Os melhores momentos da 1ª temporada de Orphan Black

Comparar a produção canadense da BBC America, Orphan Black, com uma montanha-russa é a forma mais certeira para ilustrar a série e sua primeira temporada. Não, esta analogia não é feita porque a qualidade da série é instável, mas sim porque ela atravessa uma trajetória de 10 episódios que alterna entre momentos intrigantes, cômicos e aliviantes sem cessar seu ritmo impetuoso e diversos socos no estômago.

De fato, é impossível reunir todos os bons momentos desta série maravilhosa em apenas um lista, porém, separamos alguns deles para vocês. Cada capítulo em si é dono de diversas passagens alucinantes, e por isso montamos essa lista reforçando quais as situações mais marcantes de sua primeira temporada.

SPOILERS ABAIXO!

OrphanBlack01

Orphan Black 1×01 — Natural Selection: O suicídio de Beth

A cena inicial do piloto foi um excelente e impactante convite de entrada para o mundo de Orphan Black, introduzindo o espectador a uma produção atrevida e audaciosa. É no evento principal da mesma que preparamos o terreno para o desenvolver de toda a série, e mesmo que tal sequência tenha sido um pouco prejudicada pelos baixos custos da produção, essa essência inaugural característica da narrativa é transmitida com êxito.

orphanblack-blog-1-1024x576

Orphan Black 1×03 — Variation Under Nature: O Clube do Clone

Esta cena, de fato, é uma das mais poderosas desta primeira temporada. O motivo? A quantidade de esclarecimentos, bizarrice e certo tom cômico investido nela tornou tudo genial. A introdução de Cosima e o diálogo entre elas também não deixa de influenciar na relevância do momento. Destaque também para a referência ao filme Fight Club, que partilha da mesma regra (nunca falar do clube para terceiros) com esta “irmandade” de clones.

timthumb

Orphan Black 1×03 — Variation Under Nature: Desmascarando a assassina

Com a reunião do Clube do Clone, a informação de que uma conspiração buscava aniquilar os clones foi divulgada, e no mesmo episódio, sem o famoso embromation, a identidade da homicida é revelada: Helena, mais uma clone. E isso faz de Variation Under Nature um dos melhores episódios da série, pois a sequência reveladora atingiu níveis claustrofóbicos: Art é baleado na face enquanto Sarah embarca em uma perseguição pela assassina e descobre sua identidade, tendo também sua vida poupada pela mesma.

3103537-o-orphan-black-facebook

Orphan Black 1×04 — Effects Of External Conditions: O anjo louco

O momento em que Helena realiza uma auto-cirurgia em um banheiro domiciliar é perturbadora. Com todas suas faces e jeitos de fanática religiosa, a personagem também se denomina como um anjo enlouquecido e doentio quando é flagrada por uma criança, que assiste a todo o processo cirúrgico preso no cômodo ao lado da maníaca.

timthumb (1)

Orphan Black 1×06 — Variation Under Domestication: Machucando gostosinho

No episódio anterior a este, Conditions Of Existence, fomos presenteados com uma boa expansão mitológica declarando a existência de monitores, e temos o desenvolvimento aqui. Alison, suspeitando de seu marido, tortura-o com cola quente até que o mesmo entregue-se para a mulher. Aliás, Variation Under Domestication foi todo recheado de momentos divertidos, sem ignorar a tensão típica da série.

timthumb (6)

Orphan Black 1×07 — Parts Developed In an Unusual Manner: Quem monitora quem?

A amizade entre Cosima e Delphine começou cheia de suspeitas. Seria Delphine a monitora de mais um clone? Bem, a resposta já era esperada, mas um romance turbulento entre ambas nasceu e, com isso, aquele beijo inesperado veio. O momento foi extremamente empolgante para os fãs da clone com um quê nerd e, com certeza, um dos melhores desta primeira temporada.

timthumb (8)

Orphan Black 1×08 — Entangled Back: Uma vadia, uma amante

Após pedir o divórcio de seu marido devido a situação da cola quente, Alison decide ligar o “foda-se”, como a própria confessa para Sarah. Com isso, a personagem volta a ter experiências com a maconha e transa com o marido da melhor amiga, explodindo de felicidade ao cantar o refrão da canção mais popular de Merideth Brooks e revelando ao mundo que é sim uma vadia, uma amante e uma pecadora que não sente vergonha de tais fatos.

timthumb (7)

Orphan Black 1×08 — Entangled Back: Abduzindo Kira

Kira era uma conhecedora dos clones. As familiaridades do rosto de Helena com o de sua mãe levou a garota a embarcar em um “passeio” com a loira. A cena é belíssima, principalmente quando revista ao saber que aquilo era um encontro entre tia e sobrinha. Além disso, tal sequência foi quem estabeleceu o cliffhanger do oitavo episódio de Orphan Black, onde o atropelamento da criança é mostrado.

Sem título

Orphan Black 1×10 — Endless Forms Of Most Beautiful: A morte de Helena

Não há dúvidas de que Helena foi a melhor personagem de Orphan Black, o que faz de sua morte a mais dolorosa de todas. O conjunto que resulta em tal fato não deixa de ser alucinante: a mãe dela e de Sarah é assassinada, resultando em um confronto entre irmãs e a morte da antagonista. Sem dúvidas, é um momento que não marca apenas esta primeira temporada, como também marcará o histórico da série.

timthumb (4)

Orphan Black 1×10 — Endless Forms Of Most Beautiful: Rachel Duncan, a nova “faceta” de Sarah Manning

Ok, Helena morreu, mas já fomos presenteados com personalidade clonada para ocupar o trono de vilã da próxima temporada. Basta dizer isso, não? Não tenho estruturas para esperar quase um ano para uma próxima temporada.

Sobre o Autor

Avatar

BOXPOP

Site especializado em cultura pop, fundado em agosto de 2007. Confira nossos podcasts, vídeos no youtube e posts em redes sociais. Interessados em contribuir como autor no site podem entrar em contato: contato@boxpop.com.br

Deixe um comentário

clique para comentar

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

OUÇA O BOXCAST

VIDEOCAST

Lidio Mateus, o brazilian singer da internet, comenta todos os bafos e segredos de sua carreira.

Tem série nova na HBO e os bastidores dela foram recheados de TRETAS. A gente conta todas neste vídeo.

Esse é o filme que vai ganhar o Oscar de filme estrangeiro. Neste vídeo comentamos Parasite. Assista!

SEJA UM PADRINHO!

Contribua!

OUÇA ACABEI DE LER