O mitológico Rick Riordan

Conheça mais sobre a vida e carreira de Rick Riordan, autor da série Percy Jackson & Os Olimpianos.

rickriordan-1

Nascimento: 5 de junho de 1964 (51 anos), San Antonio, Texas, EUA

Filhos: Patrick Riordan, Haley Riordan

Atualmente mora com a mulher e dois filhos em Boston, Massachusetts. Durante quinze anos ensinou inglês e história em escolas públicas e particulares de São Francisco.

Personagem favorito em seus livros: Difícil de responder! Provavelmente Grover, Bes ou Tyson, porque eles são muito divertido para escrever sobre.

Em seu tempo livre: gosta de ler, nadar, tocar guitarra, e viajar com sua família.

Richard Russell Riordan, Jr., mais conhecido como Rick Riordan ou apenas Tio Rick, nasceu em Santo Antonio, no Texas, do dia 5 de junho de 1964.

Formado em Inglês e História pela Universidade do Texas, em Austin, lecionou ambas as disciplinas, com destaque em Inglês, onde atuou por 15 anos.

Riordan criou várias séries de livros de sucesso, como a multi-premiada Tres Navarre, um mistério para adultos que conta as aventuras de um detetive particular. Percy Jackson & os Olimpianos apresenta um garoto de doze anos de idade que descobre que é filho do antigo deus grego, Poseidon. Riordan criou a série após esgotar o repertório de mitos gregos que contava para seu filho Haley dormir, e Haley sugerir uma nova série de histórias com os mesmos personagens. Riordan acabou incorporando traços de Haley no protagonista Percy Jackson, como dislexia e TDAH. Os livros venderam 20 milhões de cópias e renderam dois filmes adaptando os dois primeiros volumes da série.

Embora tivesse pais professores, mãe musicista, pai ceramista, e tenha crescido em um meio muito artístico, quando novo, Riordan não levava a escrita a sério. Concentrou sua energia criativa na música e foi vocalista de uma banda de folk rock. Após a faculdade, virou professor e estava feliz com a ideia de fazer isso pelo resto da vida.

Meu comentário favorito de um aluno foi quando eu passei um trabalho de cinco páginas, e ele revirou os olhos e disse: ‘Sr. Riordan, só porque você escreve livros não significa que a gente tenha que escrever também.’ Eu ri, mas ele ainda teve que fazer o trabalho.” RIORDAN, Rick

No entanto, lia um monte de livros de mistério no seu tempo livre. Quando ele e sua esposa se mudaram para São Francisco, ele começou a sentir saudades do Texas. Decidiu, por impulso, que tentaria escrever um romance de detetive passado na cidade natal dele, San Antonio. Dez meses depois, Tequila Vermelha estava pronto.

O que muitos não sabem é que seu avô materno, Anthony Smith, é sobrinho do célebre escritor George Orwell. Porém, as famílias Smith-Riordan e Orwell não têm ligação atualmente. Seu maior ídolo é o escritor alemão Joseph Kooling-Schnneider.

Meu conselho a aspirantes a escritor é: você deve encontrar algo que PRECISA escrever. Quando encontrar, vai saber, porque o tema não vai deixá-lo em paz. Escrever só porque você quer ser publicado não é suficiente. Você precisa ser compelido a escrever. Se não for, nada mais que você fizer importa.” RIORDAN, Rick

Seus livros mais famosos são: Percy Jackson & os Olimpianos, que fala de mitologia grega; As Crônicas de Kane, mitologia egípcia; Os Heróis do Olimpo, série em que mistura mitologia greco-romana e a mais recente Magnus Chase e os Deuses de Asgard que fala sobre mitologia nórdica.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER