Os 5 melhores professores da ficção

15 de outubro marca o dia do professor e até a semana termina, vale comemorar!

Essa profissão tão vilipendiada em terra brasilis ainda resiste a tudo e a todos para continuarem a desempenhar suas funções com amor e paixão, mesmo não sendo devidamente reconhecidos financeiramente.

A ficção não é lá muito mais generosa com a classe, retratando professores ou carregados de glamour ou dotados de bom humor ou muito bem trabalhado no drama ou ainda alvo de chacota. Claro que ainda não preciso fabricar drogas para sobreviver e nem corro o risco de ser atacado por vampiros. Eu, como professor, garanto: a vida do mestre nas séries é bem mais exagerada que a vida real e, nem por isso, menos interessante.

Vamos agora aos cinco melhores professores da telinha que eu não reclamaria de ser aluno deles.

5º Jess Day, de New Girl

Dar aulas para as “fofuras” do ensino fundamental nem sempre é tarefa fácil. Mas Jess Day consegue segurar bem o rojão, conquistando não só os alunos, como o pai de alguns deles. Atrativos a professora tem. Consegue ser intelignete, divertida e ainda possui bons dotes vocais. Mesmo que na segunda temporada ela tenha perdido o emprego de docente, ficará em nossos corações como uma das professoras mais legais do mundo das séries.

4º Alaric Saltzman, de The Vampire Diaries

Nunca tive professores de História muito marcantes. Aliás, dar aulas de História em uma cidade como Mystic Falls não deve ser uma das melhores coisas do mundo. Contudo, isso nunca foi problema para o gatíssimo Alaric Saltzman. Afinal, o que realmente movia esse professor era se reaproximar da história de sua ex-mulher, que acreditava ter sido morta por vampiros. Não demorou muito para se enturmar com seus alunos e ajudar os protagonistas a protegerem o maior número possível de pessoas. Durou apenas três temporadas e deixou saudades eternas em nossos corações. Mais que um ótimo professor, era um colírio aos olhos vê-lo em uma sala de aula. Ai ai (suspiros)…

3º Ross Geller, de Friends

Olhem bem para a imagem acima e responda com sinceridade: você realmente levaria a sério um professor de Paleontologia com essa cara? Pois é. E por dez anos, ninguém também levou ele a sério. Durante a quinta e sexta temporada, Ross começa a trabalhar como professor na New York University e ganha os holofotes ao se envolver com uma das alunas, Elizabeth. Todas as cenas envolvendo a sala de aula eram mijantes. Ross é o tipo de personagem nem precisa abrir a boca para rirmos. Mas é ainda melhor quando abre e só dá bola fora.

2º Will Schuester, de Glee

Vida de professor de espanhol não é uma das mais agradáveis (digo isso por experiência própria). Mas Will Schuester vai além dos estereótipos da classe e consegue ser ainda mais inspirador. Não é somente as aulas da língua latina que move esse mestre. Nas horas vagas, é o diretor do Glee Club, comandando o New Directions. Mesmo tendo o queijo de bunda (sábia definição de Sue Sylvester), o professor consegue motivar seus alunos a nunca desistirem dos seus sonhos e continuar lutando para preservarem sua identidade. É, sem dúvida, um dos professores mais famosos da teledramaturgia americana (e, por que não?, mundial).

1º Walter White, de Breaking Bad

Confesso que nunca fui muito bom em química. Acho que não tive bons professores da disciplina. Mas esse tipo de problema eu não teria enfrentando tendo Walter White como meu mestre. Walter é a personificação da desgraça envolvendo os profissionais da docência: descobre que está com um câncer terminal, é mal remunerado na Rede Pública de Ensino, deixa de lado seu mal pago bico como lavador de lava-a-jatos e precisar dar um jeito de complemetar sua renda familiar. A solução? Começa usar todo seu conhecimento em química criar a melhor metanfetamina possível e conseguir uma grana para auxiliar no orçamento. Para completar o pacote, recruta seu pior aluno para ajudá-lo na tarefa. Um personagem bastante emblemático para os nossos tempos e, por isso mesmo, o melhor professor que os alunos de hoje poderiam ter.

Menções honrosas: Professor Girafales (Chaves); Professor Raimundo (saudosa interpretação de Chico Anysio); Professor Collins (o herói de Kevin Arnold, em Anos Incríveis)

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER