O infiltrado Damian Lewis

Ficha Corrida

Nome completo: Damian Watcyn Lewis

Idade: 41 anos

Altura: 1,85m

Signo: Aquário

Estado civil: Casado

Antes da fama… vendia alarme de carros pelo telefone

Curiosidade: Damian toca guitarra e piano

Americano só na TV

Muitos fãs que acompanham Damian toda semana em Homeland interpretando Nicholas Brody com um sotaque americano perfeito mal podem imaginar que ele, na verdade, nasceu em Londres, no dia 11 de fevereiro de 1971, filho de Charlotte e Watcyn Lewis, um corretor da bolsa.

O interesse dele pela atuação nasceu cedo e, aos 12 anos, o garoto já havia atuado em cinco operetas. Aos 16, ele decidiu transformar a paixão em profissão e, para isso, estudou na Guildhall School of Music and Drama, ao lado de outros futuros astros como Joseph Fiennes (American Horror Story: Asylum) e Daniel Craig (o atual James Bond).

Acostumado ao teatro — uma vez que fazia parte da renomada companhia Royal Shakespeare — Lewis fez sua estreia na TV britânica, em 1993, com o filme Micky Love. No cinema, ele só apareceu em 1997, no filme Robinson Crusoe. Mas nenhum dos dois trabalhos (ou os outros que se seguiram) chamou atenção de Hollywood.

Seu passaporte de entrada na meca do cinema foi o espetáculo Hamlet, que foi visto por um certo Steven Spielberg. Foi ele quem deu a Lewis o papel que alavancaria sua carreira — do Major Richard Winters em Band of Brothers, minissérie da HBO em parceria com a BBC, em 2001.

Logo depois, Lewis participou de outra minissérie — A Saga da Família Forsyte, de 2002 — trabalho pelo qual o ator recebeu ótimas críticas e o expôs ainda mais ao público americano, assim como sua participação no filme O Apanhador de Sonhos, adaptado do romance de Stephen King.

Eu costumava tirar os sapatos para atravessar a rua para ficar parecido com o Paul McCartney na capa do álbum.”

Desde então, o ator apareceu em um grande número de filmes pouco conhecidos até que, em 2007, estrelou sua primeira série de TV, que também tratava de um homem tendo que se readaptar a vida depois de passar anos aprisionado. A diferença é que na série da NBC, ele é um policial que volta ao trabalho depois de passar anos preso por um crime que não cometeu.

Infelizmente, a série sofreu as consequências da greve dos roteiristas de 2007–08: depois de uma primeira temporada curta (e um grande hiato), a segunda temporada estreou elogiada pela crítica, mas sem conseguir atrair a mesma audiência, o que acarretou mudanças de horário e, por fim, seu cancelamento, em 2009.

Passeando com sua mulher e os dois herdeiros… quando ainda eram bebês!

Sua segunda experiência como protagonista em uma série de TV, porém, vem se mostrando muito melhor sucedida até agora. Como o sargento Nicholas Brody do drama da Showtime, Homeland, Damian ganhou o Emmy de melhor ator em drama deste ano, além de ter sido indicado ao Globo de Ouro. E quem acompanha a série, sabe que isso pode ser apenas o começo…

Como todo bom inglês, Damian é fanático por futebol e, sempre que pode, vai ao estádio assistir jogos do Liverpool, seu time do coração. Ele também reserva um tempo para fazer o bem. Ele ajuda inúmeras instituições de caridade, sendo inclusive o patrono de uma delas — a Scene & Heard para crianças carentes londrinas.

O ator é casado desde 2007 com a também atriz Helen McCrory — que você deve conhcer como Narcissa Malfoy dos filmes da franquia Harry Potter. O casal tem dois filhos: a menina Manon, de 6 anos, e o garoto Gulliver, de 5.

E como todo bom “infiltrado”, Lewis mantém duas casas: uma em sua terra natal, e outra em Los Angeles, de onde a gente espera que ele não saia tão cedo.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER