Orphan Black 3×10 — History Yet to Be Written (season finale)

Orphan Black provou mais uma vez que a família vem em primeiro lugar.

Obrigada, irmãs, por sua bravura, por nos proteger, por fazerem nos sentirmos normais. Sei que o que vier agora enfrentaremos juntas, como uma família.” — HENDRIX, Alison

Se tem uma coisa que Orphan Black sempre deixou claro desde o início é a força que a família tem. Seja ela “tradicional” ou formada pelas circunstâncias, está muito acima de todas as teorias e crazy science presentes. É claro que não podemos ignorar o fato de a série ser um sci-fi, porém, a força da história está nos personagens, deixando a ciência apenas como forma de fazer os dramas acontecerem.

Dessa forma, as cenas mais emblemáticas de History Yet to Be Written foram aquelas cheias de emoção — o que, aliás, é uma característica das season finales de Orphan Black. Uma delas foi o encontro/despedida de Cosima e Delphine. Por mais dúbia que a francesa seja, não há como negar a química existente entre as duas e o quanto Delphine deixa transparecer seu lado humano. Se tem uma coisa que se pode ter certeza é de que ela realmente ama Cosima. O que deixa mais triste a cena em que ela leva um tiro. E esse é o único mistério que ficou para a próxima temporada.

Orphan Black

Outra cena bem legal foi o convencimento de Cosima para que a mãe de Mrs. S. deixa tirar o sangue. Foi um momento curto, mas significativo para fortalecer o senso de família criado pela série. Assim como o jantar reunindo todos para comemorar a vitória de Alison. E o que dizer de Donnie ter achado o namorado de Helena? Coisa mais fofa!

Falando da ciência, esse episódio desmentiu o que tinha sido mostrado no final da segunda temporada: no fim das contas, não era Topside que manipulava Leda para obter lucros com a pesquisa genética; quem está por trás de tudo são neoevolucionistas. Tal revelação deixa em aberto a possibilidade da criação de novos clones, especialmente porque parece que Topside foi eliminada, já que Charlotte, a clone mirim, diz para Rachel que ela será sua nova mãe.

Mesmo com toda a emoção envolvida, Oprhan Black pecou ao não deixar mais expectativas sobre o que vem no próximo ano. Tirando a indefinição sobre a morte ou não de Delphine, não há muito mais pistas sobre o que vem a seguir. É esperar que isso não desencoraje os telespectadores a continuarem a acompanhar a série. Fazendo referência ao título, qual será a história que ainda será escrita?

E vocês, o que acharam dessa season finale?

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER