Os melhores craques de futebol da ficção brasileira

Se o futebol nunca teve muita chance na ficção televisiva do exterior, o mesmo não se pode dizer de nossas novelas e programas de ficção. Em época de Copa do Mundo, nada melhor que a Top5 fazer uma escalação de primeira com os melhores craques de futebol de nossa ficção. Em tempo: com a lesão de Neymar, quem sabe um desses craques poderia ser a opção para o time de Scolari? Vamos ao timaço de craques!

5º Coalhada (Chico City, 1973–1980)

Coalhada

Ele até poderia não ser a melhor opção para o ataque da seleção brasileira, mas o craque Coalhada seria ideal para levantar o ânimo e dar bom humor aos nossos jogadores. Composição memorável do grande Chico Anysio, Otávio Arlindo Nunes do Nascimento, o “Coalhada”, era um tremendo perna-de-pau. Tentava justificar seu mau desempenho, driblando a cobrança da torcida e dos jornalistas, se esforçando para entrar nos grandes times.

4º Mingo (Bandeira 2, 1971/1972)

mingo1

Bandeira 2 era uma produção que abordava a relação entre os presidentes de clube de futebol e o jogo do bicho. O personagem de Osmar Prado, o jogador Mingo, era apenas um dos coadjuvantes da trama, mas acabou conquistando um destaque maior dentro da trama. O sucesso justifica-se por um fato inusitado: Osmar teve uma consultaria com o craque Garrincha. Em fim de carreira, o jogador atuava pelo Olaria-RJ, mesmo time de Mingo dentro da novela.

3º Luca (Vereda Tropical, 1984/1985)

Luca

Vereda Tropical já é emblemática por ser a estreia de Carlos Lombardi na ficção. Interpretado por um jovem Mário Gomes (na foto acima com o Casagrande) Luca era um dos protagonistas da novela. Sempre teve talento para o futebol desde menino, mas um rapaz muito genioso e isso interferia em sua carreira. Ídolo do Cantareira, time em que jogava, Luca é descoberto pelo Corinthians. Curiosidade: no último capítulo da trama, quando estreia com a camisa do clube paulista, a gravação ocorreu durante uma partida de verdade, válida pelo Campeonato Brasileiro de 1985, no Morumbi. O Vasco vencia por 2 x 1 quando o atacante corintiano Serginho Chulapa marcou o gol de empate. Mário Gomes aproveitou-se do tumulto e invadiu o campo para abraçar o jogador. Tudo isso para aparecer na novela. Sem entender muito bem o que estava acontecendo, o árbitro da partida expulsou o artista do gramado.

2º Jorge Tufão (Avenida Brasil, 2012)

tufao

Corre à boca miúda que Jorge Tufão fora inspirado em Ronaldo Fenômeno. A tomar por base a forma física do ator Murilo Benício em cena atuando pelo Flamengo, a afirmação pode ser certa verdade. Jorge Tufão é um grande ídolo do fictício Divino Futebol Clube. Após uma boa temporada na Europa, Tufão volta para encerrar sua carreira no Flamengo. Avenida Brasil tinha um núcleo todo futebolístico e dava um gás às trama, com direito até a Maria Chuteira.

1º Duda (Irmãos Coragem, 1970)

Duda

O maior craque do mundo das novelas também foi o primeiro a figurar entre os protagonistas de uma trama. Janete Clair criou a história de Duda valendo-se do furor que a conquista do Tricampeonato Brasileiro no México causou no país. Na trama de Irmãos Coragem, Duda, vivido por Claudio Marzo, deixava o seu grande amor Ritinha (Regina Duarte) na cidade de Coroado para jogar no Flamengo. Uma das cenas mais marcantes é a do jogador no clássico entre Fluminense e Flamengo disputado no Maracanã. Uma sequência de imagens mostra o estádio lotado de torcedores em um domingo de clássico. Apesar do remake em 1995, a interpretação de Marzo é mais marcante.

Fontes: Teledramaturgia e Memória Globo.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER