O grande Peter Dinklage

Ficha Corrida

Nome completo: Peter Hayden Dinklage

Apelido: Pete

Idade: 42 anos

Signo: Gêmeos

Altura: 1,35m

Estado civil: Casado

Curiosidade: Foi dublê em um episódio de Oz

Tamanho não é documento

Peter Dinklage nasceu em New Jersey, no dia 11 de junho de 1969, filho de Diane, uma professora de música de uma escola infantil, e John, um vendedor de seguros aposentado. Apesar dos seus pais — e seu irmão mais velho — terem altura normal, ele nasceu com acondroplasia, uma forma de nanismo na qual o corpo é perfeitamente formado, mas os ossos dos braços e das pernas não crescem o suficiente.

Isso, obviamente, não impediu Peter de seguir seu grande sonho de ser ator. Então, após se formar em teatro pela faculdade Bennington, em 1991, ele seguiu para Hollywood e, quatro anos depois, fez sua estreia em grande estilo no filme Vivendo no Abandono no qual contracenou com seu hoje colega de trabalho na HBO, Steve Buscemi (Boardwalk Empire).

Ainda em 1995, ele fez seu debut na TV em um episódio de Seinfeld, mas ele não chegou a aparecer em cena, apenas fez a voz de alguém ao telefone e nem chegou a ser creditado por isso. Sua primeira aparição na telinha rolou apenas em 2001, na desconhecida série The $treet.

Depois de fazer uma participação em Third Watch e mais um punhado de filmes fracassados, Peter conquistou o primeiro destaque de sua carreira e as primeiras indicações a prêmios com o filme O Agente da Estação, em 2003. Com isso, ele começou a ganhar mais espaço em Hollywood.

Eu não gosto que as pessoas sejam cautelosas e fiquem escolhendo as palavras perto de mim porque sou anão. Há pessoas em pior estado do que eu.”

Dentre seus trabalhos mais conhecidos no cinema, podemos citar Um Duende em Nova York com Will Farrell, Sob Suspeita com Vin Diesel, As Crônicas de Nárnia — Príncipe Caspian e Pronta para Amar com Kate Hudson.

Na telinha, o ator participou das comédias I’m With Her e 30 Rock e do drama adolescente Life As We Know It, fez parte do elenco regular da ficção Threshold e fez um arco de episódios no drama Nip/Tuck até se tornar o esperto Tyrion Lannister em Game of Thrones e sair arrebatando prêmios (e indicações) por sua performance, entre eles o Emmy e o Globo de Ouro.

Com o reconhecimento, chegou também mais convites para trabalhos de maior visibilidade como a animação A Era do Gelo 4 e a comédia A Case of You que conta com um elenco recheado de estrelas como Evan Rachel Wood, Busy Philipps, Brendan Fraser e Vince Vaughn.

Se na carreira, Peter não deixou sua estatura limitar sua ambição, na vida pessoal, ele seguiu pelo mesmo caminho e se casou em 2005 com Erica Schmidt, uma diretora de teatro de 1,67m de altura. Os dois tiveram a primeira filha no final do ano passado.

Se continuar assim, ainda vamos ouvir muito falar deste pequeno grande homem.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER