…Os Criadores de Arquivo X?

Claro que, na semana de comemoração dos 20 anos de estreia de Arquivo X, a coluna mais nostálgica do Box de Séries não podia deixar de lado essa série tão clássica! mas sempre com uma pequena surpresa: essa semana falaremos dos criadores da série, as mentes brilhantes por trás de cada detalhe, cada fala e cada momento marcante dessa série que conquistou milhares de fãs (ou milhões, quem sabe?) e, até hoje, tem fôlego para continuar, se quiserem.

Para você que estava num universo paralelo ou foi abduzido por seres extraterrestres, e não sabe o que é Arquivo X, lá vai um resumo. Uma agente do FBI, Dana Scully, é designada a trabalhar ao lado de Fox Mulder, um agente pra lá de “excêntrico”, numa sessão chamada de X Files, ou seja, casos sem explicação lógica, mas que Mulder conseguia explicar muito bem, utilizando de seres extraterrestres e conspirações do governo. A série foi ao ar no canal FOX e teve 9 temporadas, além de dois filmes.

Você pode até dizer que não conhece nenhum criador ou produtor da série, mas vai se surpreender com alguns nomes bem familiares da lista!

Chris Carter (criador da série; roteirista)

Chris Carter

Chris Carter foi o criador da série, atuando também como roteirista e diretor. Arquivo X não foi seu primeiro trabalho mas, com certeza, o de maior sucesso. Tanto que, suas tentativas de engrenar outras séries foram ou spin-offs da original ou tiveram crossovers com Arquivo X, como The Lone Gunmen (que teve apenas 13 episódios e foi cancelada) e Millennium, com mais sucesso, durando 3 temporadas. Além disso, Chris dirigiu e escreveu o roteiro do filme The X Files: I Want to Believe, e foi o roteirista do primeiro filme da série, de mesmo nome. Por mais que Arquivo X seja sucesso até hoje e influenciou muitas séries do segmento, desejamos que Chris se inspire e volte a mexer com Mulder e Scully ou que crie mais uma série pioneira!

R. W. Goodwin (Produtor executivo)

R. W. Goodwin

Sim, R. W. Goodwin foi produtor executivo de Arquivo X e de Tru Calling, série com duas temporadas de 2003, com Eliza Dushku (Dollhouse). Além disso ele produziu mais algumas séries não tão famosas e filmes, e está parado desde 2009.

Howard Gordon (Produtor executivo)

Howard Gordon

Sim, aquele é o Jack Bauer com Howard Gordon, haha! Mas vamos por partes: Howard Gordon produziu Arquivo X de 1993 a 1997, embarcando logo em seguida como produtor de uma série chamada Buffy, a Caça-Vampiros, quem não conhece essa? E não pára por aí: ele produziu Angel, o spin-off de Buffy, e depois não parou mais! Strange World e The Inside, logo depois veio uma minissérie provinda de 24 Horas, o que lhe rendeu o cargo de produtor do filme que veio da mesma série. Produziu também Awake ano passado, Homeland (!), a 9ª temporada de 24 Horas e já está cotado para produzir a nova temporada encomendada pela FOX para 2014, entitulada 24: Live Another Day. Quem disse que Arquivo X só influencia séries de ficção científica? Isso que é talento!

Frank Spotnitz (Produtor executivo)

Frank Spotnitz

Frank Spotnitz foi produtor da série e de Millennium, com Chris Carter. Além disso, produziu mais algumas séries não muito conhecidas; sua última série foi Hunted, de 2012, com Melissa George (Lie To Me, Grey’s Anatomy), do qual também foi o criador.

John Shiban (Produtor executivo)

John Shiban

John Shiban foi o produtor executivo da série, embarcando também na produção de Jornada nas Estrelas: Entreprise, Legend Of The Seeker, Supernatural, Torchwood, The Vampire Diaries, além de ter sido produtor/consultor de Breaking Bad e produtor de Hell On Wheels, seu último trabalho na TV.

Kim Manners (Produtor executivo)

Kim Manners

Kim Manners, falecido em 2009, foi um dos produtores executivos de Arquivo X e das cinco primeiras temporadas de Supernatural. Descanse em paz, Kim!

Glen Morgan (Produtor executivo)

Glen Morgan

Glen Morgan foi mais um dos produtores executivos de Arquivo X, tendo produzido também séries não tão conhecidas, como The Others e Tower Prep; ele produziu Millennium, junto com Frank Spotnitz e Chris Carter, além de ter produzido Bionic Woman e The River, em 2012.

James Wong (Produtor executivo)

James Wong

Mais um nome de peso! James Wong tem em seu currículo, além de Arquivo X, Millennium, o filme Premonição 3, American Horror Story (temporadas 1 e 2), The Event e produzirá, para 2014, a série Occult, com Josh Lucas (The Firm) para o canal A&E.

Michelle MacLaren (Produtora executiva)

Michelle MacLaren

Só pela foto você já sabe que essa produtora tem poder! Michelle MacLaren tem seu nome associado a projetos “simples” como Breaking Bad, Game Of Thrones, The Walking Dead… precisamos dizer mais?

Michael W. Watkins (produtor executivo)

Michael W. Watkins

Michael W. Watkins, mais um da lista extensa de produtores de Arquivo X, tem uma lista mais extensa ainda. Pra vocês terem uma idéia, vou apenas citar ALGUMAS das séries que ele já produziu: Royal Pains, Justified, The Event, Monk, Numb3rs, The 4400, Prison Break, No Ordinary Family, Grimm, The Mob Doctor… ufa! Tem muitos mais, só conferir pelo Google afora, o cara é fera!!

David Greenwalt (produtor executivo)

David greenwalt

Mais um que produziu Buffy e Angel! David Greenwalt também se aventurou em séries como Grimm, In Plain Sight e Moonlight!

Vince Gilligan (Produtor executivo)

Vince Gilligan

Por último, mas não menos importante, ele, o homem do momento, ou melhor, o produtor do momento: Vince Gilligan. Sim, ele produziu Arquivo X e The Lone Gunmen, antes de ele mesmo criar uma série pioneira que serve e servirá de inspiração para futuros produtores como ele, que é Breaking Bad, atualmente em sua última temporada. Quem diria, não?

Curtiram a matéria? A autora que vos escreve não conhece muito de Arquivo X, mas a paixão pelas séries é tão grande quanto a dos fãs e a admiração por uma série tão contemporânea e inspiradora é a mesma!! Parabéns a todos os envolvidos na criação e desenvolvimento de Arquivo X, e parabéns aos fãs de longa data, pois 20 anos é praticamente uma vida!! E até semana que vem!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER