O midas J J Abrams

Ficha Corrida

Nome completo: Jeffrey Jacob Abrams

Idade: 45 anos

Signo: Câncer

Altura: 1,70m

Estado civil: Casado

Marca registrada: produções high tech recheadas de ação e mistério

Filho de peixe…

O judeu J J Abrams nasceu no dia 27 de junho de 1966, em Nova Iorque, mas logo mudou-se para Los Angeles, por conta do trabalho de seus pais, Gerald W Abrams, um produtor de TV, e Carol, produtora executiva.

Desde cedo inserido no mundo do entretenimento, aos 16 anos, J J escreveu a música do filme de terror Nightbeast. Mas foi em seu último ano de faculdade que ele começou de fato sua carreira ao escrever o roteiro da comédia Milionário Num Instante, estrelada Jim Belushi (According to Jim).

Antes de se decidir pela vida de roteirista, porém, J J tentou a sorte como ator. É verdade, gente. J J fez sua estreia na frente das câmeras em uma ponta no filme Uma Segunda Chance, escrito por ele e protagonizado por Harrison Ford. Depois disso, ele ainda escreveu mais um roteiro — do mega sucesso Eternamente Jovem com Mel Gibson — e passou quatro anos só fazendo pequenos papéis em filmes como Seis Graus de Separação e Diabolique.

Então, em 1998, ele voltou para trás das câmeras em grande estilo, escrevendo o roteiro do arrasa-quarteirão Armageddon e estreando na TV como criador de Felicity, um dos maiores sucessos da década de 90, que arrebatou o prêmio Emmy em 1999 e fez de Keri Russell uma estrela.

Em 2001, ele fundou a produtora Bad Robot, em parceria com Bryan Burke, cujo primeiro projeto foi a série de espionagem Alias, outro grande sucesso na carreira do produtor, roteirista e diretor, que foi indicada ao Emmy e ao Globo de Ouro e transformou novamente sua protagonista em estrela, a bela Jennifer Garner.

E então veio Lost, uma ideia que caiu em suas mãos por conta do contrato que tinha com a Touchstone e que ele transformou em um dos maiores fenômenos da TV mundial. Com ela, J J Abrams ganhou dois Emmys, pelo roteiro e direção do piloto, além da série em si ter levado o prêmio de melhor drama em 2005.

Agora se você pensa que foi o sucesso em Lost que lhe garantiu seu primeiro grande trabalho como diretor de cinema, está muito enganado. Foi depois de assistir alguns episódios de Alias que Tom Cruise foi procurá-lo para capitanear o terceiro filme da franquia Missão: Impossível, o filme mais caro dirigido por um estreante até 2010, quando Tron: Legacy lhe tomou o título.

Eu nunca mais serei capaz de escrever tantos roteiros como fiz em Felicity e Alias. Eu simplemente estou muito impaciente ultimamente. Tudo que quero é ir para o próximo projeto.

Ainda em 2006, J J teve tempo para se envolver com mais duas séries de TV, What About Brian e Six Degrees, mas logo sua cabeça já estava em outros projetos, como Cloverfield, filme produzido por ele e dirigido pelo amigo de Felicity, Matt Reeves, e na criação de um novo fenômeno da TV, Fringe, duas produções de 2008 que ajudaram a consolidar o nome de J J na indústria do entretenimento.

O ano seguinte foi especial para ele, que como fã de carteirinha de Star Trek, realizou um sonho ao dirigir o 11º filme baseado na franquia criada em 1966. A produção foi um sucesso de crítica e público e, atualmente, J J já está trabalhando em sua continuação, que deve sair no verão de 2013.

Depois de tantos sucessos, tudo que leva o nome de J J Abrams, gera interesse instantâneo por parte dos fãs, sedentos pela sua nova grande criação. Mas nem tudo são flores, como por exemplo, o drama de espionagem a la Sr e Sra Smith, Undercovers, que estreou e naufragou na NBC em 2010.

Só que isso nem sequer arranhou sua reputação e, no ano seguinte, lá estava ele de novo com uma nova série com sua assinatura, Person of Interest, além dos projetos no cinema — a aventura cinematográfica Super 8 e mais um Missão: Impossível — Protocolo Fantasma.

Com tanto trabalho, não é de se estranhar que J J tenha uma vida familiar bastante pacata. Ele se casou em 1996 com a relações públicas Katie McGrath, com quem tem 3 filhos: Henry, 13 anos, Gracie, 12 e August, 5.

E ele já está com novidade na telinha, em mais uma série que envolve ilha e mistério: Alcatraz estreou essa semana nos Estados Unidos. Só nos resta acompanhar para descobrir se será um novo sucesso ou uma bola fora… Não que isso vá tirar o prestígio dessa verdadeira lenda viva da TV.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER