… o elenco de Oz?

Por Michael Oliveira

Quando você pensa em HBO, aposto que uma das primeiras coisas que vem a cabeça é The Sopranos, certo? Mas dois anos antes dos mafiosos de New Jersey, o canal produziu sua primeira série dramática de uma hora e é sobre essa série que vou falar hoje.

Oz teve seu primeiro episódio exibido em julho de 1997 e durou seis temporadas, todas disponíveis em DVD no Brasil. Ao todo, foram produzidos 56 episódios que narram o dia-a-dia de Emerald City, uma ala experimental da prisão Oswald State Correctional Facility, e seus internos. Agora vamos ao que interessa, por onde anda o elenco de Oz?

Ernie Hudson (Leo Glynn)

Diretor da Oswald State, trabalha na prisão há mais de 15 anos. Ernie possui uma carreira bem sólida desde 1976 e nos últimos anos, participou com personagem recorrente nas séries Desperate Housewives (2006–2007), Lei & Ordem (2009–2010) e em A vida secreta de uma adolescente Americana (2008–2010). No cinema seu personagem mais clássico é o Winston Zeddemore dos filmes Os Caça-Fantasmas, que tem mais uma continuação anunciada para 2012. Além disso, em 2011, poderemos vê-lo na continuação do longa Perdido pra Cachorro e no terror sobrenatural Pastor Brown.

Terry Kinney (Tim McManus)

Diretor e idealizador de Emerald City. Com uma carreira focada basicamente na TV, Terry teve participações significativas nas séries Canterbury’s Law (2008), The Unusual (2009), The Mentalist (2009) e The Good Wife (2010). Uma curiosidade: ele participou do clássico da Sessão da Tarde Voando para casa ao lado de Jeff Daniels (Debi & Lóide), Anna Paquin (True Blood) e Dana Delany (Desperate Housewives).

Harold Perrineau (Augustus Hill)

Condenado à prisão perpétua por posse de substâncias ilegais e assassinato em segundo grau. Com certeza, todos já estão carecas de saber que Harold passou um bom tempo na ilha de LOST gritando WAAALT enquanto interpretava Michael Dawson, mas uma das coisas mais legais que ele já fez ninguém lembra, então clique e veja um pouco da sua participação em Romeu & Julieta do diretor Baz Luhrmann. Em breve, ele estará nos cinemas com os filmes The Hungry Rabbit Jumps, Transit e Cooler. Todos em 2011.

Lee Tergesen (Tobias Beecher)

Condenado à 15 anos por dirigir embriagado seguido de atropelamento com morte. Figurinha carimbada em várias séries, Lee já fez participação em JAG, Third Watch, ER, The 4400, CSI, Rescue Me, Lei & Ordem, Wanted, Desperate Housewives, The Unit, Life on Mars, Cupid, The New Adventures of Old Christine, The Closer, House, Criminal Minds, Army Wives, Lie to Me e Castle. UFA! E eu só citei algumas… Ele também está com três filmes em pós-produção, mas ainda sem estréia agendada. São eles: Storage, Red Tails e Silver Tongues.

J K Simmons (Vernon Schillinger)

Condenado à 18 anos por agressão agravada em primeiro grau e conspiração para cometer assassinato. Se você tem o costume de assistir desenhos no idioma original, provavelmente já ouviu o trabalho de dublador de J K, mas seu personagem mais marcante é o do editor do Clarim Diário J J Jameson nos filmes Homem-Aranha. Na TV, ele participa de três séries ao mesmo tempo: Law & Order (1994–2010), The Closer (2005–2010) e Generator Rex (2010). Seus próximos filmes são The Music Never Stopped e The Good Doctor, ambos sem previsão de estréia.

Dean Winters (Ryan O’Reily)

Condenado à prisão perpétua por dois atropelamentos seguidos de morte, cinco acusações de conduta de risco, posse de substâncias ilegais, posse ilegal de arma, violação de condicional e assassinato em primeiro grau. Dean normalmente é escalado para o personagem durão, que enfrenta tudo e todos pelo que acredita, mas conseguiu construir uma carreira bem diversificada mesmo assim. Atualmente, está no elenco da comédia 30 Rock. Antes disso, teve participação regular nas séries Rescue Me, Life on Mars e Terminator: The Sarah Connor Chronicles.

Kirk Acevedo (Miguel Alvarez)

Condenado à 15 anos por agressão a mão armada e conduta criminosa em segundo grau. Kirk está no elenco de Fringe, a melhor série de ficção científica da atualidade (sim, sou tendencioso e #SaveFringe) no papel do Agente Francis. Antes disso, ele teve participações em The Black Donnellys, Law & Order: Trial by Jury e Band of Brothers. Sua carreira no cinema não é muito expressiva e seu último filme de destaque foi a versão de Pocahontas protagonizada pelo Colin Farrel e dirigida pelo Terrence Malick, que no Brasil recebeu o nome O Novo Mundo.

E por hoje é só. Eu sei que vários personagens de Oz ficaram de fora da coluna, mas mereço um desconto, certo? Afinal de contas, a série tem mais de 15 personagens fixos! Então optei pelos que tinham as carreiras mais ativas atualmente. De qualquer forma, fique a vontade para usar a caixa de comentários e continuar o assunto. Ou só me xingar. Não tem problema mesmo. Até a próxima semana!

FUI

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

The Handmaid's Tale voltou!!! O que rola de novo nesta temporada? Descubra mas SEM SPOILER!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!