OITNB 2×09–40 OZ of Furlough

Você não é bonitinha? Foi pega no esquema de drogas do namorado? Quer saber o que eu fiz? Cortei fora o pau do meu marido com a peixeira, e não estava afiada. Ainda sonho com isso, todo aquele sangue, o jeito que caía no… Pulso. Foi a melhor coisa que já fiz.” –FRIEDA.

E voltamos a Orange is the New Black com um episódio maravilhoso focado em Piper e na relação antiga de Red e Vee.

Melhor. Episódio. Da. Temporada (até agora).

Se nos outros oito episódios tínhamos a impressão de que estávamos em aquecimento, pra coisa finalmente começar a acontecer, em 40 OZ of Furlough — Saída Temporária, na tradução — finalmente temos a certeza de que as coisas começaram a acontecer e a tensão está a ponto de explodir. Já falei e repito: melhor episódio da temporada até agora.

Preciso começar comentando que, sim, Piper conseguiu sair de Litchfield por 48h. Eu tinha dúvidas se ia acontecer, mas acabei pegando o spoiler no nome do episódio há algumas semanas. Curiosidade é um negócio complicado. A saída da Piper foi extremamente proveitosa no sentido de finalmente dar um fim ao romance dela com Larry e de mostrar a ela que o mundo lá fora não é exatamente o mesmo que ela conhecia. O plot com Larry trouxe uma cena engraçada no momento em que Piper, um pouco bêbada, tenta transar com o noivo no banheiro. A questão é que muita coisa aconteceu desde que ela foi presa e, por mais que eles se gostem — e isso fica óbvio, pela forma que tudo acaba — é complicado manter uma relação da forma que eles estão, pessoas novas aparecem, pessoas mudam e Piper passou por mudanças profundas em Litchfield, mudanças que tornaram muito difícil manter o compromisso com Larry, e isso sem falar da relação complicada que ele agora tem com Holly.

oitnb 2x09

Ainda no plot de Piper, temos o momento em que ela percebe que ela mudou e o mundo lá fora mudou também. Com vários planos na mochila, ela se dá conta que seu principal compromisso é participar do velório e do funeral de sua avó, onde ela é a atração principal. Todos sabem que ela está presa, todos a tratam como se fosse um E.T. e ela, aparentemente, não tem como fugir disso. Seu “surto” acontece quando seu irmão usa o velório de vovó Chapman para casar-se com Neri e aí que Piper percebe que pra ela já deu. Ela opta por fazer o favor pedido por Red e passar sua última noite na rua, bebendo e comendo um hambúrguer sozinha, o que é bastante depressivo, mas parece ser o que ela precisa naquele momento. É uma cena linda e reflexiva, que traz mais uma vez à tona o incrível trabalho que Taylor Schilling vem fazendo por toda a temporada.

Saindo um pouco de Piper, temos Red tomando de volta a liderança das brancas numa cena muito… última ceia. Fui só eu que tracei esse paralelo? Numa jogada muito esperta ela traz todas suas pupilas de volta para o seu lado mas comete um erro que a faz perder Big Boo, que resolve dar informações secretas pra Vee em troca de míseros 10% do lucro da venda dos cigarros. Eu, particularmente, acho que Boo vai dançar nessa — ou talvez eu esteja torcendo pra ela se dar mal. Odeio traidores.

É engraçado notar que o elo fraco não se encontra apenas no grupo de Red. Poussey, que estava quieta nos últimos episódios, está ficando incomodada com a mudança que se operou em Taystee desde que Vee voltou e é questão de tempo para ela explodir e fazer alguma coisa. Concordo cem por cento com a P. nessa questão. A Taystee está irreconhecível, uma personagem tão querida totalmente descaracterizada. Foi lamentável a cena em que ela deu o tal pacotinho pra Nicky (que deve conter heroína, já que esse é o vício dela) de graça, apenas para jogá-la novamente no buraco. E vale lembrar que quem “pescou” a informação foi a Vee. To começando a odiar essa mulher.

A questão dos flashbacks merece um destaque especial. Foi interessante ver Red tão inocente, ao chegar na prisão, acreditando piamente que Vee era sua amiga. O desenrolar da tal amizade foi terrível e não ajudou em nada na popularidade da líder negra (na popularidade dela comigo, que fique claro). Red confiou a ela informações importantes e eu fiquei arrepiada quando Vee lançou aquele olhar ganancioso e respondeu que em breve a russa comandaria a prisão inteira. Óbvio que ia dar problema e foi naquela surra que Red perdeu sua inocência na prisão. Vale ressaltar, ainda, o naipe das presas da época. Extremamente mal encaradas, eu senti um medo genuíno daquele grupo da Vee.

Na ala dos guardas, e já chegando os finalmentes do episódio, tivemos uma cena inicial do Pornstache que foi genial. Entrada magnífica, com um rock’n roll pesado tocando ao fundo e a caminhada de ocorrências mais magistral que aquela cadeia já viu. Mendez voltou com tudo, voltou com sangue nos olhos e botando uma ordem que os outros guardas até tentam, mas não conseguem colocar por lá. Todo esse poder do Pornstache serviu pra deixar o Bennet possesso e ele acabou indo por um lado que realmente me surpreendeu. Não achei que ele teria coragem de entregar a gravidez de Daya para Caputo e as consequências da surtada dele vão ser intensas nos próximos episódios.

Enfim, entramos no arco final da temporada. Agora vai ser porrada atrás de porrada e, no final, aquele desespero básico até o ano que vem, quando a nova temporada chega. Sei que a maioria da galera já terminou a temporada, e está sendo uma batalha pra ver tudo devagarinho, mas é pelo bem maior. Ou talvez pelo meu bem. Ou pelo bem do Box. Enfim, deve ser pelo bem de alguém.

A única observação que tenho para fazer hoje é sobre a genialidade do roubo dos temperos feito pelas velhinhas. Gente, morri com a Frieda assustando a Gonzales contando como ela foi parar em Litchfield. Gostei tanto que foi daí que tirei a citação do episódio.

E é isso, pessoas. Golden Girls RULEZZ! (as pessoas ainda falam isso?!)

Até semana que vem!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER