O realismo de True Detective

Casos reais inspiraram as duas temporadas da série

True Detective está de volta, assim como o Com Texto e História! Se você ainda não vê True Detective, favor ir assistir agora e ler as críticas da Carol aqui no Box.

True Detective surgiu porque seu criador, Nic Pizzolatto, estava “cansado das séries policiais sempre previsíveis e pouco realistas”. Sendo assim, ele criou sua série, que com uma proposta de narrativa mais lenta, conseguiu ser bem realista. Mas não apenas por isso: tanto a primeira temporada quanto a segunda foram inspiradas em casos reais.

True Detective

Na primeira temporada, os detetives Martin Hart (Woody Harrelson) e Rust Cohle (Matthew McConaughey) começam a trabalhar juntos por causa de uma série de assassinatos um tanto esquisitos em Louisiana. Já na “vida real”, o caso que inspirou Pizzolatto aconteceu em maio de 2005, quando o pastor Louis Lamonica Jr confessou para o detetive Stan Carpenter que fazia rituais satânicos, abuso infantil e sacrificava animais em sua igreja. O pior de tudo é que ele não era o único.

truedetective02

O caso aconteceu em Ponchatoula, Louisiana e a igreja se chamava Hosanna. O pastor dedurou seus seguidores e falou sobre as crianças que foram vítimas. Sua esposa, Robin, era conhecida como “The Lady” e ela garantia que as coisas davam certo. Porém, a “mente” por trás de tudo era de Austin Trey Bernard. Determinada vez ele usou sua filha, de apenas um ano, para fazer um ritual: um gato foi morto e seu sangue foi jogado em cima da menina. A esposa de Austin, Nicole, ligou para a polícia local dois dias antes do pastor Lamonica confessar os rituais para o detetive Carpenter. Nicole chegou a ter duas acusações por estupro mas elas foram retiradas depois.

Como True Detective é uma série antológica, a segunda temporada possui um caso completamente diferente e com um novo elenco. A história agora é sobre os policiais Ray Velcoro (Colin Farrell), Ani Bezzerides (Rachel McAdams), Paul Woodrugh (Taylor Kitsch) e o empresário Frank Semyon (Vince Vaughn), em uma trama que envolve corrupção.

A cidade corrupta de Vinci — onde a história se passa -, é inspirada em uma cidade real. Nic Pizzolatto baseou Vinci em Vernon, uma cidade exclusivamente industrial. O fundador da cidade, John Leonis, foi investigado por corrupção em 1940, mas as acusações foram retiradas. Ele morreu em 1953 mas deixou muitas de suas posses para seu neto, Leonis Malburg.

segunda temporada de true detective

Por muito tempo, quase todos os residentes Vernon viviam em casas de propriedade da cidade. Os vereadores da cidade normalmente concorriam sem oposição e não houve eleições contestadas de 1980 até 2006. Detalhe: Leonis Malburg serviu como prefeito por mais de 50 anos.

True Detective

Mas Vinci possui uma força policial — Vernon não. Em 2006, quem levou as acusações de corrupção contra Malburg foi o procurador do condado de Los Angeles. Logo em seguida, o segundo acusado foi o administrador da cidade, Bruce Malkenhorst. Uma das acusações dizia que Malburg morava no bairro Hancock Park, em Los Angeles, em vez de em Vernon. Em True Detective, o prefeito de Vinci vive em Bel Air. Malburg foi condenado em 2009 por fraude eleitoral.

Outro administrador da cidade, chamado Eric T. Fresch, foi encontrado morto em Marin County em 2012, logo após uma auditoria em Vernon. Fresch tinha um patrimônio de mais de 1 milhão de dólares em 2008. Sua morte foi considerada um acidente, mas serviu de inspiração para True Detective — quem viu o season premiere da segunda temporada sabe bem do que estou falando.

Inspiradas pela vida real, as temporadas de True Detective trazem o realismo que Nic Pizzolatto achava que faltava nas séries policiais. Se você quiser saber mais curiosidades da série, leia a coluna da Tatiana.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER