Orphan Black 2×10 — By Means Which Have Never Yet Been Tried (Season Finale)

Você é do tipo selvagem, Sarah. Vai contra todas as probabilidades. Você é inquieta. Você sobrevive. — NIEHAUS, Cosima
Não consigo continuar sem você, Cosima — MANNING, Sarah
Você ficará bem. Só temos que seguir em frente”. — NIEHAUS, Cosima

Da tensão à emoção, Orphan Black encerrou a segunda temporada em grande estilo e de forma bem inesperada. A trama foi conduzida de forma tal que terá muita história ainda para contar.

Começando pela tensão, vemos toda a agonia de Sarah ao se entregar ao Dyad em troca da segurança de Kira. Todas as cenas foram muito bem executadas e sempre deixavam no ar a dúvida do que aconteceria a seguir. Mas duas sequências merecem destaque. Primeiro é o encontro entre Kira e Cosima. Foi muito inteligente da parte da nossa nerd favorita toda a conversa sobre ciência e o desenho para Sarah entender todo o plano.

O segundo destaque é o suicídio de Duncan, que gerou total descontrole em Rachel, a ponto de ela quebrar os frascos com a medula de Kira. Mas o futuro dela é incerto, depois de receber um “jato” de lápis bem no meio do olho. Ela parecia viva ainda quando a mostraram de perto, mas fica difícil saber o que esse “incidente” causará na cabeça de Rachel, que já não estava muito equilibrada. Ainda bem que Kira entregou o livro à Cosima, o que poderá garantir a sobrevivência dela e muitas explicações sobre a genética dos clones.

orphan black 2x10

Passando para a emoção, o encontro entre Helena, Sarah, Cosima e Alison foi muito bonito! A cena provou mais uma vez que Helena nunca foi a vilã pintada na primeira temporada, como já comentamos aqui diversas vezes. E mais emocionante ainda foi o encontro de Helena e Kira, que deu um nó na garganta e um aperto no coração. E a cena de todos dançando foi uma das melhores até aqui, e mostrou que contra todas as possibilidades essas quatro mulheres se encontraram e têm uma a outra para se apoiar.

Agora vamos às surpresas. Primeiro é o prévio conhecimento de Paul e Mrs. S. Depois do sumiço dele não era de se espantar que ele estivesse de alguma forma envolvido em toda a história. Mas, assim como Siobhan, fica difícil saber de que lado eles jogam. Especialmente depois da cena em que eles entregam Helena aos militares. Onde será que a estão levando e o que será que eles querem com ela? Essa história está cada vez mais obscura (e não sei se isso é bom ou ruim).

Mas a surpresa maior foi o fato de Marion, que tinha dado a entender que é a chefona do Dyad, tem uma filha que é uma nova “leva” de clones e que ela e outros empresários manipulam o Dyad para a manutenção do monopólio na pesquisa genética. E a menina tem um problema na perna. Será esse um indício de mais um problema que as clones podem enfrentar?

Além do mais, há o Projeto Castor, responsável pelos clones masculinos. Quando isso foi revelado, cheguei a pensar por um minuto que seria Felix o clonado, mas para minha surpresa é Mark, o rapaz esquisito dos Proletheans. E a pergunta que fica: será que ele sabe disso? Segunda pergunta: será que o ator será capaz de interpretar os clones tão bem quanto Tatiana Maslany?

Sobre esse assunto, no momento me mantenho reticente e até um pouco cética. Não há como negar que mais clones (que não sejam com Tatiana interpretando) podem ser um tiro no pé em termos de roteiro e interpretação. Só nos resta aguardar a próxima temporada (que ainda precisa ser confirmada) e ver no que vai dar.

Por fim, como já é de costume, Orphan Black substituiu perguntas antigas por outras novas, deixando uma grande bagagem para dar continuidade à história. Ainda tem muita água para rolar. Ansiosos para o ano que vem?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER