O Grande Gonzalez 1×01–02 — O Palhaço/Gerardi

A tenda está armada, os artistas estão prontos… para o deleite do público, O Grande Gonzalez se apresenta!

O Grande Gonzalez é uma série unicamente brasileira. Vários teóricos dizem que o Brasil é o resultado de uma mistura, e se isso é verdade, então a nova criação do Porta dos Fundos é um exemplo perfeito. Ela é mais do que uma mistura: é uma criação inovadora e original que aplaude e agradece os que vieram antes sem esquecer que deve criar uma identidade sua.

Pra começar, o tema só pode ter vindo do Brasil: um mágico de festa de crianças morre durante um de seus truques, e dois policiais interrogam múltiplos suspeitos bizarros, desde um palhaço com risada maligna a um mágico sexy estilo David Copperfield. No meio desse ambiente, os relacionamentos que se permeiam pela sociedade brasileira podem ser vistos com uma clareza linda. O palhaço? É corrupto. O mágico? É um canalha.

Agora o formato é americano. O Grande Gonzalez é um pastiche de várias características de séries dos últimos anos. A comédia levemente nonsense e com tons de metalinguagem vêm de Unbreakable Kimmy Schimdt e 30 Rock. O lado policial e o assassinato vêm de séries “true crime” como Breaking Bad. E o modo como cada personagem reconta a história de sua maneira parece uma versão escrachada de The Affair.

o-grande-gonzales-1x01-02

Nada exemplifica melhor essa mistura do que uma cena no primeiro episódio onde o palhaço Rômulo (interpretado por Fábio Porchat) reconta o primeiro encontro entre Gonzalez (Luis Loblanco) e Gerardi (Gregório Duvivier), literalmente fazendo uma dublagem porca do momento, usando essa chance para mencionar a ‘total legalidade da caixinha de contribuição sindical’.

Esse estilo permeia pelos primeiros dois episódios de O Grande Gonzalez, variando entre o humor negro (a primeira cena mostra Gonzalez sendo ameaçado pelos donos do apartamento onde mora) e o humor extremamente metalinguístico (ao recontar uma luta entre ele e outro personagem, Rômulo olha para a câmera e fala para os dois policiais pararem de ficar se intrometendo) e mostra que a afiada comédia do Porta dos Fundos do Youtube continua aqui.

Que a série é engraçada, tudo bem. Mas uma série de televisão pede mais do que piadas boas. Ela pede uma história que atiça o interesse do público, e mais importante, que se expande por todos os episódios. Esta primeira temporada de O Grande Gonzalez terá dez episódios, mas a prova de que eles serão interessantes só vem no segundo episódio, depois do piloto plantar algumas pistas cativantes e personagens desconhecidos.

Com Tony Gerardi no comando do segundo episódio, a trupe do Porta dos Fundos cumpre a clássica regra das séries viciantes: providencie respostas, crie perguntas. E há sinais de que o grande forte de O Grande Gonzalez não é as piadas ou o mistério de quem matou o personagem titular, mas sim a complicada rede de relacionamentos que cada suspeito tece com cada interrogação.

A história de Gerardi, por exemplo, foca mais no relacionamento dele com Gonzalez do que na festa. Cenas dos dois em bares stand-up e no Domingão do Faustão providenciam um humor que depende mais do silêncio do que da rapidez das piadas de Rômulo, e expande o mundo de O Grande Gonzalez, tornando a morte do pobre mágico, que não deveria ganhar nem uma manchete secundária no jornal, em um evento digno de atenção internacional.

O formato de ‘um suspeito por episódio’ pode acabar danificando a história geral da série (um suspeito chato pode levar à trinta minutos chatos), mas por enquanto, O Grande Gonzalez tem tudo para ser um sucesso da TV brasileira.

O que você achou dos primeiros dois episódios de O Grande Gonzalez? Deixa sua opinião aqui e comente!

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER