O inesquecível Matthew Perry

Ficha Corrida

Nome completo: Matthew Langford Perry

Apelido: Matty

Idade: 41 anos

Altura: 1,83m

Signo: Leão

Fluente em: Inglês e francês

Marca registrada: Senso de humor

Times do coração: Ottawa Senators (hóquei) e Toronto Blue Jays (beisebol)

Episódio predileto de Friends: “Aquele do blecaute” — S01E07

Frase favorita de Chandler Bing: “Eu queria ser uma lésbica… Eu disse isso em voz alta?!”

Esta é a sua vida

Matthew Perry nasceu em 19 de agosto de 1969 em Williamstown, Massachusetts, mas foi criado em Ottawa, Ontario, depois que sua mãe Suzanne Morris, agente de imprensa, e seu pai John Bennet Perry, ator, se divorciaram quando ele ainda era um bebê.

Além do divórcio, Matthew teve que enfrentar outro duro golpe quando criança: ele perdeu a ponta do dedo médio de sua mão direita quando prendeu a mão em uma porta no maternal. Eu falei que tinha sido um duro golpe… O garoto, porém, não ficou com nenhum trauma e tornou-se um ávido amante do tênis. Ele começou a jogar quando tinha apenas 4 anos e chegou a ser o jogador número 2 em Ottawa, quando tinha 13.

Além do tênis, Matthew tinha outra paixão: atuar! Ele fez várias peças na escola e, aos 15 anos, resolveu se mudar para casa do pai em Los Angeles, para testar suas habilidades tanto no esporte quanto no entretenimento. (In)Felizmente, Matthew logo percebeu que teria uma dura competição nos Estados Unidos e resolveu desistir do tênis e se dedicar integralmente a atuação, o que resultou também em deixar de lado os planos de frequentar a University of Southern California.

Matthew fez várias participações em séries de TV antes de ter seu primeiro papel de destaque na série Second Chance, que estreou em 1987 e teve apenas uma temporada. Um ano depois, era a vez de estrear no cinema com Uma Noite da Vida de Jimmy Reardon, filme estrelado por River Phoenix. Depois disso, Matt fez participações especiais em muitas sériesde sucesso, como Growing Pains, Beverly Hills 90210, Who’s the Boss? e Caroline in the City. Nessa época, Matt fez teste para viver Billy Campbell em Melrose Place, mas infelizmente não ganhou o papel.

Em 1993, Perry e seu amigo de longa data Andrew Hill Newman tentaram vender o piloto de uma sitcom chamada Maxwell’s House, sobre um grupo de amigos de vinte e poucos anos, para NBC, porém a emissora já tinha uma sitcom nesse estilo em andamento. E adivinhem que sitcom era essa? Pois é! Chateado por ter sua ideia rejeitada pela emissora, Matthew nem sequer se interessou em fazer teste para o elenco dessa série. Porém, quando o piloto de LAX 2194, uma ficção científica que ele estrelaria não foi escolhido pela emissora, ele aceitou o convite para fazer o teste para viver Chandler Bing. E ele nem precisou ler o roteiro, pois já o sabia de cor por ter ajudado um amigo a ensaiar as cenas. Matthew foi o último do elenco a ser escolhido. Na verdade, ele fez o teste na sexta e começou a filmar na segunda. Isso é o que eu chamo de eficiência!

Segundo os próprios produtores, Matthew tem um humor tão inteligente que várias de suas piadas e brincadeiras foram inseridas em Friends. Além disso, o mais jovem do elenco conseguiu ser o único a nunca receber uma indicação ao Framboesa de Ouro, prêmio dado aos piores e, em contrapartida, foi indicado ao Emmy em 2002. E aqui vai mais uma curiosidade: seu pai participou de um episódio de Friends, interpretando o pai de Joshua (Tate Donovan), namorado de Rachel. Se você ficou curioso para conhecê-lo, assista a cena!

Enquanto isso, no cinema, em 1994, ele recusou um papel no arrasa-quarteirão Independence Day e só em 1998 estrelou seu primeiro filme como protagonista, a comédia romântica E Agora Meu Amor? ao lado de Salma Hayek. Seu primeiro grande sucesso, porém, veio dois anos depois com Meu Vizinho Mafioso, co-estrelado por Bruce Willis.

Eu acabei de descobrir que há várias páginas na internet dedicadas a desvendar se sou gay ou não.

Em 2003, Matthew fez sua estreia no teatro, no revival da peça de David Mamet Sexual Perversity in Chicago ao lado de Minnie Driver e Hank Azaria em Londres. Fisgado pelo teatro, Matthew e seu pai atuaram juntos em The Whole Banana.

Conhecido por seus dotes cômicos, principalmente por seu papel em Friends, Matthew tem uma bela trajetória no drama também, tendo como ponto alto o papel de Conselheiro da Casa Branca Joe Quincy na série The West Wing, que lhe gerou outras duas indicações ao Emmy, em 2003 e 2004.

Com o fim de Friends, Matthew foi para NBC, onde primeiro dirigiu um episódio da série Scrubs, no qual também fez uma participação especial ao lado de seu pai, que interpretou o pai de ser personagem. Logo depois, Matthew e seu amigo de The West Wing, Brad Whitford estrelaram a promissora Studio 60 on the Sunset Strip. Infelizmente, o público médio (ou seria, medíocre?) americano não “comprou a ideia” da série, que acabou cancelada após uma única temporada.

Além de ser um homem de muitos talentos, Matthew também dedica-se a causas sociais e humanitárias, como ser o anfitrião do baile anual da Fundação Lili Claire, que levanta fundos para crianças que nascem com a síndrome de Williams e outras doenças neurológicas. Foi por esta instituição, inclusive, que ele disputou o Celebrity Poker Showdown por duas vezes, mas acabou sendo derrotado por seus oponentes. Ele contribui com muitas outras instituições.

Em 2006, Matthew estrelou o filme da TNT The Ron Clark Story¸no qual interpretava o personagem-título, um professor que vai para escola mais barra-pesada do país. Sua atuação lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro e ao SAG, o prêmio do sindicato dos atores.

E parece que o humor é realmente um grande atrativo no que diz respeito a mulheres. Matthew tem uma longa lista de namoradas famosas: Kristin Davis (Sex and the City), Neve Campbell (Pânico) e, até mesmo a estrela Julia Roberts. Há rumores de que ele também teve um caso com Lauren Graham — a Sarah Braverman de Parenthood (achou que eu fosse escrever Lorelai, né? risos) — mas os dois juram que sempre foram apenas bons amigos.

Matthew também teve sua parcela de problemas. E sérios! Ele se viciou em Vicodin, o forte analgésico no qual o Dr House também era viciado, depois que sofreu um acidente de jet ski. Ele se internou duas vezes na rehab e tem se mantido “limpo” desde sua última internação em 2001. Além disso, em 2002, o ator recebeu um ultimato dos chefões da Warner sobre seu ganho de peso. Na ocasião, sua amiga de elenco, Jennifer Aniston, se ofereceu para ser sua personal trainer.

Atualmente, Matthew continua morando em Los Angeles e tem um novo piloto para estrear no comeeço de 2011, a comédia da ABC Mr Sunshine. Fica registrada nossa torcida para que dessa vez ele emplaque e fique na telinha por muito tempo!

Sobre o Autor

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Personagem afeminado de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

Wanessa tá de clipe novo. E o clipe define o que "é ruim mas é bom".

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!