O poder da Disney

Acharam um tesouro de 1957 da Disney

Do que é feita a Disney? A primeira resposta que pode vir à mente é: de magia. Tudo o que eles fazem é magia pura. Mas a resposta não é essa. Quer tentar mais? É feita de príncipes e princesas? De musicais infantis? Não, claro que não.

Para falar a verdade, eu sempre soube que não era só isso, mas achava que que o senhor Walt era um gênio e por isso tudo acontecia naturalmente.

Até ver fluxograma que acharam lá, perdido nos arquivos do castelo da Bela.

Se clicar, é para ficar grandão

No diagrama dá para ver que, simplesmente, em 1957, os caras tinham um mega esquema de marketing e distribuição transmídia. Tipo, os conceitos meio que nem existiam ainda, mas a Disney já fazia. Todas as histórias e mídias em que atuava convergiam na Disneyland. Olha o trabalho de branding!

O que a imagem mostra, basicamente, era que a história, depois de criada, virava música, comercial de tv, história em quadrinhos, artigo para a revista, material de merchandising, brinquedo para o parque e, bem, produtos para a lojinha.

E sabe o que é o mais legal disso? Todas as regras apresentadas ali ainda valem. Só que aprimorado. Já notaram que alguns filmes recebem uma maior sobrevida? Veja Frozen. Além do filme, a música principal ganhou vida própria. Fez seu sucesso. Era um produto que teve o seu ciclo direitinho e, quando estava entrando no declínio, lançaram um curta, música nova, e consequentemente, novos brinquedos, retorno às lojas.

O mesmo vem acontecendo com Toy Story, que vira e mexe lança um curta. O do Partyssauro é GE-NI-AL! Sem contar que, aquelas continuações que parecem caça-níqueis são, na verdade, um reforço de marca. A Disney por algum tempo teve uma regra de nunca lançar uma continuação no cinema. Mas aí veio Rei Leão 2, os longas da Pixar e isso caiu.

O mundo mágico da Disney, definitivamente, não é feito só de magia. Tem muito trabalho e marketing ali. Ver esse tipo de achado é de encher os olhos!

Sobre o Autor

Avatar

Thiago de Carvalho Rêgo

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Analisamos o feed de Instagram da dona do pop.

A poc de Cavaleiros do Zodíaco será mulher em remake da Netflix.

Confira o que achamos da versão ilustrada de Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban em português.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!