O muso Rodrigo Santoro

Nome: Rodrigo Junqueira dos Reis Santoro

Idade: 38 anos

Aniversário: 22 de agosto

Signo: Leão

Namora a sortuda: Mel Fronckowiak

Eleito: a nona pessoa mais bonita do mundo pela revista People (2004)

Altura: 1,90 m

Preciso dizer que não foi tão difícil decidir quem seria o escolhido para o Perfil dessa semana. Quando comecei a minha pesquisa, super despretensiosa, já estava assistindo As Panteras detonando, e logo em seguida me deparei com essa notícia: “Rodrigo Santoro estrelará série de J. J. Abrams, Westworld”. Já não bastava o moço estar no auge da sua forma física sendo capacho da Demi Moore na minha frente, ele ainda acaba de ser confirmado pra uma super produção televisiva??!! Foram muitos sinais divinos para que eu pudesse deixar passar a chance de falar do nosso querido Xerxes!

Hilda Furacão: que cabelinho LINDO.

Filho de um engenheiro italiano e uma artista plástica, Rodrigo nasceu em Petrópolis. Viveu como um bom menino do Rio (calor que provoca arrepio) até atingir a maior idade. Dos 18 em diante, ele já tinha um nome artístico e um sonho. Na capital carioca, Rodrigo estudou na Oficina de Atores da Rede Globo por um ano e depois começou a cursar Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica (PUC). Ator e futuro jornalista, Santoro começou a fazer seus primeiros testes, e acredite: chegou a ser rejeitado em um teste para a minissérie Sex Appeal! Gente, como Rodrigo Santoro não entrou numa produção chamada Sex Appeal?? O mundo é muito contraditório.

O trabalho do ator é solitário. Estou viajando bastante. É um tal de fazer mala, ir pra cima e pra baixo. É bom conhecer o mundo, mas às vezes eu quero é estar em casa.”

Mas, para a nossa felicidade, ele não desistiu da carreira e, em 1994, aos 19 anos, foi convidado para atuar em seu primeiro trabalho na novela Olho por Olho. Depois de mais algumas participações pequenas foi a vez de receber o devido destaque na telenovela Explode Coração,em 1995. Ele realmente fez o nosso coração palpitar, e dos críticos também, já que no ano seguinte, fez a sua estreia no cinema, com o curta Depois do Escuro.

Mas sabemos que vida de artista não é sempre um mar de rosas, e com Santoro não foi diferente. A dificuldade em conciliar o trabalho na TV e os estudos fez com que ele abandonasse a faculdade para se dedicar ao seu personagem na novela O Amor Está no Ar, de 1997, mas convenhamos que ele teve um ótimo motivo: esse foi seu primeiro protagonista!

As Panteras: e tem gente que reclama da sua participação...

Tão novo e já no papel principal de uma produção?! Será que o Rodrigo aguentaria o tranco? Podemos dizer que essa pergunta foi respondida no ano seguinte, quando com apenas 23 anos, Santoro ganhou fama nacional ao participar de Hilda Furacão! Sempre tenho flashbacks da minha infância com o Frei Malthus na televisão!

Aproveitando o bom momento da carreira, Santoro logo aceitou encabeçar outra produção de peso, e, no ano seguinte, já estava interpretando o papel principal de Suave Veneno, exibida no horário nobre da TV brasileira. O moço estava no topo do mundo: atuando na emissora com maior audiência, no horário mais cobiçado.

Pronto para novos desafios, no ano seguinte Santoro migrou para outras plataformas artísticas: foi para o teatro com a peça D’Artagnan e os Três Mosqueteiros e para o cinema com os aclamados/premiados trabalhos Bicho de sete cabeças, Abril Despedaçado e Carandiru. Essa sequência assustadora de bons filmes só nos mostra que independente da idade, o cara realmente sabe escolher seus papéis.

Com os critérios e timing perfeitos o moço voltou ao horário nobre com a novela Mulheres Apaixonadas, fez a alegria de Camila Pitanga e da população brasileira, para logo focar em sua carreira internacional. Em 2003, Santoro embarcou para os Estados Unidos em um passo corajoso e arriscado. Ele literalmente “recomeçou”, foi de protagonista da novela das oito para participações secundárias (e até SEM FALAS), como foi na mega produção As Panteras Detonando.

Na época do filme As Panteras, falaram que meu cachê foi de US$ 1 milhão. Na verdade, quase paguei para atuar nele.”

Xerxes: Puro glamour

Mas podemos dizer que o seu esforço e paciência renderam. A fama internacional veio em 2006, quando o ator estrelou o seriado mais badalado da época, Lost. Tudo bem que o público não aceitou tão bem o personagem, que acabou tendo uma morte precoce na trama. Mas o que importa é que o moço foi notado por quem deveria, e no ano seguinte já estava escalado para viver o vilão mais dourado de todos os tempos, Xerxes, no filme 300.

Mas mesmo já ambientado em Hollywood, Rodrigo continuou com seus projetos paralelos. Em 2008, Santoro se destacou por seu trabalho nos filmes Che e ainda fez algumas aparições especiais na TV brasileira, com os seriados Hoje é dia de Maria e Som & Fúria.

Mesmo fora do país, ele manteve uma sensibilidade aguçada para perceber quais projetos realmente mereciam sua atenção, e a consequente volta ao Brasil. Em suas entrevistas, Rodrigo nunca descartou voltar e trabalhar na televisão definitivamente.

O cara fez Estrela Guia e hoje está em Hollywood. Ou seja: ainda temos chance!

Esse respeito com o público criou certo equilíbrio em seus projetos, o levando a revezar sempre o gênero e a nacionalidade de seus trabalhos, principalmente os filmes. Nos últimos anos, temos Rio 2, 300 — A ascensão do império (2014), O que esperar quando você está esperando e Heleno (2012)! Um totalmente diferente do outro: temos animação, homens de tanguinha, futebol e J-Lo! É muita diversidade!

E agora, pra completar toda vasta gama de projetos, o moço vai atuar na próxima aposta da HBO. Em uma série na qual Anthony Hopkins e Evan Rachel Wood vão trabalhar! Só nos resta esperar, prestigiar Westworld e quem sabe aprender um pouco com quem realmente foi correr atrás dos seus sonhos!

Na hora que eu terminei o texto, Santoro tinha acabado de receber o Troféu Cidade de Gramado, homenagem que a prefeitura concede durante o Festival de Cinema.

Originalmente publicado em 11 de agosto de 2014.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER