O figurino de Dercy de Verdade

Dercy de Verdade foi uma curtíssima minissérie — 4 míseros episódios- para apresentar ao grande público mais de 100 anos de vida de Dercy Gonçalves — exibida pela Rede Globo e que movimentou as redes sociais e a opinião dos amantes do gênero. Nosso querido @caiosigma fez uma crítica muito válida à obra e que merece muito ser lida.

Aqui, vamos colocar em evidência o trabalho de figurino desta produção. Devo ressaltar que sou nova, tenho apenas 21 anos e o que eu conheço de Dercy é o fim de sua vida e o produto de minhas pesquisas para vir aqui e poder falar para vocês dos acertos — já que não vi erros — da equipe de figurinistas de Dercy de Verdade.

As roupas apresentadas na primeira fase, quando Dercy era Dolores Gonçalves Costa e os primeiros anos da, até então, desconhecida Dercy Gonçalves, foram bem pontuais e apresentaram as dificuldades daquela família — e mulher — sofrida de Santa Maria Madalena. Dolores — Dercy — não era proveniente de família abonada, nem nada disso, e após sair de casa para seguir sua vocação, a vida foi ainda mais difícil com ela. Por tudo isso, o figurino não poderia ostentar riquezas ou coisa parecida. Humildade deveria ser a palavra de ordem e foi. Trabalho muito bem feito. Parabéns à equipe de figurino da minissérie.

Claro que não preciso nem mencionar que o estudo das linhas, formas, tecidos, penteados, entre tantos outros elementos de cada época que passou em nossa televisão esteve impecável.

Já nas fases finais da minissérie, a artista já era famosa e reconhecida, não só por seus palavrões e jeito exagerado, mas por seu talento. Mas esse famoso jeito exagerado não se pautava apenas em sua personalidade, seu guarda-roupa também seguia esta linha. A fase retratada por Fafi Siqueira — e os tempos finais de Heloísa Perissé — nos mostra a ousadia dessa corajosa mulher, que sempre lutou por seus sonhos e aquilo que acreditava. Claro que o figurino de uma mulher como Dercy não poderia ser pautado em simplicidade ou discrição. Outra salva de palmas para esta equipe que conseguiu, através das roupas, nos passar um pouco do universo da gloriosa atriz.

Claro que eu não poderia fechar esse post sem uma imagem com estas duas excelentes Dercys e a original.

Espero que tenham gostado e até semana que vem, quando teremos uma comparação entre as personagens de Nina Dobrev em The Vampire Diaries. Não dá para perder, não é mesmo?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER