O músico Billy Burke

Ficha Corrida

Nome completo: William Albert Burke

Idade: 46 anos

Altura: 1,88m

Signo: Sagitário

Estado civil: Casado

É… Fã de Elton John

De músico a ator

William Albert Burke nasceu em 25 de novembro de 1966, na cidade de Bellingham, em Washigton. Burke é mais conhecido pelo nome artístico de Billy Burke e muito antes de sua carreira como ator, ele começou a compor músicas com apenas 17 anos de idade.

O ator que cresceu escutando Elton John e Billy Joel nunca fez aula de música, porém começou a tocar piano por conta própria ainda adolescente, super autodidata. Depois de inúmeros fracassos com música solo, ele resolveu formar sua primeira banda chamada de “Hand In Hand”. Mas o grupo não durou. Ele ficaram juntos por um ano. Mais tarde o ator formou outro grupo chamado “Billy Black’s Outast Theater”, e teve um pequeno destaque no cenário musical.

Insatisfeito com o pequeno sucesso, Billy resolveu mudar de Seattle para Los Angeles. Aos poucos ele percebeu que, como músico, nunca conseguiria atingir o nível de sucesso que esperava. Acabou conhecendo o lendário produtor Phil Ramone, que na época trabalha na Warner Brothers Records.

O que lhe chamou atenção foi que Phil já tinha tocado com Billy Joel e Elton John, justamente os maiores ídoloes de Burke. Phil Ramone ofereceu sua casa em Nova York para que Billy tocasse em seu estudio. Porém, depois de gravar quatro canções, Billy Burke não recebeu uma resposta positiva.

Como você pode perceber, a música tinha muita influência na vida de Burke. Mas nunca foi sua única aspiração artística. Nos anos em que tentou encontrar seu lugar ao sol na música, ainda em Seatle, acabou fazendo alguns papéis em filmes independentes. Aos 25 anos, já em Los Angeles, acabou ganhando um pouco mais de destaque na área.

É válido ressaltar que Billy Burke nunca desistiu de sua carreira como músico, mas deixou florescer naturalmente seu trabalho cinematográfico, que o ajudava financeiramente. Depois de filmes independentes, Billy Burke foi contratado para várias participações especiais em séries de tv. Ele passou por títulos como Party Of Five, Gilmore Girls, 24 horasMonk.

Mas talvez você deva conhece-lo de Revolution, série da NBC criada por J.J. Abrams (Lost).

O ator contou recentemente que estava em um avião, indo para Las Vegas, quando seu empresário ligou e disse que o produtor de Lost gostaria de me conversar com ele. “Imediatamente peguei um avião de volta. J.J. e eu nos encontramos no final de semana. Ele só comentou do se tratrava e eu aceitei na hora.”

Entre os já citados filmes em que o ator recebeu destaque está Um Crime de Mestre (Fracture), no qual contracenou com Anthony Hopkins e Ryan Gosling. Burke também esteve em Brigada 49, com John Travolta e Joaquin Phoenix. Mas o sucesso chegou mesmo após a participação nos filmes da saga Crepúsculo. Neles o ator interpreta o policial Charlie, pai da personagem principal Bella.

Em 2008, Billy se casou com a atriz Pollyana Rose, com quem tem uma filha. Sua vida particular é muito restrita e o ator nunca comenta sobre ela. Com mais de 19 anos de luta para ingressar no mundo musical, o ator foi finalmente convidado para lançar seu primeiro álbum através do produtor Dave Darling.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER