O feminismo de The Fall

Série apresenta personagens femininos bem construídas

A mídia adora dividir as mulheres entre virgens e vadias, anjos e putas. Não vamos encorajá-los.” — GIBSON, Stella.

TheFall

Existem produções atuais que abordam o feminismo (ainda que sejam poucas). Mas se tem uma que aborda de forma incrível, é The Fall. Aliás, a série é incrível e se você ainda não assistiu, corre que tem as duas temporadas no Netflix.

The Fall é uma série com cinco a seis episódios por temporada, passa na BBC e é protagonizada por Gillian Anderson e Jamie Dornan sim, Christian Grey. Anderson é a Detetive Superintendente Stella Gibson, uma detetive britânica e que vai auxiliar um caso na Irlanda do Norte, na cidade de Belfast. Chegando lá, ela descobre que o caso, na verdade, é um de uma série de assassinatos, em que o assassino gosta de atacar mulheres morenas, jovens e bem sucedidas. O legal é que The Fall tem uma narrativa lenta mas que mostra tanto o ponto de vista da polícia quanto o do assassino.

Gillian Anderson The Fall THUMB

Mas aonde que entra o feminismo em The Fall? Comecemos por ela, Stella Gibson: é uma personagem forte, decidida, extremamente competente e que não é perfeita. Mas o que chama atenção em Stella é sua liberdade. Em determinado momento, ela deixa bem claro que quer apenas transar com um cara e que ela não quer compromisso. Ela é questionada depois por um colega sobre essa decisão, e responde com “Mulher fode com homem. Mulher sujeito. Homem objeto. Isso não é muito confortável pra você, não é?”, deixando-o sem resposta.

Em outro momento, um colega de Stella (com quem ela já teve um caso) está bêbado e tenta agarrá-la. Ela diz não e ele continua tentando, quando ela bate nele. No dia seguinte, ele diz que o assassino é um monstro e que espera não ser parecido com ele. Stella diz que não são, mas em seguida, diz pra ele “Eu disse não, Jim. Claramente” viu HBO, dizendo que a cena da Cersei em GoT na quarta temporada não foi estupro, Cersei disse não. Esses são os mais marcantes envolvendo Stella. Há muito mais.

Stella e a detetive Gail McNally

Há uma personagem que sofre de abuso do marido e ela é levada para um abrigo. A detetive Gail McNally (Bronagh Taggart) sofre machismo do parceiro, em uma cena que ela disse que ele a tratou como uma dama em perigo e que ela não precisa de proteção, que ela pode cuidar de si mesma. As mulheres em The Fall são muito bem construídas, desde Stella até Olivia Spector, que só tem oito anos. Na série, as mulheres não são tratadas com estereótipos e sim com a profundidade e complexidade que merecem.

Em um mundo que o machismo ainda é muito forte e as produções são misóginas e banalizam, as vezes, a abordagem de questões como estupro e o feminismo são uma luz no farol. É a luz da esperança, de que sim, as mulheres podem ser retratadas com seus dramas de forma real.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER