O Grande Gonzalez 1×06 — A Madrasta

A segunda semana de O Grande Gonzalez começa com a presença da poderosa Clarice Falcão e a maior revelação até agora.

Vamos deixar algo bem claro: esta critica tem SPOILERS. Se você ainda não viu o sexto episódio de O Grande Gonzalez, não leia!

Então a grande verdade foi revelada: Gonzalez não está morto. Nos últimos momentos do episódio, o policial interpretado por Antônio Tabet (continuando a tradição da força policial da série de esperar por deixas) traz o suposto morto para a sala de interrogação. É uma reviravolta surpreendente, mas que faz total sentido: afinal, Gonzalez é um ilusionista. Quem disse que ele não conseguiria fingir que morreu? Isso levanta algumas perguntas. Por exemplo, de quem é o corpo que o médico legista estava analisando?

A descoberta funciona também porque o episódio inteiro estava apontando para uma direção diferente. A suspeita na cadeira dessa vez é Dona Fernandes, a madrasta do aniversariante. Clarice Falcão é um deleite no papel, interpretando uma vilã que deixa as malvadas das novelas no talo. Só alguém do nível de Falcão conseguiria fazer graça com uma madrasta falando pro marido trair ela na frente do filho. Ela caminha entre humor e drama com uma sutileza quase inexistente hoje em dia.

clarice-falcão-como-dona-fernandes-em-o-grande-gonzalez

Como a madrasta, Falcão estabelece seu controle sobre o episódio desde o primeiro segundo. Ao recontar o modo como o cozinheiro morreu, ela consegue passar por cima da falsidade da história e deixar claro para os policiais que eles não tem nada contra ela, não importa quantas conexões eles façam. Quando parece que uma pista destruidora foi revelada, Dona Fernandes imediatamente acaba com a pista e recupera sua coroa. “Sabe como eu consegui meu quarto jatinho?” — Ela pergunta aos policiais quando eles mostram para ela a fita dela chegando em cima de Gonzalez — “Processando os policiais que me acusaram injustamente de um crime.”

O episódio em si reconhece a força de Falcão, e a direção (junto com a trilha sonora) trabalha para enfatizar isso. A câmera está sempre retratando Dona Fernandes como alguém acima dos policiais, seja pelos ângulos baixos que fazem ela parecer melhor, ou o modo como ela é enquadrada quando divide a câmera com seus inimigos. Até os flashbacks parecem diferentes, principalmente quando Dona Fernandes está relembrando os ‘acidentes’ de que foi acusada. A bagunça do palhaço Rômulo é substituída pela frieza e pelo cálculo da sociopata, o que deixa tudo dez vezes mais engraçado.

Com tanta ênfase em Dona Fernandes, é muito fácil esquecer uma outra grande revelação que o episódio traz para o caso de Gonzalez: o misterioso ser encapuzado que caminha no fundo de dois flashbacks, justo quando os atores estão fazendo algo para distrair o público. Com a revelação de que Gonzalez não está morto, minha suspeita é que esta pessoa é justamente o álibi do mágico, alguém que o ajudou na grande farsa.

Outro detalhe não tão importante é o status de subjugado do pai do aniversariante, Antônio. Até então não considerava ele um verdadeiro suspeito, mas com os flashbacks mostrando o jeito que Dona Fernandes tratava ele, desenvolvi uma nova teoria: ele ajudou Gonzalez a ‘se matar’ para poder colocar a sua esposa atrás das barras.

Afinal, todos nós temos um limite, um ponto onde não aceitamos mais a situação que a vida nos deu. E O Grande Gonzalez, como um todo, é sobre isso. Cada personagem vê a bagunça que a sociedade lhe causou, não aceita, e tenta construir algo novo. O palhaço quer fazer um esquema, Gerardi quer vingança, a Assistente de Palco quer uma vida melhor. Agora resta ver o que Gonzalez quer.

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER