O sumido David Schwimmer

David Schwimmer Profile

Ficha Corrida

Nome completo: David Lawrence Schwimmer

Idade: 46 anos

Altura: 1,85m

Signo: Escorpião

Estado civil: Casado

É alérgico a… gatos

Coincidência: Nasceu no mesmo dia que sua mãe

O eterno Ross uma ova!

Não é ingratidão. David Schwimmer é imensamente grato por todas as portas que seu personagem em Friends lhe abriu, mas ele anda fazendo de tudo para não ficar conhecido eternamente como Ross Geller. Mas vamos voltar um pouquinho no tempo para contar como David virou Ross e, mais importante, o que ele anda aprontando atualmente.

Schwimmer nasceu no dia 2 de novembro 1966, no bairro do Queens, em Nova Iorque, filho de dois advogados, Arthur e Arlene. Aos 10 anos, por conta da carreira bem-sucedida de sua mãe — que incluiu os processos de divórcios de Elizabeth Taylor e de Roseanne Barr — ele se mudou para Los Angeles com a família, e foi por lá que ele teve contato com a atuação pela primeira vez, em uma versão judia do clássico Cinderella.

Três anos depois, o garoto participou de um workshop shakespeariano dado por ninguém menos que Ian McKellen, o Gandalf da trilogia O Senhor dos Anéis. David lembra que ficou empolgadíssimo com a experiência, fazendo com que ele participasse de um concurso de teatro do Festival de Shakespeare por três anos seguidos, ficando em primeiro lugar em dois deles.

Mas nem tudo eram flores. Sua vida na Beverly Hills High School era conturbada. David não conseguia se adaptar e vivia causando problemas. “Aquilo não era para mim, eu estava cercado por pessoas com valores diferentes dos meus. Eu só queria sair da Califórnia.”

David aos 18 aninhos...

Na verdade, seu sonho era se tornar médico, mas por incentivo de seu professor de teatro, David acabou participando de mais um workshop, dessa vez em Chicago, e finalmente foi fisgado pela atuação de vez.

Em 1984, David queria deixar o colégio e começar sua carreira, mas por insistência dos pais, acabou se matriculando na Northwestern University, de onde saiu formado em Artes, em 1988, e daí sim pode seguir para Los Angeles em busca do sonho de ser ator.

Logo, David faria sua estreia no filme para TV A Deadly Silence, seguido de duas participações importantes em Anos Incríveis e L.A. Law. A estreia no cinema aconteceu nesta mesma época com o drama Crossing the Brigde.

Em 1993, David participou do drama policial NYPD Blue e da dramédia Blossom, antes de fazer testes para uma nova comédia chamada… Couples. David ganhou o papel, mas como o piloto não foi para frente, ele foi estrelar outra sitcom, Monty, que acabou sendo cancelada após 13 episódios.

É muito importante para mim não ser conhecido como Ross quando eu tiver 60 anos.

O que poderia parecer uma incrível maré de azar, mostrou-se um grande golpe de sorte. Os produtores do tal piloto que não deu certo deram uma reformulada na história — já com David Schwimmer em mente para assumir um dos personagens — e foi assim que nasceu Friends.

O ator lembra que, na primeira vez que foi convidada para série, não aceitou, mas mudou de ideia e decidiu basear sua atuação no personagem interpretado por Nicolas Cage no filme Peggy Sue, Seu Passado a Espera. Friends estreou em setembro de 1994 com uma audiência de quase 22 milhões de espectadores e David e a amiga Lisa Kudrow foram os primeiros do elenco a receberem uma indicação ao Globo de Ouro, em 1995.

O crescente sucesso da série — que virou fenômeno mundial — comprometeu sua agenda, mas sempre que podia, David dava um jeitinho de aparecer em outras obras, seja no cinema — Seis Dias, Sete Noites, O Aprendiz, Fúria Urbana, Juntando os Pedaços — ou na TV, em especial com sua participação na minissérie da HBO Band of Brothers.

Família feliz! <3

Além de tentar ao máximo diversificar seus papéis para fugir do estereótipo do atrapalhado e romântico paleontólogo, David também se interessava pelas atividades atrás das câmeras e acabou dirigindo dez episódios de Friends.

E quando a sitcom chegou ao fim em maio de 2004, David não deixou os holofotes logo de cara, afinal seu próximo trabalho foi emprestar a voz para o personagem Melman de Madagascar — sucesso da cinema que ano passado estreou seu terceiro filme. David aproveitou também para retornar aos palcos, fazendo uma temporada do espetáculo Some Girl(s), em Londres, e estreando na Broadway com The Caine Mutiny Court-Martial.

Faltava apenas sua estreia na direção de longas — que aconteceu em 2007 na comédia Run Fatboy Run, trabalho que lhe rendeu uma indicação ao prêmio British Independent Film — e também como diretor de teatro — com o espetáculo off-Broadway Fault Lines, em 2008.

Ainda focado em sua carreira atrás das câmeras — o segundo longa dirigido por ele, Trust, estreou em 2010, David só retornou a TV para fazer participações especiais em 30 Rock, Entourage, na série inglesa Come Fly With Me e para reencontrar a amiga Lisa Kudrow em Web Therapy ano passado.

Longe do trabalho, David — que já teve namoros high profile com a pop star Natalie Imbruglia e as atrizes Mili Avital e Rochelle Ovitt — vive uma relação tranquila com a fotógrafa Zoe Buckman, com quem teve uma filha (Cleo) em maio de 2011. O ator também dedica parte de seu tempo a caridade, sendo o diretor de um centro de tratamento para vítimas de estupro em Santa Monica.

E mesmo com todos os esforços de David, eu duvido muito que um dia ele conseguirá se desvencilhar da imagem do personagem que ganhou o coração de Rachel e de milhares de fãs mundo afora.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER