O porquê de The Carrie Diaries

E não é que The Carrie Diaries conseguiu a renovação para uma segunda temporada? Cara, o anúncio da renovação demorou tanto tempo que eu cheguei até mesmo a duvidar se o CW ia renovar ou não a série. Mas, para a felicidade geral da nação, a emissora bateu o martelo.

Comemoração de renovação TCD

Pois é, quem for fã (sim, para você que duvida, a série tem fãs), já pode comemorar que todo mundo vai acompanhar mais alguns episódios desta que é considerada a prequel de Sex and the city. Você também pode considerar a série isso, mas para mim ela é tudo, menos a história do que aconteceu com a Carrie antes de ela se tornar a Carrie de Sarah Jessica Parker (aliás, como tem Sex and the city wannabe, não? Alguém aí pensou na pé-no-saco-Girls?).

Carrie antes de mim?

A essa altura do campeonato cabe, sim, a pergunta da relevância ou não de The Carrie Diaries no cenário televisivo atual. Afinal de contas, precisamos de mais uma série adolescente genérica para preencher o vazio deixado por Gossip Girl (sim, para você que duvida, Gossip Girl deixou um vazio em algumas pessoas). A acefalia necessita ser alimentada e nada melhor que uma série teen para fazer esse papel.

zumbi-comendo-cerebro-630x449

Mas Xico, The Carrie Diaries foi super bem recebida pelo público e conseguiu muita coisa!

Sem dúvida, meu povo! Não estou criticando The Carrie Diaries. Até porque toda emissora necessita de uma Malhação para cativar os aborrecentes. Este nicho de espectador precisa de alguma coisa para ter como exemplo nas telas. Afinal, é uma fase insuportável e onde se formam os primeiros babacas cheia de transformações hormonais e muito turbulentas. Aí surge uma protagonista bem pra frente de seu tempo e pronto! Conquistou qualquer um em busca de direcionamento na vida.

E por mais que contra-argumentem dizendo que a série foge dos estereótipos pregados pela mídia e aborda a adolescência de uma maneira nova, tudo não passa de balela. Os estereótipos estão todos lá. Disfarçados, mas estão. Tem a gostosa que usa o corpo para alcançar benefícios. Tem a nerd que quer sua libertação na vida e parte para o sexo para conseguir isso. Tem o cara do time da escola que tenta ser amigos dos desfavorecidos. Ah, e agora, para se colocar em consonância com o Século XXI, tem o menino que sofre em assumir a sua sexualidade.

Sexualidade em 2013

O texto da série flerta com o irreal. Desde os adolescentes verborrágicos de Kevin Williamson, a televisão ter grande dificuldade em escrever um roteiro que reflita a fala dos jovens. Sempre soa forçado, datado. Com The Carrie Diaries não é diferente. E mesmo que a série se passe em Nova Iorque, é complicado acreditar nas situações propostas. Mas se você enxergar como um conto de fadas disfarçado, aí é de boa.

E como a precursora de Sex and the city? ESQUEÇA ISSO. É uma grande bobagem. Não é porque a série foi baseada nos livros da mesma escritora que as duas obras dialogam. É mais ou menos como você pegar o Bravura Indômita dos irmãos Coen e comparar com o do John Wayne. Bebem da mesma fonte, mas os resultados são diferentes. The Carrie Diaries deve ser vista como realmente é: uma série adolescente que tem a pretensão de ser relevante. Só isso. Mas só pelo fato de estar na CW, boa parte dessa pretensão vai pelo ralo, vide outras séries teens da emissora que só consegue adolescentes histéricos como fãs.

carrie-bradshaw-college-candy

E só pra constar, eu assisto ao seriado e já escrevi sobre ela. Tem qualidades, sim. Mas é necessário lançar um olhar bem realista sobre ele. No fundo, The Carrie Diaries é só mais entre tantos outros que abordaram a mesma temática. Tem a felicidade de pegar um personagem consagrado por uma série infinitamente superior. Mas só isso não garante muita coisa. Aliás, isso não garante nada.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Será que a Elsa se assumiu lésbica cantando e ninguém percebeu?

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

Teorias de conspiração na Disney??? Nem tudo é verdade.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER