010, ele participou também do segundo episódio da série Hawaii Five-0 e da comédia A Good Old Fashioned Orgy. Para 2011, está confirmado em um dos papéis principais na comédia 6 Month Rule e no filme de ação de baixo orçamento Lawless.

Busy Philipps (Kim Kelly)

Kim era a namorada vai-e-vem do Daniel e, hoje em dia, provavelmente, ela seria rotulada como uma garota TPM. Busy não fez muita coisa desde a última vez em que apareceu por aqui, então vou gastar minhas linhas contando algumas curiosidades: durante a gestação do seu primeiro filho, ela participou de cinco episódios da série Terminator: The Sarah Connor Chronicles no papel de uma vizinha grávida dos Connors. Na temporada 2005–2006, ela foi protagonista de sua própria série chamada Love Inc., na qual interpretava Denise Johnson, uma consultora de encontros de sucesso que não tinha sorte no amor. Em 2009, ela participou de um episódio da versão americana da série Kath & Kim no papel de uma patinadora durona que arranja problema com as protagonistas. Logo depois do cancelamento de Love Inc., ela interpretou a Dra Hope Bobeck em 14 episódios de ER, em que contracenava com sua colega de Freaks and Geeks Linda Cardellini.

Eu sei que a coluna dessa semana ficou gigante, então não vou enrolar na despedida. Beijo. Queijo. Comente.

FUI.

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!