O melhor e o pior de 2013 no mundo das séries

Walter White (Bryan Cranston) in the "Breaking Bad" Series Finale, "Felina."

2013 está dando seus últimos suspiros. E enquanto a maioria do pessoal está querendo que ele vá logo embora para encarar 2014 com as energias renovadas, não podemos deixar de dar aquela boa olhada para trás e avaliar o que rolou nele.

Por mais que não tenha sido um ano excepcional, 2013 teve seus grandes momentos. O maior deles talvez foi a despedida de BREAKING BAD, a série de Vince Gilligan que, em sua reta final, parece ter sido finalmente descoberta pelo mundo inteiro, que só falava em como a saga do professor de química transformado em rei do tráfico deveria terminar.

E a maioria ficou imensamente satisfeita! Diferente dos fãs de DEXTER que até agora não conseguiram digerir direito todas as bobagens que aconteceram em seu series finale (Lenhador? É sério mesmo?). Não que tenha sido novidade, afinal a série vinha se definhando desde o season finale da quarta temporada (o ápice dela). Mas ninguém esperava que o poço pudesse ser tão fundo.

Depois deste trauma, todo mundo começou a rezar para que HOMELAND, cria da mesma Showtime, não tenha um destino parecido. Sua terceira temporada foi muito irregular — como a segunda já tinha sido — e o final foi tão amarradinho que tem muito gente achando que deveriam ter dito logo que era series finale e terminar logo com isso antes que o pior aconteça.

Masters of Sex THUMB

Mas há vida inteligente na Showtime ainda, gente! E MASTERS OF SEX provou isso com maestria e ainda nos apresentou a incrível Lizzy Caplan. O caldeirão de emoções que ela é — em contraponto ao certinho Dr Masters — faz da série essa delícia de ser acompanhada. Até agora não entendi como puderam deixá-la de fora das indicações do Globo de Ouro.

Sobre isso, porém, eu já falei bastante aqui e não quero me repetir, até porque isso corresponde ao prêmio de 2014 e nosso assunto hoje ainda é 2013. E sobre o prêmio deste ano, uma coisa todos concordam: Tina Fey e Amy Poehler arrasaram como apresentadoras e arrancaram muitas gargalhadas sem apelação. Mal posso esperar pelo que elas nos reservam para o ano que vem.

Maior expectativa que essa só mesmo para saber o que a Netflix vai lançar a seguir, afinal ela dominou 2013, a começar por HOUSE OF CARDS, uma das melhores séries do ano. Foi um privilégio ter Kevin Spacey na telinha e mal posso esperar pelas armações que ele vai aprontar na segunda temporada.

E o que dizer de ORANGE IS THE NEW BLACK? A série virou uma queridinha instantânea e nos apresentou um elenco inteiro de revelações. E o serviço de streaming ainda proporciou o retorno de ARRESTED DEVELOPMENT. Como não virar fã?

Agents of S.H.I.E.L.D. THUMB

Se a Netflix foi o ponto alto da temporada, o baixo foi, sem dúvida, a FALL SEASON e sua enxurrada de séries medíocres com temas requentados. E o troféu de maior decepção ficou para MARVEL’S AGENTS OF S.H.I.E.L.D., que era uma das mais aguardadas do ano, principalmente depois do sucesso de Os Vingadores no cinema.

Não sei se foram os personagens clichês, a simplicidade das histórias ou a abordagem procedural, mas a expectativa era muito grande para nos contentarmos com tão pouco. Uma pena.

As séries veteranas também não ajudaram muito e duas das mais queridas patinaram bonito. THE WALKING DEAD ficou meia temporada para resolver um plot que deveria ter sido encerrado no ano anterior, enquanto AMERICAN HORROR STORY: COVEN desperdiçou o talento de atrizes do calibre de Kathy Bates em uma história boboca de bruxas que deixaria J K Rowling envergonhada.

Para limpar a barra só mesmo THE GOOD WIFE, que em sua quinta temporada — quando a maioria das séries começa a decair (ou já estão em franca decadência) — conseguiu se revigorar de tal forma que hoje é apontada por 9 entre 10 amantes de seriados como a melhor série no ar atualmente. O drama só não é unanimidade porque SCANDAL vem ganhando cada vez mais fãs.

got 3x09

Embora, essas duas séries tenham proporcionado ótimos momentos e Breaking Bad tenha deixado todos de queixo caído com Ozymandias, nada foi mais comentado do que o Casamento Vermelho de GAME OF THRONES.

Mesmo para quem leu o livro, acompanhar aquelas cenas materializadas diante de nossos olhos foi algo que deixou todos boquiabertos. Até Khaleesi e seus dragões ficariam perplexos com tudo aquilo. Certeza!

Por falar em banho de sangue, se teve uma coisa que deu certo em 2013 foram os serial killers. HANNIBAL, BATES MOTEL, THE FOLLOWING e THE FALL deram o que falar, cada uma a sua maneira. E tivemos também James Spader em THE BLACKLIST, a surpresa da temporada que também tem um pézinho do lado negro da Força. E ainda tem gente que diz que o crime não compensa.

E se o segredo do sucesso é copiar o que já deu certo, era óbvio que uma série sobre clones faria sucesso, não é mesmo? Brincadeiras a parte, Tatiana Maslany virou queridinha interpretando várias cópias e ORPHAN BLACK é a nova ficção científica favorita da galera (órfã de Fringe).

Les Revenants

Para encerrar, não poderíamos deixar de olhar além do umbigo dos americanos e dizer que “oui, os franceses também sabem fazer boas séries” e provaram isso com a incrível LES REVENANTS.

A série que fez o mundo todo — inclusive os americanos que odeiam legendas — se curvar diante do mistério e drama dos mortos que voltam a vida (e isso não tem nada a ver com zumbis).

E que venha 2014, com muita saúde e sucesso para todos nós… e toneladas de criatividade para todos que tem a incrível função de nos divertir a cada semana!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER