Os 5 seriados médicos mais importantes da TV

“Quando eu vou ao médico, sinto uma dor”.

Deise Tigrona não é boba nem nada e sacou muito cedo que médicos rendem muito. As TVs também não deixaram isso de lado e sempre investiram no mundo da medicina em seus seriados. Não importa em que local se passem: seja numa clínica particular ou num pronto-socorro, é impossível resistir ao drama que ronda a vida desses profissisonais que lutam contra a morte diariamente.

Sexys, charmosos, competentes, profissionais, sarcáticos. Tem para todos os gostos nesse ranking. Confira agora os cinco seriados médicos mais importantes da TV.

5º Ben Casey (ABC, 1961–1966)

Essa poucos ouviram falar. Está presente nessa lista porque não dá para ignorar uma das primeiras séries a abordar o assunto, juntamente com a concorrente Dr. Kildare). A popularidade conquistada pelas duas séries gerava vários comentários e comparações, abrindo caminho para a criação de outras séries médicas. Ficou particularmente marcada por sua abertura, na qual um médico desenha num quadro negro os símbolos respectivos a homem, mulher, nascimento, morte e infinito. Um grande neurocirurgião auxiliava na produção da série e na formação do personagem principal, médico desta especialidade.

4º Grey’s Anatomy (ABC, 2005 — presente)

O que diferencia Grey’s Anatomy das demais séries médicas é justamente a abordagem. O drama gira em torno da médica Meredith Grey (Ellen Pompeo), que começa como interna e torna-se residente no hospital Seattle Grace, o mais rígido programa cirúrgico de Harvard. Lá, ela conhece Cristina, Izzie, George, Alex e o charmoso médico Derek “McDreamy” Shepherd (Patrick Dempsey), com quem vive um romance. A cada dia, a história dos pacientes do hospital é colocada em segundo plano para privilegiar os problemas pessoais desses cirurgiões. Apesar de ser muito querida, aparece em tão baixa colocação devido às péssimas temporadas recentes apresentadas, que chegam a ofuscar o brilho de outrora. Uma série que, claramente, precisa ser encerrada logo.

3º Scrubs (NBC, 2001–2007/ABC, 2008–2010)

Uma série médica, com toda a carga dramática existente em um hospital, com sua rotina de vida e morte, desespero e dor, poderia render uma boa comédia? Scrubs mostrou que sim e justamente por isso merece tal posição nesse ranking. A série não tinha medo do nonsense ao lidar com assuntos mais sérios. John Dorian ou J.D. (Zach Braff) narra a sua rotina pessoal e profissional ao lado de seus colegas no hospital Sacred Heart, onde começou como interno, ao lado do melhor amigo, Chris Turk (Donald Faison) e da interna Elliot (Sarah Chalke), por quem se apaixona e de quem se torna também grande amigo. A fértil imaginação de J.D. e suas trapalhadas no dia a dia davam o tom cômico à série.

2º House (Fox, 2004–2012)

Gregory House. Hugh Lorie. Este é o principal nome do seriado. E é justamente isso que faz de House uma das séries médicas de maior sucesso no mundo. O que impressiona não é a inteligência absurda do protagonista, mas seu humor ácido, sarcástico. Como tem pouquíssimo traquejo social, sendo capaz de tecer os comentários mais inapropriados a quem quer que seja, sua missão é desvendar os diagnósticos mais obscuros, interagindo o menos possível com os pacientes e forçando sua equipe a realizar os mais variados testes e exames até descobrir a doença e o tratamento certo. Trata os casos como investigações criminais, o que levou a proximidade com Sherlock Holmes.

1º E.R. — Plantão Médico (NBC, 1994–2009)

Alguma dúvida de qual estaria liderando esse ranking? E nem poderia ser diferente. E.R. (ou Plantão médico, como ficou conhecida no Brasil), foi a série médica que ficou mais tempo em exibição (15 temporadas!), e ainda hoje tem lugar assegurado entre as mais populares de todos os gêneros. Os mais novos podem até não se recordar, mas E.R. era um drama de excelente qualidade, cativante e emocionante, uma referência do gênero até hoje. Um de seus grandes méritos é ter alçado para o sucesso o astro George Clooney, que protagonizou as primeiras temporadas no papel do Dr. Doug Ross. A trama se passa em um pronto-socorro de Chicago e a rotina dos profissionais que precisam lidar com os mais diferentes casos e pacientes todos os dias.

Menções honrosas: Nip/Tuck, Chicago Hope.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER