O gleek Ryan Murphy

Ficha Corrida

Nome completo: Ryan P Murphy

Idade: 46 anos

Signo: Sagitário

Estado civil: Solteiro

Filme favorito: Rede de Intrigas

Curiosidade: Foi presidente de um fã clube de Meryl Streep

Twitter: @MRRPMurphy

Garoto de coral, sim! Loser, não.

Ryan Murphy nasceu no dia 30 de novembro de 1965 em Indianapolis, em uma família de origem irlandesa e católica. Ele descreve sua mãe como uma “linda rainha que deixou tudo para ficar em casa com seus dois filhos.” Antes disso, ela escreveu cinco livros e trabalhou em comunicação por mais de 20 anos. O pai de Murphy também trabalhava no ramo, como diretor de circulação de um jornal. Parece que o fruto não caiu muito longe da árvore, não é?

Quando criança, Ryan estudou em colégio católico e fez parte de um coral, o que o ajudou mais tarde em Glee. Ele assumiu-se gay bastante jovem, o que fez com que seus pais o levassem a um terapeuta. O médico não encontrou nada de errado com o garoto, simplesmente disse que ele era “muito precoce.”

Formado no ensino médio, Murphy foi para Universidade de Indiana. Por lá, ele fez parte do jornal da escola e continuou usando seus dotes vocais no coral Singing Hoosiers.

Murphy começou sua carreira como jornalista. Ele passou pelo jornais The Miami Herald, The Los Angeles Times, New York Daily News, Knoxville News Sentinel e pela revista Entertainment Weekly. Ele começou a escrever roteiros apenas no final dos anos 90, quando Steven Spielberg comprou Why Can’t I Be Audrey Hepburn, script que acabou nunca sendo produzido.

Em 1999, estreava no extinto canal The WB Popular, que guarda muitas semelhanças com Glee. A série durou apenas duas temporadas, mas foi o suficiente para Murphy chamar atenção da indústria.

Logo depois, veio a polêmica Nip/Tuck, que girava em torno de dois cirurgiões plásticos e seus pacientes. Ryan produzia, escrevia e dirigiu muitos episódios. Pela série, ele recebeu sua primeira indicação ao Emmy, em 2004. A série foi encerrada em março de 2010.

Em 2006, ele estreou como roterista de cinema com Correndo com Tesouras, dramédia com Alec Baldwin (30 Rock) e Gwyneth Paltrow. Antes de arrebentar com o sucesso Glee, Ryan tentou emplacar outros pilotos, como a comédia St Sass e o drama Pretty/Handsome, mas os dois não foram aprovados.

Admita, eu sou uma lenda. Aconteceu.

Em parceria com Brad Falchuk, Ryan criou uma série musical sobre um grupo de losers que cantam no coral da escola. Com essa premissa simples, ele já conseguiu explorar temas bastante complexos como bullying, gravidez na adolescência, homo e transexualidade, entre outros. A série exibiu seu primeiro episódio em maio de 2009, logo após o final do American Idol, e foi a primeira série daquele ano a ganhar uma temporada completa.

Atualmente, prestes a iniciar sua quarta temporada, o sucesso de Glee continua! A série já recebeu quatro Globos de Ouro, seis Emmys e duas indicações ao Grammy por suas trilhas sonoras.

Em 2010, Murphy retornou ao cinema com a adaptação do romance Comer, Rezar, Amar, estrelado pela vencedora do Oscar Julia Roberts. O filme foi um sucesso de bilheteria, mas a crítica não gostou de seu ritmo e disse que lhe faltava credibilidade.

Claro que isso não o abalou e, em 2011, ele estreava outro sucesso na TV. American Horror Story causou frisson entre os fãs de seriado, tornando-se um dos maiores sucessos do ano. Ele também é um dos produtores executivos do reality show The Glee Project, em que participantes disputam a oportunidade de aparecer na série da Fox. O programa exibe atualmente sua segunda temporada e Ryan ficou famoso pelo jeito bitch de suas intervenções.

Para próxima fall season, ele já prepara seu novo sucesso sua nova série, a comédia The New Normal, que contará a história de um casal gay que contrata uma mulher para carregar o filho deles. A estrela do criador anda brilhando tanto que três emissoras brigavam pelo projeto, que acabou nas mãos da NBC.

Sobre a vida pessoal de Murphy não há muito o que falar. Ele já se meteu em algumas discussões públicas com músicos por conta da liberação dos direitos de suas obras para versões em Glee.

No mais, apesar de sua Ficha Corrida informar que ele é solteiro, Ryan ficou noivo de David Miller em junho do ano passado, depois de 15 anos de namoro. Será que o casamento vai demorar mais 15 para sair?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER