Orphan Black 2×02 — Governed By Sound Reason and True Religion

Teve alguma ideia ou só quer continuar bebendo? — DAWKINS, Felix
Preciso continuar bebendo, daí terei uma ideia”. — HENDRIX, Alison

Em mais uma sequência de reviravoltas, Orphan Black, como é de costume, responde algumas perguntas e deixa várias outras no lugar. Mas de uma forma bem sutil a série já está montando todas as teias que formarão o mote dessa temporada. E vai ficando mais fácil de saber em que lado cada um está.

Dando continuidade ao episódio anterior, vemos Art totalmente empenhado em ajudar Sarah a solucionar o desaparecimento de Kira. Como já era previsto, o #CloneClub ganhou mais um membro, que substituirá Beth como um contato de confiança na polícia. E se começamos a temporada achando que o pessoal do Dyad estava com Kira e terminamos o episódio passado convictos de que os Proletheans estavam com a menina, pois qual a nossa surpresa ao descobrirmos que nenhuma das opções anteriores era a verdadeira.

Mrs. S., na verdade, usou sua rede de contatos para sumir junto com Kira e mantê-la em segurança. Em cenas regadas de tensão, ficou difícil ter certeza absoluta que aquela ali não era mais uma armadilha para atrair Sarah. Vale um elogio à pequena atriz que interpreta Kira, e montou uma personagem tão esperta e cativante, que convenceu Sarah que algo ali estava errado e que Mrs. S tinha mexido nas coisas de Amelia, como vimos no season finale.

orphan black 2x02

Mas como a série é cheia de reviravoltas, parece que as intenções de Siobhan eram realmente boas, e tudo o que ela pretendia era proteger Kira. Foi uma jogada muito inteligente de roteiro que os Proletheans tenham chegado até os contatos e tentado minar a fuga. Afinal, um pouco de dinheiro, pelo visto, é capaz de apagar qualquer ideal.

Porém, ainda tem mais história por trás, pois, apesar de demonstrar boas intenções, Mrs. S. realmente sabe o que é o tal projeto LEDA, apesar de ter negado essa informação a Sarah. Se formos acreditar na bondade dela, eu apostaria que Siobhan é a mulher daquela foto que Sarah pegou com Amelia e ao descobrir o que estava sendo feito, escapou para proteger as vítimas dos experimentos. O que me faz pensar: aparentemente, essa rede ajudou muitas crianças a escaparem, mas Mrs. S. fugiu somente com Sarah e Felix. Será que há alguma ligação maior entre eles e que ainda não sabemos? Por enquanto, são só especulações.

Outro destaque muito interessante desse episódio é o investimento na relação entre Alison e Felix. Desde a primeira temporada já tinha ficado claro como os personagens têm uma conexão muito legal. E essa dinâmica tem funcionado muito bem também nessa segunda temporada, com Felix servindo como conselheiro e confidente de Alison.

Por isso é que não faz muito sentido que Sarah e Felix tenham decidido sair da cidade com Kira e largar todos para trás. É claro que a segurança da menina está em jogo, mas já ficou muito claro que o grupo funciona muito melhor quando está unido e trabalhando juntos para alcançar determinado objetivo. Agora o que temos é Alison totalmente desamparada ao descobrir que Donnie é mesmo seu monitor — e se arrependendo de ter deixado Aynsley morrer — e Cosima rodeada de predadores, habitando o território do inimigo.

Não dá para saber qual foi a intenção do roteiro ao separar as três, mas torçamos para que seja por uma boa causa, pois se não todo o investimento para criar uma ligação entre elas será jogado fora e deixado de lado. Ainda mais agora que um novo grupo surgiu e parece ser o meio termo entre o Dyad e os Proletheans — unindo ciência e religião. E já que eles estão em posse de Helena, não será difícil supor que o grupo terá interesse em buscar os outros clones. Ainda vem muita confusão por aí!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER