O que você sabe sobre os destinos mais famosos do mundo?

Você sabia que a cidade do México afunda mais que Veneza na Itália? E que o primeiro metrô do mundo nasceu em Londres? Não!?!

Então hoje o Cidadão do Planeta traz para você algumas curiosidades sobre 8 famosos destinos internacionais. É sua chance de conhecer um pouquinho mais sobre eles.

Confira:

1. Monte Everest, Nepal

Tem algumas coisas que simplesmente nunca se satisfazem, mesmo quando estão em 1º lugar. Como o famoso Monte Everest, que mesmo sendo o ponto mais alto da Terra, com seus 8.850m, continua crescendo cerca de 4mm por ano, empurrado por placas tectônicas. Para ele, o céu não parece o limite!

2. A cidade do Mèxico, México

Indo na direção contrária, temos a cidade do México, que afunda cerca de 10cm por ano, 10 vezes mais rápido que Veneza. A razão? Construir algo no leito macio de um lago e então bombear reservas subterrâneas de água não é uma boa ideia. O declínio alarmante fica evidenciado nas rachaduras das calçadas, nos prédios instáveis e nos 23 degraus extras até o icônico monumento Anjo da Independência — adicionados porque a cidade tem afundado em torno dele.

3. Cidade do Vaticano, Itália

Apesar de estar rodeado pela alta costura italiana, o menor Estado independente do mundo continua com a tradição dos alfaiates. A guarda suíça do Vaticano, por exemplo, ainda veste um uniforme inspirado pelo pintor renascentista Raphael. E não é só isso que permanece fora de moda por lá, basta dar uma voltinha pelos 44 hectares da Santa Sé para ver que ela não se deixa influenciar pelo que acontece do lado de fora de seus muros.

4. El Pueblo de Nuestra Senora la Reina de Los Angeles, Estados Unidos

Foi com este nome imenso que, em 1781, nasceu Los Angeles, a segunda maior cidade dos Estados Unidos atualmente. O local em que ela se originou — onde hoje é o Monumento Histórico El Pueblo — é rodeado de museus, praças antigas e mercados vibrantes, que dão uma ideia de como era a vida na cidade pelos idos de 1800 — ou seja, um passeio obrigatório para turistas e aficionados por História.

5. Nuestra Señora Santa Maria del Buen Aire, Argentina

Outra cidade que nasceu com um nome longo foi Buenos Aires. A sedutora capital do nosso país vizinho recebeu a alcunha de Pedro de Mendoza, que cumpria uma promessa que fizera a Patrona dos Navegantes. Posteriormente, o nome foi alterado para Ciudad de la Santísima Trinidad, mas como o porto da cidade conservou o nome anterior, o uso popular acabou consagrando a versão abreviada — Buenos Aires — sem que fosse necessário uma disposição oficial para tal mudança.

6. O metrô de Londres, Inglaterra

Em 1863, os 6km da ferrovia metropolitana de Londres tornou-se o primeiro metrô do mundo. Ligando Paddington a Farringdon, a linha provou ser um sucesso, apesar dos seus comboios a vapor enchendo as estações e túneis de densa fumaça. Hoje, você pode viajar por parte dessa rota quando vai de Paddington a estação Covent Garden. O segundo metrô do mundo foi inaugurado em Budapeste em 1896, seguido pelo de Paris quatro anos depois.

7. Veneza, Itália

Mesmo não aparecendo por aqui por conta de seu “afundamento”, uma das mais famosas cidades italianas marca presença em nossa lista por conta de outro fator clássico: suas gôndolas. Cada uma é feita com 280 pedaços de 8 tipos diferentes de madeira. O lado esquerdo é maior do que o direito em 24cm, produzindo uma lista a estibordo, enquanto o arco delgado levantado permite maior capacidade de manobra. O mais intrigante delas, porém, é que suas partes representam pedaços da cidade barroca: a frente ecoa seus seis distritos, a traseira é a Ilha Giudecca, enquanto a luneta é a Ponte Rialto. Fascinante, não?

8. A Muralha da China

Qualquer turista que se preze sabe que ela é a maior construção militar do mundo — e também que a história de ser “a única coisa feita pelo homem capaz de ser vista no espaço” é uma lenda urbana. As muralhas foram construídas entre os séculos 7 e 4 aC por reinos independentes e unificadas pelo primeiro imperador chinês — Qin Shi Huang — no ano de 210 aC, aproxidamente. Mas será que a multidão de pessoas que visita um de seus pontos mais procurados em Pequim sabe que aquele pedaço é uma reconstrução da dinastia Ming (séculos XIV e XVII)?

Fonte: Lonely Planet

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER