Os maiores clichês das novelas

Se tem um programa recheado de clichês na tv, esse programa é a telenovela!

Sai a trama de Glória Perez; entra a de Walcyr Carrasco. Com o passar dos capítulos, você, que é um espectador esperto, começa a ficar com aquela sensação de “eu já vi este filme”. Fique sabendo que é absolutamente normal que isso aconteça. Afinal, são tantos anos de produções dramatúrgicas que fica praticamente impossível que alguma coisa ou outra não se repita nas tramas.

Porém, o incômodo não é perceber certa trama se repetindo, mas a insistência em determinados plots em toda novela. Entra história, sai história, e eles estão lá. Existem muitos exemplos de que isso ocorre e muita coisa pode ter sido deixada de lado. Por isso, na nossa coluna de hoje, listamos os cincos clichês mais recorrentes em telenovelas.

5º Personagens não têm problemas de higiene ou na hora de levantar

Acordando linda

Tente dormir, acordar, pegar uma maçã e sair para o trabalho. Ao chegar ao emprego, todos perceberão que você está despenteado, com olheiras, amarrotado, com mau hálito. E se comer uma mação, às dez horas está faminto. Mas é exatamente isso que ocorre em todas as novelas. A moça acorda linda, maquiada e penteada. Dificilmente vai escovar os dentes, porque ela costuma estar levemente atrasada e precisa sair correndo. Apesar de uma farta mesa do café da manhã, ela pega apenas uma fruta e sai. Banhos para limpeza? Nem pensar. Banhos em novelas só aparecem se o objetivo for sensualizar o corpo do ator ou para iniciar uma cena de sexo. Necessidades fisiológicas? Nunca! Personagens de novelas não vão ao banheiro, não usam a privada e nem o papel higiênico. Coisa rara!

4º Alguém sempre tem outro pai/mãe

JORGINHO

Essa é uma carta pra lá de manjada. Em um dado momento, algum personagem descobrirá que não é filho de quem sempre imaginou que fosse. Seu pai ou sua mãe biológica será alguém inesperado ou antagônico. A informação sobre o verdadeiro pai ou mãe é mantida em segredo, mas costuma cair no colo do vilão. Este revela a verdade só para espezinhar mesmo ou para chantagear alguém. Clássico. Aliás, o símbolo máximo recente disso é o ator Cauã Reymond em novelas de João Emanuel Carneiro.

3º Quem matou? E suas variantes…

Vale-Tudo-A-morte-de-Odete-Roitman

Quem matou Odete Roitman? Quem matou Salomão Ayala? Quem matou Lineu? Quem matou Paula? Quem matou Norma? Quem explodiu o shopping? Quem era o Cadeirudo? Essa é clássica. Se a novela anda meio derrubada pela audiência, é só matar alguém importante e não dizer o assassino que o Ibope sobe. E isso mantém a tensão por vários capítulos, em que todos se questionam “quem matou?”. E isso vai render outro clichê: diretor e autor não contam sobre o capítulo final, gravando a cena da revelação do mistério minutos antes da novela ir ao ar. Ou então gravando diversos finais para despistar e escolher a cena minutos antes da novela ir ao ar. Normalmente, o desfecho fica entre o vilão previsível ou algum personagem que não tenha nada a ver com a história.

2º O vilão e seu final

Carminha Thumb

Toda novela tem um. Ou ele é muito, muito, muito mal. Ou é muito, muito, muito mal e com uma boa dose de humor. Vai tocar o terror na trama, vai infernizar a vida de todo mundo (com prazer mórbido em fazer a mocinha sofrer), terá alguns bordões, será interpretado por algum ator já renomado — ou da nova geração com algum talento — e vai terminar de formas bem específicas: será morte, ficará louco, fugirá ou se tornará uma pessoa melhor arrependida de seus erros do passado. É infalível!

1º Casamentos e nascimentos

Casamento

Novela que se preze vai acabar com um casamento e um nascimento. Não tem nem como fugir disso. Se os itens acima se repetem na maioria das novelas, este clichê ocorre em todas as novelas. No fim, os casais apaixonados, que ficaram sofrendo a novela inteira, geralmente por causa do vilão, finalmente terão o seu merecido final feliz e a consumação de seu amor. Extremamente clássico! Em alguns casos, surge o famoso letreiro de “9 meses depois” e a protagonista estará com um filho nos braços, junto do amado, em uma festa. Ah, sim, as novelas costumam fazer uma festa com todos os seus personagens, como se todos se conhecessem. Em outros casos, haverá casamentos múltiplos e mães tendo quadrigêmeos. E todo mundo feliz.

E vocês? Lembram de mais algum clichê do gênero? Deixem aí nos comentários!

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

A história dos bastidores do livro/filme IT podem ser tão bizarras quanto a narrativa. Assista!

Será que você sobreviveria em American Horror Story 1984? Assista ao vídeo e prepare-se para a nova temporada.

Curiosidades de Euphoria, a série BAFOOOO da HBO.

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER