O irreverente Mateus Solano

mateus-profile

Ficha Corrida

Nome completo: Mateus Solano S. Carneiro da Cunha

Idade: 32 anos

Altura: 1,89m

Signo: Peixes

Estado civil: Casado

Viciado… em comida apimentada

Era… um aluno regular, passava de ano raspando

Mais um candango fazendo a diferença

Último dia da Semana Brasil no Box de Séries, e a Perfil não podia ficar de fora. Mateus Solano vem fazendo um grande sucesso interpretando o personagem Félix em Amor à Vida. Mas nem sempre foi assim, o ator teve que lutar muito para alcançar o estrelato. Vamos conhecê-lo melhor?

Mateus nasceu em Brasília, Distrito Federal, no dia 20 de março de 1981. Filho de pai diplomata, Mateus foi criado no Rio de Janeiro pela mãe, psicóloga, desde a separação dos pais, quando ele tinha cinco anos. Antes disso, morou em Washington, nos Estados Unidos, e em Lisboa.

O teatro entrou em sua vida nas aulas curriculares da Escola Parque, na Gávea, onde estudou durante 13 anos. Mas o lado artístico vem de família, já que o mesmo é primo das também atrizes Juliana e Gabriela Carneiro da Cunha. Formou-se em Artes Cênicas pela UniRio. Solano fez o Tablado e um estágio na prestigiada companhia francesa Théâtre du Soleil, levado por sua prima Juliana.

mateus_ruivo

Mateus já fez mais de 30 peças de teatro no Rio e São Paulo. Sua história na televisão começou no extinto Linha Direta, no episódio O Caso de Zuzu Angel, interpretando Stuart, filho de Zuzu.

Em 2007, ele participou da série Sob Nova Direção e das novelas Pé na Jaca e Paraíso Tropical. O rosto do ator ficou marcado na mente dos brasileiro quando ele estrelou propagandas para operadora Oi em 2008. E ainda gravou uma série para celular chamada Mateus, O Balconista, atualmente em exibição no canal Woohoo.

No mesmo ano Mateus fez sua estreia no cinema no filme Linha de Passe, dos diretores Walter Salles e Daniela Thomas. O filme foi aplaudido durante nove minutos durante o Festival de Cannes. No longa é explorada a vida de quatro irmãos do subúrbio de São Paulo lutando pelos seus sonhos.

Depois disso, mais uma vez, foi colecionando participações em seriados da Rede Globo, como Casos e Acasos, Faça Sua História e Maysa — Quanda fala o Coração. Sendo que nessa última foi quando o ator ganhou destaque e sua carreira definitivamente decolou. Em 2009, Mateus deu vida aos gêmeos Jorge e Miguel na novela Viver a Vida, mostrando todo o seu poder de atuação.

Passei muito aperto no início da carreira. Fiz inúmeras peças sem ganhar nada. Se não fosse o apoio da família, eu teria descambado para outra coisa. Poder sair da casa da minha mãe, há três anos, foi um alívio.”

mateus-solano

Em 2011 o ator participou de Morde & Assopra, do autor Walcyr Carrasco, na pele do cientista Ícaro. No mesmo ano fez uma participação especial na série A Mulher Invisível. No ano seguinte, participou de mais duas séries, As Brasileiras e o remake de Gabriela.

Este ano ele interpreta o vilão Félix na novela Amor à Vida e seu personagem já caiu na graça do povo com seus bordões engraçadíssimos. Além disso, por interpretar um homossexual, Mateus vem conseguindo romper barreiras e entrar em assuntos controversos. Boa parte dessa discussão vem de Walcyr Carrasco, mas se não fosse pela genialidade de Mateus, talvez o personagem passasse despercebido.

Mateus é casado com a também atriz Paula Barun. Os dois trabalharam juntos em Amor à Vida, e Mateus protagoniza a peça Do Tamanho do Mundo, dirigida por Jefferson Miranda e que marca a estreia de Paula como autora. O casal tem uma filha, Flora, que tem dois anos de idade. Mateus pode salgar a santa ceia sempre que quiser, não é, meu doce? A gente deixa!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER