O literário Martin Freeman

Martin Freeman

Nome inteiro: Martin John C. Freeman

Idade: 42 anos

Aniversário: 8 de setembro

Signo: Virgem

Casado com: Amanda Abbington

Curiosidade: Não dirige!

É… Vegetariano

ELEMENTAR MEU CARO MARTIN!

Lá estava eu procurando spoilers dos próximos capítulos das minhas séries favoritas (sim, eu ADORO), vendo promos e fuçando algumas informações que os produtores poderiam ter acidentalmente vazado, quando me deparo com imagens da season finale de Fargo. Basta dizer que o nosso querido Martin Freeman estava um pouco diferente do seu usual — de uma maneira que deixaria tanto Sherlock como o Gandalf bem orgulhosos.

E gente, só de atuar — praticamente ao mesmo tempo — em adaptações cinematográficas de obras do Sir Arthur Conan Doyle e J. R. R. Tolkien, o moço merece uma estrela na Calçada da Fama, um Emmy, um Oscar e, é claro, seu Perfil aqui no Box!

Benedict  e Martin: Elementar meu caro Watson!

Nascido em Aldershot, Inglaterra, Martin cresceu perto de Londres. Filho de Geoffrey e Filomena Freeman, o mais novo de cinco irmãos não teve uma infância tão tranquila assim: seus pais se separaram quando ainda era pequeno, e aos 10 anos seu pai morreu em decorrência de um ataque cardíaco. Já não bastasse os problemas familiares, o menino ainda precisou passar por uma operação no quadril, devido a um problema em uma de suas pernas. Acho que podemos oficialmente dizer que Martin deu a volta por cima não é mesmo?

Mas agora vamos à parte boa de sua vida! Freeman sabia exatamente o que queria fazer da vida, e assim que se formou na escola católica da sua cidade, já se matriculou na conceituada Escola Central de Expressão e Drama. Logo no início da carreira, atuou em várias produções no Teatro Nacional de Londres.

Demorou um pouco, mas em 2001 Freeman teve o primeiro grande avanço na carreira com a série de televisão britânica The Office. Criada por Ricky Gervais, a comédia provou ser um grande sucesso. Freeman, especialmente, tornou-se querido para o público com sua interpretação de Tim Canterbury, um amável representante de vendas com uma queda pela recepcionista da empresa.

Eu amo música, mais do que tudo. Mas se eu pudesse ter as bandas aqui, tocando na minha casa, eu gostaria muito. Não sou um cara que vai aos festivais e shows. Eu sou uma criatura de hábitos, gosto de conforto, purê de batata e de abraços. E do nosso sofá mole. Talvez muito mole — é difícil de se levantar às vezes”

E a boa fase não parou por aí. Da televisão Martin rapidamente pulou para as telas dos cinemas! Em 2003, ele fez parte de um elenco ESTRELAR na comédia romântica Love Actually. Sério, foi o “ator pornô” mais fofo da história.

Comédias românticas de um lado e ficção científica em outro: menos de dois anos depois Freeman já estava escalado para a adaptação cinematográfica do romance de Douglas Adams, O Guia do Mochileiro das Galáxias. Todos os nerds agradecem.

Bilbo Bolseiro!

Como se não bastasse fazer apenas adaptações de livros para o cinema, o moço resolveu entrar de cabeça em Sherlock, a nova série da BBC. Nesta releitura moderna das obras de Sir Arthur Conan Doyle, Freeman interpreta nada menos do que o famoso Dr. John Watson, o assessor/ajudante/fiel escudeiro do detetive Sherlock Holmes (o fantástico Benedict Cumberpatch). Freeman ganhou um prêmio BAFTA em 2011 e recebeu uma indicação ao Emmy de 2012 por seu trabalho na série!

Justamente por conta do sucesso de seu papel como Watson, Freeman foi escolhido para viver o protagonista de O Hobbit: Uma Jornada Inesperada. Interpretando Bilbo Bolseiro, o filme do diretor Peter Jackson — o mesmo da trilogia do Senhor dos Anéis — foi uma super, hiper, mega produção lançada em dezembro de 2012. A sequência, O Hobbit: A Desolação de Smaug, saiu no finalzinho do ano passado, e apesar de já gravadinho, esperaremos um pouco até a chegada do terceiro e final capítulo dessa história — O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, que estará em cartaz somente no Natal.

Fargo! Corre lá pra ver!

E pra quem não quer esperar pra ver o trabalho de Martin nos cinemas, basta acompanhar Fargo! A minissérie baseado do filme dos irmãos Cohen tem um elenco maravilhoso e está sendo aclamada pelo público e pela crítica. São só 10 episódios, dá tempo de ficar em dia rapidinho!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  • Legal! uma correção: ele já havia sido escalado para fazer o Hobbit, antes de Sherlock. Mas o filme demorou muuuuito para sair (o diretor seria o Guillermo del Toro, mas por causa da demora ele saiu da equipe e tiveram que esperar o Peter Jackson, que estava na produção, assumir a direção pra fechar com os atores…) aí o Martin já tinha assinado a segunda temporada da série com a BBC. Isso é contado nos dvds da coleção do Hobbit, que trás os bastidores, como foram as filmagens, escolha do elenco, etc. É bem legal.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER