Os grandes sucessos de audiência da TV brasileira

Alô amigos!

A coluna desta semana se rende aos charmes da TV no Brasil e apresenta um especial com as maiores (e as mais inusitadas) audiências da TV brasileira. Como parte das comemorações do feriado de sexta da Semana Brasil no Box, vamos deixar de lado Emily Thorne, Rachel Berry e os zumbis e falar da terra brasilis.

A audiência no Brasil passou por duas fases bem distintas. As primeiras medições de audiência, antes de 1991, eram feitas (pasmem) de porta a porta no Rio, onde 100 casas eram pesquisadas e serviam de universo amostral.

Roque Santeiro

Nesta época, grande era o sucesso da TV Globo e de suas novelas. Como esta metodologia era feita pela mesma empresa que realiza a pesquisa hoje e era válida, a TV Globo mantém o recorde mundial de audiência: 100 pontos, com o final de Roque Santeiro. E sim, se forem me perguntar eu achava que TODO mundo estava assistindo o final sim, na minha família, na minha rua, na minha cidade. Nenhuma outra emissora no mundo detém audiência acima dos três dígitos. É válido? Tenho lá minhas dúvidas.

Mais que uma novela, a novelista Glória Perez detém o título de maiores audiências do horário das oito/nove horas. A primeira novela que a autora assinou sozinha para o horário foi De Corpo e Alma (1993, época que a Globo era matinha as audiências mais altas da TV) e teve média de 56 pontos de audiência, em destaque os capítulos pós a morte de Daniela Perez assassinada por Guilherme de Pádua, seu par romântico na trama. O Clone (2001) trouxe as loucas aventuras de Jade e tio Ale entre Brasil e Marrocos e teve média de 47 pontos (na final, 62 — e eu era um dos mais entusiasmados e até deixei de atender o telefone só para saber qual o destino de Lucas e Leo). Mas foi com América, com direito a reconstrução de Miami em Búzios, que a autora se consagrou como a maior audiência das novelas brasileiras. Na esperança de ver o primeiro beijo gay das novelas e blá blá blá, o último capítulo teve média de 66 pontos e picos de 70. Nenhuma outra novela chegou perto disso, e olha que lá se vão 8 anos! Destaque internacional para Caminho das Índias que ganhou o Emmy de melhor novela no ano de 2009 e El Clon, versão latina do trama de 2001 que a Telemundo exibiu nos EUA com relativo sucesso, entre os chicanos!

PS : Vocês não estão esperando que eu fale de Salve Jorge, né? De nada.

Pantanal

Mas nem só de altos vive-se na emissora de Jacarepaguá! Ao longo destes mais de 30 anos de liderança absoluta na audiência, de tempos em tempos surge um incômodo à esta verdade quase absoluta. Pantanal, novela do refugiado na extinta TV Machete, Benedito Rui Barbosa (Renascer, Terra Nostra e Cabloca), foi a primeira (e única, até hoje, depois de mais de 20 anos) a bater a Vênus Platina com novelas no horário nobre. A trama chegou a ter 45 pontos de audiência contra Rainha da Sucata, uma das melhores novelas que eu já vi até hoje. É Juma Marruá fazendo história!

Outro programa que fez história na TV, graças a ousadia do maior comunicador que o Brasil têm, Sílvio Santos, foi a Casa dos Artistas. O SBT vinha negociando com a Endemol o formato para o Big Brother no Brasil, mas não chegaram a um acordo quanto a valores. Foi ai que, depois de já conhecer a ideia, Seu Sílvio resolveu confinar Barbara Paz, Supla, Alexandre Frota e companhia limitada numa casa com milhares de câmeras acompanhando-os. Foi o primeiro reality show do modelo no Brasil, e a final, exibida 16/12/2001 com audiência de 45 pontos. E foi então que nosso vício se instaurou entre nós.

Gostaram? Esqueci alguma que vocês lembram? O espaço dos comentários está ai para nós nos divertirmos! Até a próxima semana, na qual voltaremos para nossa programação normal!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER