Quando decidiu produzir uma ‘nova’ versão de Dallas, um dos grandes desafios do canal TNT era chamar atenção do público jovem. Apesar de a série ter sido um sucesso da TV americana nos anos 70 e 80, os espectadores de hoje quase não se lembram dela. Diante do desafio o canal criou uma das mais interessantes ações de social media produzidas esse ano, unindo Facebook, Twitter, engajamento dos fãs e a trama única desse ‘novelão’ americano.
Dallas parte de um roteiro relativamente simples, novos personagens — apenas alguns permaneceram — novos dramas, porém, a mesma família. É como se vida tivesse continuado depois do encerramento da série, e hoje podemos rever o clã acompanhando a nova geração. Com esse gancho, o TNT construiu uma timeline no Facebook onde J.R (o grande vilão da trama) relata como foram esses últimos anos. O cuidado com que a ação foi desenvolvida é incrível, temos fotos e textos desde o dia 2 abril de 1978 até hoje. Além de recriar as últimas décadas, a estratégia do canal atrai e engaja os novos espectadores.

Segundo o diretor de marketing do TNT Fergus Thomas, desde o início o foco das ações de Dallas eram na social media, devido à maneira como novo espectador se relaciona com elas. Hoje mais nunca, o público tem o poder sobre a marca e não cabe mais a ela o monopólio de falar sobre si própria. O que o público compartilha e ‘curti’, conta e muito, para a imagem final do produto.
O canal fechou parceira com o Get Glue, You Tube, Facebook e Twitter, e investiu consideravelmente em conteúdos midiáticos extras. Para integrar espectador e trama, o TNT criou um perfil no Twitter para as principais personagens de Dallas. As postagens começaram em abril desse ano, e são frequentes. Além disso, as temáticas da série são discutidas na rede social, alguns personagens até conversam entre si.

Já no site oficial da série, somos convidados a formar alianças com as personagens. Intitulado Rise to Power, o game distribui pontos que são trocados por prêmios. Depois de se aliar a um personagem o usuário vai acumulando pontos de acordo como os acontecimentos do episódio, no final da semana quem tiver mais pontos levar o prêmio oferecido pelo canal.

Apesar das críticas, as ações de Dallas provam que a série tem uma boa estória para contar. Afinal, um dos pontos fundamentais para o sucesso e a eficácia de estratégias como essas, é um roteiro que possibilite a multiplicação da trama em distintas plataformas. Porém o TNT peca não em oferecer outros caminhos de interação ao espectador, mas por — sem querer — fazer deles superiores a trama apresentada na TV.
Deixe um comentário