O talentoso Wagner Moura

Conheça mais sobre a vida e a carreira do ator Wagner Moura, um dos astros da série Narcos.

wagner moura

Nome: Wagner Maniçoba de Moura

Nascimento: 27 de Junho de 1976

Idade: 39 anos

Signo: Câncer

É casado com a jornalista e fotógrafa Sandra Delgado, com quem possui 3 filhos.

Além de ator, também é cantor e formou uma banda na época da faculdade.

Cantou ao lado de músicos como Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos em uma homenagem a Renato Russo, em 2012.

Quem aqui já terminou de assistir a primeira temporada de Narcos levanta a mão! Impossível assistir um episódio e não se viciar, não é mesmo?! E para comemorar a segunda temporada já confirmada, hoje vamos falar aqui no Perfil sobre o astro dessa série incrível. Vem com a gente fuçar a vida do maravilhoso Wagner Moura! (é do Brasil!!).

Wagner Moura nasceu no dia 27 de Junho do ano de 1976 em Salvador e foi criado no município de Rodelas, a “cidade do coco” que fica no norte da Bahia. Devido ao serviço militar de seu pai, o sargento José Moura, Wagner e sua família habituaram-se a mudar de cidade durante sua infância e chegaram até a mudar de estado certa vez, passando um período no Rio de Janeiro.

O teatro entrou na vida de Wagner ainda na infância quando ele ingressou no grupo Pasmem, um grupo de teatro amador de seu colégio liderado pela professora Cristina Rodrigues.

Quando eu tinha 12, 13 anos, foi terrível, eu não me enquadrei bem na escola. Não me sentia aceito pelas outras crianças. Meu apelido era ‘Óvni’ — era estranho. Eu tinha uma amiga, também meio outsider, e começamos a fazer teatro. Eu, que era muito quieto, nas peças fazia direito. Fomos fazer parte de um grupo de teatro amador e, imediatamente, entendi que aquelas eram as pessoas que tinham a ver comigo.” MOURA, Wagner

Apesar de ter crescido fazendo aulas de teatro no colégio, após se formar Wagner decidiu seguir outro caminho e se graduou em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia. Na época até chegou a trabalhar como repórter para uma programa de TV local, mas como sua verdadeira paixão era atuar, ele começou a trabalhar com teatro profissional na Bahia e até chegou a fazer alguns comerciais.

Sua grande oportunidade nos palcos surgiu no ano 2000, quando atuou ao lado de Lázaro Ramos e Vladimir Brichta na peça A Máquina. A peça fez muito sucesso em sua passagem pelo Rio de Janeiro e São Paulo, o que fez com que os atores tivessem maior visibilidade na época. Isso acabou abrindo as portas para Wagner, que começou a investir na sua carreira no cinema nacional.

Neste período, Wagner atuou em filmes como: Abril Despedaçado (2001), As Três Marias (2002), O Homem do Ano (2003), Carandiru (2003), e Deus é Brasileiro (2003).

Após atuar ao lado de Antônio Fagundes no filme Deus é Brasileiro, Wagner foi convidado pelo próprio Antônio Fagundes para atuar em Carga Pesada, seriado que passava na Rede Globo. Esse foi o início de sua carreira na emissora, logo Wagner começou a conquistar o público por seus papéis sempre marcantes e que mostravam o quanto ele podia atuar bem em diferentes personagens.

Na Rede Globo, Wagner trabalhou em alguns seriados como: Sexo Frágil (2003), A Grande Família (2004) e JK (2006), além de ter atuado em algumas novelas como: A Lua me disse (2005), e Paraíso Tropical (2007).

A carreira de Wagner, que já estava estabilizada tanto na TV quanto no cinema nacional, deu um salto no ano de 2007, quando ele deu a vida ao Capitão Nascimento no filme Tropa de Elite. Sua atuação foi impecável, o que lhe rendeu muitas críticas positivas e até algumas premiações. Desde então, o ator tem se dedicado à carreira nos cinemas, e além de atuar em produções nacionais como: Tropa de Elite 2 (2010), e O Homem do Futuro (2011), Wagner também já começou a trabalhar em sua carreira internacional, e teve sua estreia com o filme Elysium (2013).

Atualmente podemos conferir seu trabalho na série original da Netflix, Narcos, na qual Wagner Moura interpreta o traficante Pablo Escobar, um dos chefes do Cartel de Medellín, uma das organizações mais poderosas e perigosas da história. A primeira temporada já está disponível na Netflix e se você quiser saber mais sobre a série, nós aqui do Box já temos reviews dos primeiros episódios, além de uma entrevista exclusiva com o ator.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Será que a Elsa se assumiu lésbica cantando e ninguém percebeu?

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

Teorias de conspiração na Disney??? Nem tudo é verdade.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER