O Grande Gonzalez: Fox arma o circo com debut do Porta dos Fundos

Primeira série para televisão do Porta dos Fundos, O Grande Gonzalez chega à tela da FOX esta segunda, às 22h.

O Grande Gonzalez

Você poderia se perguntar “qual a necessidade do Porta dos Fundos ter uma série de TV?”, e sua pergunta faria total sentido.

Mas é válido dizer que o grupo de comediantes e roteiristas que nasceu para ser o maior canal do YouTube já cumpriu seu objetivo com a rede de vídeos do Google. Talvez o grupo precisasse de outro objetivo, mesmo sem deixar o “tradicional” de lado. Ainda bem!

Em tempos de Lei Rouanet, com canais de TV a cabo preenchendo grade com produções originais (lastimáveis, na grande maioria), faltava algo realmente original.

Os fãs do Porta não vão se decepcionar. O humor ligeiro e carioca permeia todos os minutos dessa comédia considerada “difícil” por seu criador e roteirista, Ian Raul Samarão Brandão Fernandes — Ian SBF, para a galera. O Grande Gonzalez não é difícil de entender. Difícil é parar de rir.

Ian contou que suas principais referências foram Breaking Bad (!) e a comédia non-sense Unbreakable Kimmie Schmidt, ambas assistidas durante a época em que desenvolveu o projeto. E, por coincidência, em nosso país ambas são sucessos de um também não-tradicional-meio, a Netflix.

A Premiere

O Grande Gonzalez

O elenco, roteiristas e executivos da Fox estiveram presentes no evento de lançamento da série em São Paulo, nesta quarta-feira. A festa aconteceu em um buffet infantil e todos puderam aproveitar momentos nostálgicos no carrinho de bate-bate, entre um brigadeiro e outro. É claro que o primeiro episódio foi exibido, seguido por uma entrevista coletiva.

O material foi bem recebido por todos, que riram, bateram palmas e se emocionaram perguntaram pela Judite. Aliás, Judite não estará na série. Porém, algumas referências as esquetes do Porta dos Fundos poderão ser notadas pelos fãs mais atentos — como a piada do palmito, ou mesmo escolhas do elenco, já que Tabet mais uma vez é um policial.

Apesar de inovador e um pouco maluco, não podemos classificar a série como non-sense. Tudo o que vemos faz sentido na cabeça de seus personagens. Você conhecerá a equipe de uma festa infantil que tem sua rotina passada a limpo por uma dupla de policiais que investigam a morte de um mágico por afogamento.

Como é de se esperar, a solução do crime virá no episódio final (dã), o décimo. E mesmo assistindo a apenas um episódio, todos queriam saber da segunda temporada. Será que o Porta está criando a primeira série antológica brasileira? Apresentando uma história diferente a cada temporada, reunindo o mesmo elenco? Segundo Fábio Porchat, saberemos apenas no episódio final.

O Grande Gonzalez

O Grande Gonzalez

Luis Lobianco é o protagonista da série. Ele vive (e morre) como o mágico Gonzalez. Sua misteriosa morte por afogamento enquanto trabalhava numa festa infantil levanta suspeitas, que serão investigadas em 10 episódios de 30 minutos cada, com interrogatórios bizarros que levarão ao verdadeiro autor do homicídio.

O que a princípio parecia um acidente, logo se revela uma suspeita de assassinato. Dois policiais têm que desvendar os últimos dias do ilusionista e quais foram os passos dele, das testemunhas e dos suspeitos durante a festa infantil.

Enquanto os detetives escavam o passado recente dos que trabalhavam na festa, os investigados arrancam detalhes inimagináveis sobre os policiais. O principal artifício é o jeitinho brasileiro. De quase nada servem estes interrogatórios. Eles só deixam a investigação ainda mais tumultuada, com depoimentos falsos ou desconexos.

A única certeza é de que o morto tinha talento para fazer inimigos.

A série foi totalmente desenvolvida para a FOX. Tem humor sarcástico e escrachado, muito bem misturado a um motor de mistério. Com uma estrutura não linear, o quebra-cabeça do submundo das festas infantis vai sendo montado. E uma mesma história é contada diversas vezes, de maneiras diferentes.

Como dito, a série tem roteiro de Ian SBF, que também assume a direção junto a Gregorio Duvivier e Gabriel Esteves. Estão no elenco, além de Lobianco, Antonio Tabet e João Vicente de Castro (policiais Lucimar e Wagner), Fabio Porchat (palhaço Pirocadete), Gregório Duvivier (mágico Gerardi), Gabriel Totoro (o vendedor de cachorro-quente, Jurandir), Thati Lopes (Vanessa, a assistente de palco de Gonzalez), Rafael Infante (João, o cameraman), Camilo Borges (Camilo, pai do aniversariante), Clarice Falcão (madrasta Rebeca) e Flávio Pardal (Antônio, o dono da casa de festas).

O Grande Gonzalez estreia dia 2 de novembro, às 22h, com episódios de segunda a sexta-feira, na FOX.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER