O Grande Gonzalez 1×07 — Gonzalez 2

O Grande Gonzalez perde o fio da meada com dois Gonzales em Gonzales 2. Hein?

Aposto que tem um clímax vindo aí.” — GONZALES, O Grande

Vamos começar admitindo que a revelação em A Madrasta de que Gonzales estava vivo poderia ter ido para um caminho muito maior. A série poderia ter tentado nos convencer de que a morte do mágico era uma alucinação coletiva, trabalho da KGB, ou, pior ainda, que o Gonzalez vivo era um irmão gêmeo morto. O caminho escolhido, de que ele era um impostor (ou impostor impostor) faz sentido no contexto da série, mas não deixa de ser confuso.

O problema é que a revelação dos dois Gonzales não é executada perfeitamente. A distinção entre os dois personagens acaba sendo muito fraca, nada mais do que um bigode e um rabo de cavalo, tanto que por um bom tempo eu achei que os dois Gonzales haviam mudado de corte de cabelo acidentalmente. E como os dois personagens não tem uma personalidade tão diferente assim, a confusão fica muito mais fácil.

Mas o maior problema por trás da revelação é que no final ela não contribui muito para o desenvolvimento da história. Sim, existia um outro Gonzalez, mas isso não muda o fato que um Gonzalez foi morto. A existência desse segundo Gonzalez não modifica um flashback ou dá um detalhe adicional sobre uma pista. Se o episódio anterior tivesse acabado com eles indo para a mulher da Central de Inteligência com o celular perdido de Gonzalez, eles teriam chegado ao mesmo tempo.

luis-loblanco-gonzalez-o-grande-gonzalez-1x07

Parece que a razão por trás de tanta bagunça é que os produtores queriam dar mais tempo para Luis Loblanco. O que não é problema, já que ele é um ator fantástico (a cena em que ele mostras as duas personalidades interagindo entre si é uma excelente paródia do clichê do assassino bipolar) e brinca com a metalinguagem da série como ninguém.

Mas pessoalmente preferiria menos Loblanco, se a série não tivesse tomado a esquina errada só pra ver mais do ator por trás do mágico rechonchudo.

Gonzalez 2 é pra ser uma demonstração da habilidade de Loblanco, assim como A Madrasta é para Clarice Falcão, O Palhaço para Fábio Porchat, e assim vai. O problema, entretanto é que todos esses episódios sabiam balancear momentos comédia para os atores brilharem e o desenvolvimento da história em geral.

Se Gonzales 2 consegue algo, é criar mais questões: a assistente de palco trabalhava com qual Gonzales? Gerardi era inimigo de qual Gonzales? Como Dona Fernandes sabia que Gonzales estava vivo? A bipolaridade de Gonzales (2?) era uma piadinha ou algo que vai voltar? Esta última é a questão mais problemática. Se for revelado em futuros episódios que nunca houve dois Gonzales, então Gonzales 2 vai parecer mais e mais com um episódio cheio de ‘reviravoltas’ bizarras que não mudam nada, a la Ryan Murphy.

Crédito deve ser dado aos roteiristas (e novamente, a Loblanco, Antônio Tabet e João Vicente de Castro) que o meu maior sentimento durante o episódio era “isso é engraçado” e não “isso não faz o menor sentido”. Infelizmente, Gonzales 2 não adiciona nada a complexa teia de relações e pistas do mistério e nem providencia tanto assim do comentário social sutil que a série produz com tanta facilidade.

No final das contas, Gonzales 2 é o famoso episódio mais ou menos que toda série tem ao menos uma vez. Que o episódio é mais ‘mais’ do que menos é um sinal de que talvez tudo isso há de passar. Como Gonzalez diz no episódio, tem um clímax vindo aí. Mas será que a espera vai valer a pena?

[taq_review]

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER