O grande atrativo de Dallas está nas redes sociais

Quando decidiu produzir uma ‘nova’ versão de Dallas, um dos grandes desafios do canal TNT era chamar atenção do público jovem. Apesar de a série ter sido um sucesso da TV americana nos anos 70 e 80, os espectadores de hoje quase não se lembram dela. Diante do desafio o canal criou uma das mais interessantes ações de social media produzidas esse ano, unindo Facebook, Twitter, engajamento dos fãs e a trama única desse ‘novelão’ americano.

Dallas parte de um roteiro relativamente simples, novos personagens — apenas alguns permaneceram — novos dramas, porém, a mesma família. É como se vida tivesse continuado depois do encerramento da série, e hoje podemos rever o clã acompanhando a nova geração. Com esse gancho, o TNT construiu uma timeline no Facebook onde J.R (o grande vilão da trama) relata como foram esses últimos anos. O cuidado com que a ação foi desenvolvida é incrível, temos fotos e textos desde o dia 2 abril de 1978 até hoje. Além de recriar as últimas décadas, a estratégia do canal atrai e engaja os novos espectadores.

Segundo o diretor de marketing do TNT Fergus Thomas, desde o início o foco das ações de Dallas eram na social media, devido à maneira como novo espectador se relaciona com elas. Hoje mais nunca, o público tem o poder sobre a marca e não cabe mais a ela o monopólio de falar sobre si própria. O que o público compartilha e ‘curti’, conta e muito, para a imagem final do produto.

O canal fechou parceira com o Get Glue, You Tube, Facebook e Twitter, e investiu consideravelmente em conteúdos midiáticos extras. Para integrar espectador e trama, o TNT criou um perfil no Twitter para as principais personagens de Dallas. As postagens começaram em abril desse ano, e são frequentes. Além disso, as temáticas da série são discutidas na rede social, alguns personagens até conversam entre si.

Já no site oficial da série, somos convidados a formar alianças com as personagens. Intitulado Rise to Power, o game distribui pontos que são trocados por prêmios. Depois de se aliar a um personagem o usuário vai acumulando pontos de acordo como os acontecimentos do episódio, no final da semana quem tiver mais pontos levar o prêmio oferecido pelo canal.

Apesar das críticas, as ações de Dallas provam que a série tem uma boa estória para contar. Afinal, um dos pontos fundamentais para o sucesso e a eficácia de estratégias como essas, é um roteiro que possibilite a multiplicação da trama em distintas plataformas. Porém o TNT peca não em oferecer outros caminhos de interação ao espectador, mas por — sem querer — fazer deles superiores a trama apresentada na TV.

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