
Vencedores dos SAG Awards dão um recado interessante para o Oscar.
No último domingo, dia 29 de janeiro, aconteceu a cerimônia de premiação do Screen Actors Guild, o SAG Awards! Para quem não sabe, o SAG é o sindicato dos atores americanos e premiam as melhores atuações do ano. Para muitos, é considerado um termômetro para o Oscar e, geralmente, costuma ser mesmo.
Acontece, que este ano, o SAG acabou dando uma grande balançada em alguns tidos como favoritos e confirmaram algumas certezas que temos! Então vamos ver quem praticamente já carimbou seu Oscar?

Os coadjuvantes da vez
Se há uma certeza no Oscar deste ano, esta atende pelo nome de Viola Davis. Muitos enxergam a interpretação da estrela de How to get away with murder em Um limite entre nós (Fences) como protagonista do filme, mas, ao decidir colocá-la na categoria de coadjuvante, eliminou toda concorrência que Viola pudesse ter pela frente. Detentora da maioria dos principais prêmios até o momento, a atriz chega como franca favorita da categoria.
Nada mais justo, afinal, todos nós conhecemos o talento incomparável de Viola e sabemos que a Academia está em dívida com ela desde Histórias Cruzadas (ela havia ganhado o SAG, mas a Academia a preteriu em favor de Meryl Streep pelo pavoroso Dama de Ferro). Agora é o momento de laureá-la e ninguém ficará bravo com isso.
Tido como um dos principais rivais de La La Land, o SAG confirmou um dos únicos prêmios certo para Moonlight. Trata-se de Mahershala Ali. O ator vive um grande personagem no filme e também carimba seu passaporte ao Oscar. Ali é um dos maiores vencedores da temporada e o SAG apenas confirma isso.

A batalha dos protagonistas
Duas foram as surpresas vividas nos SAG e isso acaba apontando alguns rumos. A primeira delas foi a premiação de Denzel Washington como Melhor Ator por Fences. E por que isso foi uma surpresa? Até o momento, o grande premiado da temporada era o irmão de Ben Affleck, o Casey.
A vitória dele no SAG era dada como certeira, mas eis que havia uma pedra no meio do caminho. E que pedra, hein! Se tem um ator que pode atrapalhar Casey no Oscar, esse é Denzel Washington. E, sinceramente, ele é uma aposta segura em dias cinzentos.
Muitos têm dito que Casey tem o papel de toda uma carreira. É uma afirmação um tanto exagerada. Soma-se a isso as acusações de assédio que, quer queira, quer não, acabam respingando um pouco na imagem da Academia ao premiar alguém nesse perfil.
A escolha segura é mesmo Denzel Washington. O ator, que também dirige Fences, entrega uma atuação consistente e mostra ser competente ao adaptar a peça de mesmo nome para as telonas. Além disso, é um sujeito não envolvido em polêmicas e querido por todos.
Outra grande surpresa foi a vitória de Estrelas além do tempo como Melhor Elenco. O filme é o mais fraco dos nove indicados ao Oscar e, ao premiá-lo, os atores de Hollywood confirmam uma lógica de sempre premiar uma produção secundária.
O mais esperado era que Moonlight levasse o prêmio e dificultasse um pouco as coisas para La La Land, já que é um dos concorrentes diretos à estatueta de Melhor Produção. Não foi o que aconteceu. E, com a vitória no PGA (Sindicato dos Produtores), o musical de Chazelle abre ainda mais o caminho para ganhar o Oscar.

Emma Rocha
Muitos saúdam a vitória de Emma Stone como Melhor Atriz por La La Land e dão como certa a repetição no Oscar. No entanto, é preciso ponderar alguns pontos. O primeiro deles é que La La Land é o filme do momento e não poderia sair do SAG de mãos abanando. O único prêmio que levaria era esse mesmo.
Outro fator é que Isabelle Huppert, a francesa que pode tirar o Oscar de Stone, não é afiliada ao Sindicato e, portanto, não pode ser indicada. A Academia pode entender que Stone terá outras chances reais de vitória a curto prazo (ela está envolvidas em muitas produções com cheiro claro de Oscar) e decidir premiar Huppert. Lembrando que não seria novidade o prêmio de Melhor Atriz divergir entre o SAG e o Oscar.
Naturalmente, as chances de Huppert são bem pequenas e, por se tratar de um filme coqueluche, La La Land pode papar tudo. Mas o SAG conseguiu deixar a disputa não tão certa e conferir um pouco de imprevisibilidade a uma festa tão previsível quanto é o Oscar!

Deixe um comentário